Os detetores de gás portáteis são usados em muitas indústrias para detetar gases perigosos em ambientes ricos ou privados de oxigénio ou de atmosferas que possam colocar imediatamente em risco a vida ou a saúde das pessoas. Estes dispositivos devem ser testados e calibrados regularmente para verificar se estão a funcionar corretamente.
As aplicações da deteção portátil de gases são muito abrangentes e podem incluir situações com riscos potenciais únicos, como a confirmação de uma atmosfera segura na entrada em espaços confinados ou a verificação de ambientes potencialmente perigosos durante a manutenção e a recuperação de instalações.
Os detetores de gás portáteis podem ajudar a manter em segurança os trabalhadores envolvidos nessas situações. Calibrações e testes de resposta são etapas importantes para garantir que os dispositivos estejam em conformidade para uso.
Embora tanto as calibrações como os testes de resposta envolvam a introdução de gases nos sensores, o objetivo de cada teste é diferente. A finalidade da calibração é resolver a deslocação do sensor.
Durante a vida útil de um detetor de gás, os sensores que detetam gases podem perder sensibilidade, o que é chamado de deslocamento do sensor. Embora a sensibilidade se altere, o sensor continua a funcionar e pode ser recalibrado para continuar a detetar com precisão os gases pretendidos até ao fim da sua vida útil.
O processo de calibração envolve a introdução de uma quantidade conhecida de “gases de desafio” no dispositivo e os sensores produzem uma leitura que varia entre “passa sem ajustes”, “passa com ajustes efetuados” ou “falha”.
Uma “aprovação sem ajustes” significa que os sensores estão a ler a quantidade de gás do nível que deveriam e não são necessários ajustes nos sensores.
Enquanto a “aprovação com ajustes” quer dizer que os sensores estão a começar a perder alguma sensibilidade, mas ainda estão funcionais e capazes de atuar após alguns ajustes para ter em conta as alterações de sensibilidade.
Porém, uma “falha” pode significar que ocorreu demasiada degradação dos sensores e estes já não são capazes de funcionar corretamente. Neste caso, a leitura dos sensores fora do intervalo permitido exigiria a sua substituição.
Quando se trata de testes de resposta, o processo é semelhante, mas o objetivo é diferente. Um teste de resposta também envolve a introdução de quantidades conhecidas de gases no sensor.
No entanto, os objetivos são o de verificar se não existem obstruções que impeçam os gases de chegar aos sensores e se estes e o dispositivo estão a funcionar como pretendido. Toda a resposta do dispositivo é testada num teste de impacto para garantir que os alarmes sonoros, luzes LED, vibrações e quaisquer outras características de alerta estão a funcionar como pretendido.
Um teste de resposta terá normalmente uma duração muito mais curta do que um teste de calibração, normalmente cerca de 15 a 20 segundos em comparação com 1 a 2 minutos para uma calibração. Ao contrário de uma calibração, o ensaio de resposta apenas verifica se os sensores estão a funcionar e a ler o gás introduzido dentro do intervalo aceitável. As recalibrações para ter em conta a deslocação do sensor não são efetuadas durante um teste funcional.
Outra diferença entre os dois tipos de testes é a frequência com que são efetuados. A MSA recomenda a calibração pelo menos a cada seis meses; no entanto, muitos países e/ou organizações têm as suas próprias diretrizes de calibração que podem exigir calibrações mais frequentes.
Então, quando deve ser efetuado um teste de impacto? A frequência do teste de colisão é frequentemente estipulada por regulamentos nacionais ou empresariais; no entanto, o teste de colisão antes de cada dia de utilização é geralmente a melhor prática de segurança aceite. A MSA aconselha a realização de um teste de resposta com maior frequência se o dispositivo for sujeito a choques físicos ou a níveis elevados de contaminantes.
1. Segurança
Calibrações e testes de resposta adequados ajudam a verificar se um detetor de gás está a funcionar corretamente. Se o equipamento não for mantido corretamente, os resultados podem não ser precisos, o que pode afetar a saúde e a segurança dos trabalhadores que entram num espaço ou ambiente potencialmente perigoso.
2. Conformidade
As calibrações regulares são necessárias para a conformidade com determinadas leis estatais e federais ou normas do sector. Verificar se os detetores de gás estão a funcionar pode ajudar a evitar multas associadas à utilização de dispositivos não conformes.
3. Produtividade
Os detetores de gás corretamente calibrados e testados podem ajudar a reduzir o risco de incidentes dispendiosos ou paragens de trabalho devido a fugas ou exposição a gás. Por exemplo, a deteção precoce de uma fuga de gás durante a manutenção de rotina pode ajudar a evitar projetos dispendiosos e demorados, como o reabastecimento de gases em fuga, a reparação e substituição de equipamento na sequência de possíveis explosões, ou a remediação e limpeza de grandes fugas que podem prejudicar os trabalhadores, o ambiente e as comunidades circundantes.
STOP
Manter-se atualizado com as mais recentes soluções conectadas de deteção de gases é uma maneira de ajudar a simplificar a manutenção – incluindo calibrações e testes de resposta – e a conformidade da sua frota. O detetor de gás conectado MSA ALTAIR io™ 4 é um dispositivo inteligente com conetividade celular integrada e integração com o software MSA Grid e o ALTAIR io™ Dock.
As suas principais características incluem:
1. Gestão e monitorização melhoradas da frota
O software Grid fornece um conjunto de recursos poderosos de gerenciamento e monitorização de frota, incluindo atualizações “over-the-air” para todos os seus dispositivos, registros de nuvem vitalícios com histórico completo do dispositivo e configurações de nuvem de frota para se alinhar com o SOP da sua organização.
2. Calibrações e testes de impacto automatizados
O ALTAIR io Dock ajuda a simplificar ainda mais os procedimentos de calibração e testes de impacto. Quando um dispositivo ALTAIR io 4 está no Dock, a unidade sabe quando precisa de uma calibração ou de um teste de resposta, com base nas definições estabelecidas pelo utilizador e executa automaticamente a função adequada.
Todos os relatórios de conformidade são enviados imediatamente para a grelha, ajudando a minimizar os riscos associados à manutenção manual de registos ou à gestão de ficheiros de dados.
3. Recargas antecipadas de gás de calibração
O enchimento automático do MSA+ – uma opção com uma subscrição MSA+ que inclui dispositivos ALTAIR io 4 e Grid – pode ajudar a garantir que tem o gás certo pronto quando precisa dele para testes de resposta diários e calibrações de frotas.
O enchimento automático permite-lhe gastar menos tempo a planear e a gerir o inventário, evitando tempos de inatividade desnecessários devido a garrafas expiradas ou vazias. O ALTAIR io Dock envia automaticamente um alerta quando o seu fornecimento de gás de calibração está a acabar. Com o clique de um botão, os cilindros de reposição chegarão ao local designado em poucos dias.
Estes recursos são apenas alguns dos muitos benefícios disponíveis com o ALTAIR io 4 e o Grid. Quer ver o instrumento em ação? Assista a um breve vídeo de demonstração da unidade em ação para saber mais.