Partilhe este artigo

O que Deve Considerar ao Escolher EPI para Stress Térmico

Os equipamentos de proteção individual (EPI) para proteção da cabeça, concebidos com materiais e características inovadoras para ajudar a mitigar o stress térmico, podem ajudar a manter os trabalhadores seguros e confortáveis.

Obtenha uma visão geral de alguns dos fatores a considerar ao escolher EPI para stress térmico. O stress térmico sazonal ao ar livre continua a ser um risco ocupacional significativo, especialmente para trabalhadores da construção civil ou nos trabalhos em altura, na agricultura e em operações de petróleo e gás.

De facto, de acordo com a OSHA, «o calor é a principal causa de morte entre todas as condições meteorológicas perigosas nos Estados Unidos».

Além disso, o Bureau of Labor Statistics observa que «houve 33 890 lesões e doenças relacionadas com o calor no trabalho que resultaram em dias de ausência do trabalho entre 2011 e 2020, uma média de 3389 por ano nesse período».

Os EPIs para proteção da cabeça concebidos com materiais e características inovadoras para ajudar a mitigar o stress térmico podem ajudar a manter os trabalhadores seguros e confortáveis.

Alguns dos mais recentes materiais e características de design de capacetes de segurança e capacetes de proteção a considerar para o stress térmico ao ar livre incluem:

1 – Tecnologia de barreira térmica

Uma barreira térmica é uma das mais recentes tecnologias em EPI para proteção da cabeça, que ajuda a controlar o stress térmico dos trabalhadores em condições de sol ao ar livre.

A principal vantagem é que ela ajuda a manter o interior do capacete mais fresco do que aqueles sem essa tecnologia, refletindo a energia infravermelha do sol para longe da cabeça do utilizador, de forma semelhante ao funcionamento de um ecrã refletor no para-brisa de um carro ou de um revestimento refletor no sótão de uma casa.

LER:  O que é Calçado de Segurança e como escolher?

O capacete V-Gard C1® possui a tecnologia patenteada ReflectIR™ Thermal Barrier, que ajuda a manter o interior do capacete até 20 °F mais fresco em comparação com capacetes sem essa tecnologia.

2 – Tecido de arrefecimento por evaporação

EPI de arrefecimento, como refrigeradores de coroa ou protetores de pescoço, são normalmente usados por baixo de um capacete ou capacete de segurança.

O tecido de arrefecimento por evaporação absorve e liberta água dentro do material multicamadas para ajudar a proporcionar horas de alívio refrescante.

O V-Gard® Cooling Pads apresenta tecido HyperKewl™, que ajuda a arrefecer 11 °F – 21 °F abaixo da temperatura exterior e 50+ UPF. Basta molhar brevemente o refrigerador de coroa ou a proteção para o pescoço em água fria da torneira antes de usar para obter 5 a 10 horas de alívio refrescante.

Academia de Treino TECNIQUITEL

3 – Ventilação e fluxo de ar

Os capacetes de segurança com grandes aberturas estrategicamente posicionadas podem ajudar a aumentar o conforto do utilizador, otimizando o fluxo de ar e aumentando o conforto, para ajudar a reduzir ainda mais o stress térmico.

O capacete V-Gard C1 possui as maiores aberturas que a MSA oferece num capacete. Uma observação importante é que os capacetes de segurança com aberturas não atendem à certificação Classe E; procure opções sem aberturas para atender aos requisitos para trabalhos elétricos.

4 – Faixas de transpiração que absorvem a humidade

A acumulação de suor pode agravar o stress térmico e o desconforto do trabalhador; as faixas de transpiração que absorvem a humidade podem ajudar a controlar a transpiração.

Procure um capacete de segurança ou capacete de proteção com uma faixa de transpiração premium feita com espuma respirável, proporcionando conforto adicional e controlo da transpiração.

As faixas de transpiração podem ser facilmente removidas para lavagem ou substituídas para ajudar a manter a higiene.

LER:  Legislação e Normas de Calçado de Segurança em Portugal

5 – Design com aba completa

Um capacete com aba completa pode oferecer sombra adicional e proteção solar, ajudando a reduzir a exposição direta à luz solar.

Os capacetes V-Gard C1 apresentam uma aba completa que é 12% maior do que a aba de outras soluções de proteção para a cabeça da MSA, para ajudar a fornecer sombra adicional; a aba também é texturizada para maior aderência ao colocar e retirar o capacete.

Ao escolher uma proteção para a cabeça, um primeiro passo importante é realizar uma avaliação de riscos para determinar os perigos e riscos associados a um determinado local de trabalho e aplicação.

O stress térmico sazonal ao ar livre pode ser identificado como uma das principais preocupações.

Nesse caso, as soluções de EPI com alguns dos materiais e características de design descritos acima podem ajudar a mitigar o risco de stress térmico e ajudar a manter os trabalhadores seguros e confortáveis.

Se procura soluções de EPI veja também os nossos artigos sobre Vestuário Técnico

YouTube TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
1 de Agosto de 2025

Deixe um comentário

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND