Partilhe este artigo

Catálogo TECNIQUITEL - UVEX

Dicas para a escolha certa do tapete para cozinha industrial

A seleção do tapete para cozinha industrial deve ser determinada pela combinação ideal de conforto (antifadiga), design da superfície, capacidade de drenagem, qualidade e durabilidade, bem como resistência ao óleo/gordura e regime de limpeza.

Contudo, nem sempre é fácil entender estes conceitos e aplicá-los a uma realidade distinta. Mas o objectivo é sempre igual: proporcionar melhores condições de trabalho e garantir a segurança de cada trabalhador.

Equilíbrio entre Segurança Alimentar e Segurança dos Funcionários

A NoTrax® oferece a solução perfeita para os trabalhadores que trabalham de pé porque, como nenhum outro produtor de tapetes, compreende a diferença de perceções dos trabalhadores, assim como a variedade de condições existentes no local de trabalho.

Os tapetes NoTrax são fabricados com formulações específicas e com desenhos que proporcionam uma boa aderência e evacuação instantânea de fluidos, o que constitui uma solução eficaz, económica e duradoura para reduzir o risco de escorregadelas e quedas.

Aumentar a segurança

As escorregadelas e as quedas são responsáveis por 20 a 30% dos acidentes que causam interrupções de trabalho a longo prazo. De acordo com o National Floor Safety Institute e o Departamento do Trabalho dos EUA, mais de três milhões de trabalhadores do sector alimentar sofrem um acidente de escorregamento e queda todos os anos.

Isto custa à indústria alimentar norte-americana mais de 2 mil milhões de dólares por ano, uma despesa que está a aumentar a uma taxa de 10% ao ano.

E a razão mais comum para estes acidentes de escorregamento e queda é a acumulação de sujidade e gordura no chão. Particularmente na indústria de transformação de alimentos, o maior problema é que os pavimentos têm de ser lisos para facilitar a limpeza e a desinfeção.

No entanto, “a presença de água, óleos vegetais, gorduras animais, sangue, farinha e vários resíduos biológicos torna estes pisos extremamente perigosos e as quedas são tanto mais graves quanto os trabalhadores manuseiam frequentemente objetos contundentes”, sublinha Henri Saulnier, responsável pela IET (Engenharia de Equipamentos de Trabalho) no INRS francês.

Segundo os relatórios, 50% dos acidentes nas instalações podem ser atribuídos ao tipo de piso utilizado. A simples limpeza dos pavimentos não é suficiente para evitar que estes se tornem escorregadios.

Wildbrett & Sauer (1992) observaram que mesmo os pavimentos antiderrapantes revestidos em contacto com, por exemplo, produtos lácteos, ficam obstruídos após a limpeza devido a uma acumulação de manchas residuais microscópicas (proteínas, gordura). Seria necessário mudar constantemente de pavimento para garantir a eficácia de um revestimento antiderrapante.

Além disso, muitos dos danos são causados pela queda de objetos. Pense em loiças e copos na indústria de serviços alimentares e em ferramentas como facas frequentemente utilizadas na indústria de transformação de alimentos.

Catálogo TECNIQUITEL – NO RISK

Por que razão deve usar Tapetes Antifadiga?

A OSHA (Organização para a Administração da Segurança e Saúde) cita “a permanência prolongada de pé e os movimentos repetitivos ou prolongados, tais como alcançar, levantar e cortar, durante a preparação de alimentos em áreas de preparação de alimentos, como um dos perigos para os trabalhadores de cozinha. As posturas estáticas podem ocorrer quando os trabalhadores permanecem continuamente na mesma posição enquanto cortam ou preparam alimentos, causando fadiga muscular e acumulação de sangue nas extremidades inferiores. As posturas incómodas do pescoço podem provocar tensões no pescoço e rigidez muscular se os cozinheiros estiverem constantemente a inclinar a cabeça para baixo para cortar, cortar e misturar alimentos.”

Esta visão panorâmica do problema que milhões de trabalhadores enfrentam todos os dias é complementada com uma solução, citada também pela mesma entidade: “Os tapetes antifadiga ajudam a contrair e a expandir os músculos da pessoa que está em cima deles, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a fadiga.”

O Prof. Redha Taiar (2011), da Universidade de Reims, em França, também assinalou o desequilíbrio como uma segunda causa de fadiga.

Para além da utilização excessiva dos mesmos músculos, quando o sistema está desequilibrado, os músculos têm de trabalhar mais para procurar o equilíbrio e a velocidade de reação rápida é mantida à custa de energia (fadiga). Em suma, para recuperar o equilíbrio, “reação rápida / economia de energia / eficácia”.

Este desequilíbrio é muito prejudicial para o corpo humano. A utilização destes equipamentos de proteção coletiva (EPC) contra a fadiga permitem um equilíbrio correto e uma distribuição uniforme entre a perna direita e a esquerda. As conclusões do Prof. Taiar confirmaram que as dores são substancialmente reduzidas com a utilização de tapetes antifadiga em comparação com a situação inicial sem tapetes.

Como aumentar o bem-estar dos funcionários

Os trabalhadores da cozinha desempenham funções frequentemente em áreas com temperaturas extremas, frias para preservar os alimentos durante a limpeza, preparação e embalagem, ou quentes durante a confeção e o serviço.

Os pavimentos das fábricas, especialmente na indústria de transformação de alimentos, são frequentemente frios e húmidos.

O tapete para cozinha industrial ajuda a elevar e aquecer os trabalhadores que ficam em pé sobre o chão frio. Isto ajuda a manter os pés mais quentes, melhorando assim a perceção geral de bem-estar.

Composto antibacteriano Microstop®

O topo de gama NoTrax® San-Eze II® também é fabricado com MicroStop®, um composto de borracha antimicrobiano feito a partir de uma mistura de matérias-primas especialmente formulada que inibe o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos que podem causar odores, manchas e deterioração do produto.

Os tapetes NoTrax® são fabricados a partir de compostos de borracha natural duráveis para utilização geral e de compostos de borracha nitrílica que resistem à exposição a óleos vegetais e gorduras.

Todos os produtos MicroStop® passam no teste ASTM G-21, o teste utilizado pela NSF/ANSI para a norma 52.

YouTube TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
28 de Outubro de 2024

Deixe um comentário

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND