Partilhe este artigo

Escolha um Detetor de Gases adequado às suas necessidades

Hoje em dia estão disponíveis diversos modelos de Detetor de Gases no mercado da segurança profissional. Como escolher o equipamento mais adequado às nossas necessidades pode tornar-se numa indecisão na hora de comprar, o que é comum e aceitável quando não se conhecem todos os pormenores técnicos de cada modelo.

Outro aspeto comum que interfere na decisão de escolha é a pressão existente numa eventual fiscalização, por outras palavras, a necessidade de escolher rapidamente perante o olhar externo das entidades competentes.

Neste sentido, devido à aquisição urgente para satisfazer a exigência e sair da situação embaraçosa, a compra é feita de forma rápida, muitas vezes sem o cuidado de proceder a uma análise cuidada.

Para além disso também existem aqueles casos em que a compra de um detetor de gás não faz parte do orçamento disponível do orçamento anual em vigor, dificultando ainda mais a compra de um equipamento que satisfaça por completo todas as exigências das autoridades competentes.

Avaliação do Riscos de Gases e Atmosferas

Deve-se fazer sempre uma avaliação antecipada do risco, para cada tipo de aplicação a ser monitorizada.

É esta análise que ajuda a definir qual é a tecnologia indicada, assim como quais são as ações e os procedimentos que devem ser usados antecipadamente.

Precisamente para garantir a segurança da atmosfera em cada ambiente, o detetor será usado para o monitorizar gases a partir de concentrações reduzidas em ppm (partes por milhão) numa grande maioria dos casos. No entanto, para alguns gases específicos o limite de deteção é na faixa de ppb (partes por bilhão).

Num processo de fabricação, ocorrem diferentes tipos e concentrações de gases que podem ser tóxicos, inflamáveis e asfixiantes, os quais têm diferentes níveis de perigo, tanto para o ser humano como para o meio ambiente.

É um facto também que existem diversas causas externas que afetam diretamente a atuação e o comportamento dos gases, tais como ventilação, temperatura, humidade. Todos estes condicionalismos interferem na Avaliação do Riscos de Gases e Atmosferas. Em consequência interferem de forma decisiva na escolha do detetor de gases.

E agora como saber se precisa de um detetor de gás portátil ou fixo?

Para ajudar a encontrar o equipamento de Deteção de Gases ideal para o seu ambiente de trabalho, a TECNIQUITEL indica-lhe o caminho para ajudar a compreender um pouco mais sobre quais os aspetos a serem avaliados no sentido de escolher a melhor tecnologia para a sua empresa.

Antes de investigar qual a escolha do detetor de gases mais adequada, devemos compreender em 1º lugar qual a diferença entre detetores portáteis e fixos.

Detetores de Gases Portáteis

O Detetor de Gases Portátil tem um objetivo específico e é desenvolvido sobretudo para proteção pessoal do utilizador.

De acordo com a tarefa a ser realizada, o trabalhador deve utilizar o seu dispositivo de Deteção de Gases como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), pois em determinados ambientes laborais é possível que exista a presença de agentes químicos prejudiciais à saúde, sendo que a monitorização destes gases deve permanecer enquanto o colaborador se encontrar nestes ambientes.

Este equipamento não é destinado para proteção patrimonial, nem tão pouco deve ser usado para o trabalho de forma contínua.

O manuseamento do Detetor de Gases Portátil, além de simples,, costuma ser seguro. Devido ao desenvolvimento tecnológico na área de segurança do trabalho, hoje em dia todos os equipamentos são leves (existem alguns modelos que pesam apenas 81 gramas).

Com a presença de normas regulamentadoras que garantem a segurança pessoal, este tipo de equipamento é indispensável em alguns serviços de instalação e manutenção, tais como em válvulas, conexões, tanques, tubulações, silos, limpeza de caixa de água, galerias subterrâneas, entre outros.

Apesar de ser simples, leve e prático, a verdade é que um Detetor de Gases Portátil atualmente permite monitorizar até 5 classes de gases diferentes apenas num equipamento.

Detetores de Gases Fixos

Os Detetores de Gases Fixos são destinados para efetuar a monitorização contínua em atmosferas onde os riscos de acidentes são significativos, independentemente se existe ou não a presença de trabalhadores. O objetivo é permitir que todos os profissionais trabalhem de forma contínua e sem intercorrências.

Por este motivo destinam-se a proteger bens e pessoas, sendo classificado como Equipamento de Proteção Coletiva, garantindo a Proteção Patrimonial.

Segundo a legislação em vigor, o uso de um sistema fixo de monitorização contínua de gases é obrigatório neste contexto, assim como o sistema de Combate a Incêndios. Estes dois sistemas são responsáveis por assegurar a segurança de todos que se encontrem num determinado local de risco elevado.

Ao contrário dos equipamentos portáteis que exigem o manuseamento e ativação humana, o sistema de Deteção de Gases Fixa oferece monitorização automatizada 24 horas por dia, 7 dias por semana.

As várias tecnologias inovadoras que têm surgido são cada vez mais integradas pelos fabricantes de detetores de gases, tendo em vista assegurar cada vez mais eficiência na monitorização. Existem sensores providos de alarmes de falha, comunicação digital Hart, Modbus, Bluetooth, entre outras variantes.

Mesmo com toda esta evolução no mercado, os avanços tecnológicos não vão parar e continuam a aumentar, o que acaba por proporcionar detetores cada vez mais atuais e seguros.

Será que existe alguma vantagem entre Detetores de Gases Portáteis e Fixos?

Torna-se complicado falarmos nos benefícios de um Detetor de Gases sobre o outro, pois ambos têm formas diferentes de aplicar. Enquanto um protege os colaboradores o outro destina-se a monitorizar o ambiente para o qual o património também precisa de proteção.

Como podemos escolher um Detetor de Gases que satisfaça a minha necessidade?

1 - É fundamental conhecer os processos produtivos da indústria em causa para adquirir um detetor de gás fixo ou portátil.

2 - Fazer uma avaliação antecipada sobre a propagação de gases define de forma incisiva a quantidade de Detetores de Gases a serem comprados, para além dos seus locais de instalação.

3 - Identificar os gases que deverão ser detetados e quais os processos que devem ser controlados, nomeadamente em função das concentrações dos gases presentes nesses processos.

4 - O conhecimento das normas e legislação vigente que devem ser seguidas pela empresa em causa. A escolha dos Detetores de Gases pode ser diferente de acordo com esta condição.

5 - Cumprir com os tipos de alarmes exigidos para cada gás a ser monitorizado. Os sistemas de Deteção de Gases devem comunicar a existência de fugas de acordo com as concentrações predeterminadas e programadas. Isto pode ser feito através de alarmes sonoros, visuais e /ou integrados no sistema operacional da indústria em causa.

6 - A deteção de gases pode ser realizada com diferentes tecnologias, tais como a Catalítica, IR, Eletroquímica, PID, FID, entre outras. É possível identificar a tecnologia mais assertiva para cada processo industrial, de acordo com o ambiente em causa, o tipo de gases a ser detetado, assim como o processo interno em relação à manutenção dos equipamentos.   

7 - Apoiado num estudo de classificação das áreas, é possível definir qual será a classificação do detetor a ser utilizado (Zona 0, Zona 1, Zona 2, Zona 20, Zona 21, Zona 22).

8 - Uma vez adquirido um sistema de Deteção de Gases é imprescindível e de extrema importância a calibração periódica destes detetores. Essa aferição irá garantir que o Detetor de Gases está medir a concentração correta do gás em questão, cumprindo assim na íntegra seu papel no processo industrial.

9 - Para assegurar um bom desempenho do sistema e a operacionalidade adequada dos detetores fixos, aconselha-se a implementar um programa de gestão para sua zona de deteção, definindo assim a periodicidade com que os equipamentos devem ser vistoriados, calibrados e/ou trocados.

10 - Deve ser feita realizada uma formação interna sobre o Sistema de Deteção de Gases para todos os trabalhadores da empresa, destacando a importância de proteger a vida dos colaboradores e da integridade das unidades e ao mesmo tempo estabelecendo os procedimentos a serem realizados em caso de alarme.

A segurança é inegociável

Atendendo às diversas opções existentes é necessário fazer uma escolha, pensando sempre na melhor solução para a empresa, consultando sempre a recomendação do distribuidor.

A instalação de um sistema fixo de Detetores de Gases numa empresa, por exemplo, possibilita o redobrar da segurança dos ambientes laborais, permite aos colaboradores executarem as suas atividades sem preocupações e que permaneçam focados no trabalho. Por este motivo, implementar este tipo de sistema é altamente recomendável.

Compromisso com o desenvolvimento humano e com os seus resultados

Fundada em 1977, a TECNIQUITEL proporciona soluções de qualidade na área da Engenharia e Segurança Industrial para todos os seus parceiros, procurando a máxima eficácia e resultados nos processos.

A nossa especialidade é assegurar a melhor solução para sua empresa e, por isso, praticamos uma abordagem comercial focada nas suas necessidades, usando a nossa vasta experiência na Deteção de Gases, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
21 de Junho de 2023

Deixe um comentário

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND