Os ferimentos nas mãos no local de trabalho são uma das principais causas de dias de trabalho perdidos e de idas às urgências em todo o mundo. Desde lesões ligeiras a ferimentos que põem a vida em risco, estas lesões podem ser dispendiosas para os empregadores e mudar a vida dos trabalhadores.
Neste artigo apresentamos uma visão geral do estado atual da segurança industrial das mãos, incluindo factos e estatísticas sobre lesões nas mãos no local de trabalho, assim como considerações para implementar um programa de segurança das mãos no seu local de trabalho.
Os ferimentos nas mãos e nos dedos são extremamente comuns no local de trabalho, representando mais de 23% de todas as lesões registadas num estudo recente do Departamento do Trabalho dos EUA.
Em 2015, registaram-se mais de 143 mil lesões relacionadas com as mãos no local de trabalho (apenas atrás das lesões nas costas, com 191.450 ocorrências), tendo os trabalhadores perdido uma média de 5 dias de trabalho, sem contar com a reabilitação.
Isto não só prejudica o trabalhador, como também os custos médicos e os pedidos de indemnização por incapacidade podem aumentar rapidamente quando ocorre uma lesão.
A maioria dos ferimentos nas mãos pode ser evitada – e é aí que entra a utilização correta das luvas de proteção.
Dos ferimentos comunicados, a grande maioria dos trabalhadores que sofreram ferimentos nas mãos no trabalho não estavam a usar proteção das mãos na altura – e muitos dos feridos que estavam a usar luvas estavam a usar o tipo errado de proteção de luvas para a aplicação e o perigo.
Está provado que a utilização adequada de luvas reduz o risco de lesões em mais de 70%, de acordo com a Occupational Safety and Health Administration (OSHA), e quando associadas a um programa de equipamento de proteção individual (EPI) para as mãos, as luvas podem contribuir muito para criar um ambiente de trabalho mais seguro, compatível e produtivo – ajudando-o a evitar estatísticas como estas:
A proteção adequada das mãos no local de trabalho ajuda a evitar números como os acima referidos, bem como os custos físicos, emocionais e financeiros de uma lesão.
O custo de apenas uma lesão incapacitante na mão ou no dedo varia entre 540 e 26 000 dólares, sendo que os traumatismos mais traumas mais graves nas extremidades custam em média $730.000 por incidente, de acordo com um estudo do National Safety Council.
A OSHA fornece uma lista de várias lesões profissionais e estimativas do seu custo por ano, por incidente:
Lacerações: 40.023 dólares
Perfurações: 47,703 dólares
Fraturas: 101,833 dólares
Esmagamento: 118,769 dólares
Estes números são apenas o início. O custo indireto de uma lesão pode ser até 20 vezes superior a estes custos diretos, de acordo com a American Society of Safety Professionals.
Os custos como as despesas de investigação do acidente, a perda de produtividade dos trabalhadores, a contratação e formação de trabalhadores de substituição, a baixa moral dos trabalhadores e o impacto negativo na reputação da empresa são virtualmente incomensuráveis – e podem causar danos irreparáveis à sua empresa.
Pense nisto: quando se combina o custo de uma lesão nas mãos, incluindo o tratamento, os pedidos de indemnização dos trabalhadores e o tempo perdido, o custo deste incidente evitável pode ultrapassar o custo de todo um programa abrangente de segurança das mãos.
Todos os locais de trabalho têm riscos, alguns mais presentes do que outros. Um perigo no local de trabalho é qualquer aspeto do trabalho que possa causar riscos para a segurança e a saúde e que tenha potencial para causar danos, a maioria dos quais pode ser dividida em quatro categorias:
Entre estas categorias encontram-se as causas das lesões individuais das mãos, divididas em causas diretas e indiretas. As causas diretas resultam das ações de um trabalhador, como a utilização de uma ferramenta afiada ou a utilização de máquinas.
As causas indiretas, e por vezes mais comuns, incluem o descuido, o tédio ou o desrespeito pelos procedimentos de segurança. Leia o nosso post Quais as Normas para Proteção das Mãos que deve conhecer?