Proteção dos pés

Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

6 Dicas Importantes para uma boa Proteção dos Pés no Trabalho

A proteção dos pés no trabalho é fundamental, pois as extremidades dos membros inferiores estão entre as partes do corpo mais atingidas em acidentes de trabalho, razão pela qual deve-se ter em conta o tipo de calçado de segurança a usar.

Os perigos a que os pés estão expostos durante a execução do trabalho estão diretamente relacionados com a atividade a ser executada. Por esse motivo devemos ter em atenção a proteção dos pés durante a nossa atividade profissional.

O calçado de segurança faz parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais importantes para a realização das atividades profissionais por parte dos trabalhadores que podem ser das mais básicas até às mais complicadas.

Entre vários ramos de atividade tais como a construção civil, restauração, para além de outras indústrias, o calçado de segurança é um acessório de segurança imprescindível para os profissionais que estão expostos a vários riscos quer sejam físicos, químicos, biológicos ou ergonómicos.

A escolha do calçado de segurança para o trabalho deve ser feita com cuidado e verificar se este é o mais apropriado, pois a seleção do sapato vai refletir-se diretamente no desempenho do operário e por conseguinte na produtividade da empresa.

Além disso, a proteção dos pés inadequada aumenta a possibilidade de acidentes de trabalho. Por exemplo, um trabalhador que passa muitas horas em pé deve ter em consideração o peso do sapato e escolher calçado ligeiro. 

Nesse sentido vamos falar da proteção dos pés e o que deve ser considerado para realizar a escolha do calçado de segurança de acordo com o tipo de atividade e seus riscos.   

Proteção dos pés

Qual o tamanho do calçado de segurança mais apropriado para proteção dos pés?

Um dos aspetos mais importantes que está relacionado com o conforto é o tamanho dos sapatos, botim, bota ou sandália de segurança que for selecionado.

É fundamental que o tamanho do calçado de segurança adquirido seja o mesmo do dia-a-dia e não um número acima com a intenção de sentir o pé mais à vontade.

Este comportamento incorreto coloca o utilizador em risco uma vez que o pé perde estabilidade e pode provocar lesões ao nível dos dedos, tornozelos e zona plantária dos pés.

O calçado deve ser testado antes da primeira utilização com a meia que habitualmente utiliza para trabalhar, assegurando assim se o pé está confortável e cómodo.

Utilize meias antiderrapantes para proteção dos pés

As meias são tão importantes como o calçado de segurança, pois protegem os pés do contacto direto com os materiais de fabrico e costuras do sapato em si, além disso, garantem uma maior comodidade e sensação de conforto aos utilizadores que as usam num contexto laboral.

Também existem meias apropriadas para serem usadas no verão e/ou no inverno que melhoram a transpiração, são almofadadas e previnem a humidade dos pés, mas o ideal é que sejam antiderrapantes para sentir firmeza no apoio do pé.

Proteção dos pés

Selecione o calçado de segurança mais adequado para o desempenho das suas tarefas

Existem diferentes tipos de calçado que podem ser escolhidos para o desempenho das exigências laborais.

Nesse sentido, e de acordo com as suas tarefas e funções profissionais do quotidiano, é necessário escolher o calçado de segurança com as características e materiais mais apropriadas.

Para selecionar o calçado de segurança adequado é necessário saber quais os riscos que poderá encontrar no seu trabalho e depois decidir em conformidade. Entre os riscos principais salientam-se os seguintes:

Queda de objetos

Colisões

Esmagamentos

Perfurações

Academia de Treino TECNIQUITEL

Exposição a líquidos

Exposição a altas ou baixas temperaturas

Exposição a vírus ou bactérias

Posição tomada durante a atividade profissional

Verifique a qualidade do calçado de segurança selecionado

No momento de escolher o calçado de segurança mais adequado para o seu trabalho não poupe nas despesas para mais tarde não se arrepender.

Não opte pelo calçado de segurança de baixo custo porque, regra geral, o barato sai caro e os seus pés merecem sempre o melhor.

Cuide dos seus pés na realização dos seus exercícios profissionais, pois só assim é que conseguirá desempenhar as suas funções e tarefas com prazer.

Opte por calçado de segurança moderno e atual

A estética do calçado de segurança não é propriamente uma preocupação dos trabalhadores quando estamos a falar do conforto dos seus pés num contexto profissional. No entanto, nos dias de hoje, é perfeitamente possível adquirir equipamentos de proteção modernos e esteticamente agradáveis para os seus pés.

Existem vários modelos de sapatos ou botas de segurança que poderá escolher de acordo com os objetivos de proteção que o seu trabalho exige. Desde os mais desportivos aos mais casuais, assim como para homem ou mulher.

Proteção dos pés

Na escolha do calçado de segurança deverá ter em conta as seguintes normas

EN ISO 20344:2011 – Calçado de segurança, proteção e ocupacional para uso profissional

EN ISO 20345:2011 – para calçado de segurança.

EN ISO 20346:2004/A1:2007 – para calçado de proteção.

EN ISO 20347:2012 – para calçado de trabalho para fins ocupacionais.

EN ISO 13287:2019 – Calçado de segurança, proteção e ocupacional para uso profissional.

EN ISO 15090:2012 – Calçado de bombeiros.

EN ISO 17249:2013 – Calçado de segurança, proteção e ocupacional para uso profissional.

EN 61340-4-3:2018 – Calçado de segurança, proteção e ocupacional para uso profissional.

Na TECNIQUITEL desenvolvemos atividade na área da Segurança e Higiene no Trabalho, sendo que a comercialização de calçado de segurança de qualidade apropriado aos pés dos trabalhadores e outros EPI é parte essencial do nosso negócio.

Confira aqui as várias opções disponíveis neste domínio. Dentro desta área poderá encontrar as melhores opções para calçado de segurança, desenvolvidos com elevados padrões de qualidade e alguns de fabrico nacional.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
18 de Novembro de 2022

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND