Partilhe este artigo

Catálogo TECNIQUITEL - UVEX

A Importância da Formação em Segurança e Saúde no Trabalho

A área de Segurança e Saúde no Trabalho é fundamental para garantir ambientes laborais seguros e proteger a integridade física e mental dos trabalhadores. Ela envolve um conjunto abrangente de conhecimentos técnicos, legislação específica e o emprego de tecnologias especializadas.

A segurança no local de trabalho refere-se à segurança geral das pessoas no seu local de trabalho. Independentemente da dimensão da empresa, se tem trabalhadores (ou se trabalha por conta própria), a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) devem estar no topo da sua lista de prioridades.

As iniciativas de segurança no local de trabalho incluem a gestão das condições do local de trabalho, gestão de lesões e redução ou eliminação de riscos e perigos.

Eis 5 razões pelas quais a formação em SST é importante para qualquer empresa:

Razão 1: Obrigação Legal

A formação em saúde e segurança não é opcional – é de lei conforme artigo 20.º, da Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro. A legislação exige que tanto as entidades patronais como os trabalhadores tomem medidas razoáveis e práticas para manter as normas de Segurança e Saúde no Trabalho.

Além disso, os regulamentos específicos exigem que as entidades patronais e os trabalhadores tomem medidas razoáveis e práticas para assegurar a saúde e a segurança no local de trabalho, enquanto certos regulamentos definem protocolos de saúde e segurança adaptados a indústrias e sectores distintos.

O incumprimento das leis e regulamentos em matéria de SST pode ter consequências graves para as empresas. As coimas associadas a violações neste domínio aumentam consistentemente todos os anos, refletindo o compromisso inabalável dos governos com uma tolerância zero para o desrespeito da legislação em matéria de saúde e segurança.

Estas coimas podem afetar a estabilidade financeira de uma empresa e, em alguns casos, levar à falência.

Por outro lado, as infrações em matéria de saúde e segurança podem muitas vezes conduzir a processos penais, o que pode ter um impacto devastador na reputação de uma empresa e na sua capacidade de continuar a operar.

Razão 2: Os riscos podem ser encontrados em qualquer local de trabalho

Os riscos são inerentes a todos os ambientes de trabalho, desde estaleiros de construção movimentados a escritórios tranquilos. Por conseguinte, é importante reconhecer potenciais ameaças e perigos, tais como deslizamentos, tropeções, quedas, equipamento não seguro e até amianto.

Estes elementos representam riscos significativos para a segurança no local de trabalho, salientando a importância da consciencialização dos trabalhadores.

A adoção de uma abordagem pró-ativa para a SST é fundamental, e a complacência deve ser evitada. É importante reconhecer que nenhum local de trabalho pode garantir uma segurança absoluta.

Por conseguinte, dar prioridade à segurança e saúde deve ser um processo contínuo que permita aos empregadores identificar, monitorizar e mitigar de forma consistente os riscos associados ao local de trabalho.

Razão 3: Aumento da eficiência

Muitos podem considerar a saúde e a segurança como um esforço moroso e entediante, mas nada poderia estar mais longe de ser exato. A adoção de medidas de saúde e segurança pode aumentar significativamente a eficiência e a produtividade da empresa.

Normalmente, os protocolos de SST requerem uma linguagem clara e concisa, seguindo uma estrutura sistemática passo-a-passo que define as tarefas com precisão, tornando-as fáceis de compreender. Os trabalhadores podem executar as suas tarefas de forma eficiente e, mais importante, em segurança.

Um local de trabalho seguro não só garante que os trabalhadores possam desempenhar as suas funções sem preocupação com condições inseguras, como também promove um ambiente em que podem manter-se concentrados, contribuindo, em última análise, para a produtividade global da empresa.

Razão 4: Redução de custos a nível geral

Um programa de formação em SST bem concebido pode contribuir significativamente para a redução de custos de várias formas. Ao melhorar a clareza operacional, não só aumenta a produtividade como também ajuda as empresas a minimizar as despesas indiretas desnecessárias.

A melhoria da eficiência operacional leva à economia de tempo em tarefas individuais, garantindo que as horas de trabalho sejam utilizadas de forma mais eficaz.

Catálogo TECNIQUITEL – NO RISK

Os acidentes de trabalho que resultam em lesões ou doenças podem ter um impacto negativo nas operações, causando a perda de trabalhadores valiosos.

Para além dos desafios imediatos de gerir esses incidentes e encontrar substitutos, as empresas perdem também os conhecimentos, as competências e a experiência que o trabalhador afetado trazia para o seu trabalho.

Procedimentos rigorosos de saúde e segurança diminuem a probabilidade de os trabalhadores se ausentarem devido a lesões ou doenças, reduzindo assim o risco de interrupções prolongadas nos projetos em curso e a potencial perda de pessoal altamente qualificado.

Um compromisso com a formação em saúde e segurança pode também ajudar as empresas a evitar coimas significativas por infrações aos regulamentos de saúde e segurança.

Razão 5: Cultura de segurança positiva

Uma política de saúde e segurança sólida pode ajudar a construir uma boa relação com os trabalhadores.

Quando os trabalhadores têm a perceção de que o seu local de trabalho é seguro e reconhecem o valor atribuído ao seu bem-estar, diminui a probabilidade de rotatividade e aumenta a satisfação geral com o trabalho.

Este facto, por sua vez, influencia positivamente a moral e contribui para o aumento da produtividade.

Na era digital atual, a informação espalha-se rapidamente através de fóruns e discussões online. Os valores e princípios de uma empresa são frequentemente analisados e o seu empenhamento em matéria de SST constitui uma indicação notável da sua responsabilidade social e da sua consciência aos olhos da comunidade online.

Uma cultura de segurança é algo que os potenciais trabalhadores valorizam muito quando procuram um novo emprego. Um local de trabalho seguro e protegido é uma forma eficaz de atrair um grupo de potenciais candidatos altamente qualificados, o que pode ajudar a criar uma força de trabalho eficaz.

Quais são os elementos de uma cultura de segurança positiva?

Fomentar uma cultura de transparência e abertura relativamente a questões de saúde e segurança, através de conversações honestas e abertas sobre as mesmas.

Desenvolver um plano anual e uma visão a longo prazo para a segurança e fazer da saúde e segurança um tópico de conversa quotidiana demonstra liderança em saúde e segurança.

Manter um forte enfoque na segurança requer formação e supervisão regulares da força de trabalho.

Monitorizar de forma consistente a segurança dos trabalhadores, rever e melhorar regularmente os processos de comunicação e participar em reuniões contínuas com os trabalhadores para compreender as suas necessidades e responder às suas preocupações ajudará a criar uma cultura de segurança positiva.

Quer tenha um pequeno grupo ou várias centenas de trabalhadores, a TECNIQUITEL fornece cursos de Segurança Laboral de que necessita para garantir que os seus trabalhadores recebem formação sobre segurança adequada à prevenção de acidentes de trabalho.

Os nossos programas formativos estão centrados em componentes práticas e experimentais que, com recurso a simuladores, permitem criar cenários, sob condições controladas, próximos da realidade, para industriar os formandos nas técnicas mais corretas para prevenirem acidentes ou expurgarem riscos nas atividades quotidianas desenvolvidas por si nos seus ambientes laborais.

Contacte a TECNIQUITEL hoje mesmo para descobrir como as nossas soluções de formação podem ajudar o seu objetivo de criar um local de trabalho mais seguro.

YouTube TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
26 de Julho de 2024

Deixe um comentário

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND