Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Por que razão deve fazer a Formação Prevenção e Combate a Incêndios

Os extintores de incêndios são o primeiro meio de auto proteção de que você dispõe para contenção de qualquer foco de incêndio, que possa deflagrar nas suas instalações.

Mas, para que servem afinal estes equipamentos, cuja existência é profusa e obrigatória por força dos Regulamentos de Proteção Contra Incêndios, se ninguém souber trabalhar com eles?

A que título foi feito o investimento nestes equipamentos pela sua empresa? Por si só, porque passivos, não resolvem nenhum problema! Mesmo que aquando da sua aquisição os critérios de decisão tenham sido qualitativos e dos mais exigentes.

Hoje, por força do envelhecimento da nossa população, os Serviços Públicos de Socorro, nomeadamente os Bombeiros, têm uma capacidade de resposta reduzida, que tende a agravar-se.

Logo, não conte com eles, porque quando chegarem, o que era um foco de incêndio se tornou já notícia. A obrigação é sua, os interesses são seus.

Estes conceitos estão vertidos no Decreto-Lei n.º 220/2008 – Regulamento Geral de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE).

O que está em causa é a continuação da atividade da sua empresa ou serviço, a manutenção dos empregos, bem assim a segurança das pessoas em caso de acidente, cataclismo ou ainda das ameaças mais recentes – o terrorismo.

E também… como é que as pessoas que servem a sua organização estão preparadas para lidar com estes problemas, transversais a todas elas, independentemente da função que exercem… da Administração aos colaboradores mais humildes.

A palavra de ordem é formar, educar, informar, certamente transcendendo as matérias puramente científicas. 

E faz sentido, pois temos que acautelar a nossa existência e sobrevivência.

Por isso a formação nesta área, inserida na Higiene e Segurança, é crucial. As coisas não acontecem somente aos outros. Infelizmente, as nossas organizações não estão imunes.

Formação Prevenção e Combate a Incêndios disponível na Academia de Treino TECNIQUITEL

A TECNIQUITEL decidiu por estas razões incluir na oferta formativa da Academia de Treino uma formação sobre Extinção de Incêndios, através da qual nos propomos transferir para terceiros a experiência que acumulamos ao longo de mais de 40 anos de atividade.

Academia de Treino TECNIQUITEL

Neste módulo de Extinção de Incêndios, que integra um conteúdo pedagógico bem definido, propomo-nos abordar de forma teórica e prática com recurso a um simulador virtual com impacte ambiental nulo e acreditado e reconhecido pela OSHA nos EUA, os seguintes temas:

As classes de fogos

A química do fogo

Incêndios e explosões

Os agentes de extinção

Os equipamentos para combate a incêndios

As técnicas de extinção

Os procedimentos em caso de incêndio

A protecção respiratória para fuga

Todas estas matérias são abordadas de forma interativa ao longo de 4 horas por formadores profissionais com aptidões pedagógicas, e que deve ser entendida como formação profissional certificada, passível de ser contabilizada de acordo com os requisitos do atual Regulamento do Trabalho.

Mas, mais do que tudo, deve ser encarada como uma formação que lhe pode ser realmente útil!

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Nuno Martins
30 de Julho de 2020

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND