Após a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de Janeiro de 2020, a UK introduziu a marcação UKCA (United Kingdom Conformity Assessed Mark), substituindo a marcação CE em alguns produtos colocados no mercado na Grã-Bretanha.
A marcação CE existente é aceitável para produtos já colocados no mercado, contudo, os produtos vendidos na Grã-Bretanha desde 1 de Janeiro de 2023 precisam da marcação UKCA.
A exceção a isto são os fabricantes na Irlanda do Norte que ainda podem colocar produtos no mercado na Grã-Bretanha com a marcação CE após este prazo. A colocação de produtos na Irlanda do Norte é diferente porque exige a marcação CE ou UKNI.
Como Organismo Aprovado a BSI (British Standards Institution) pode trabalhar com as empresas sobre os procedimentos de avaliação de conformidade necessários que lhes permitirão afixar a marcação UKCA nos seguintes produtos:
Produtos de Construção submetidos ao Regulamento de Produtos de Construção (CPR)
Equipamento de Proteção Individual (EPI)
Aparelhos a gás
Equipamento sob pressão
Elevadores submetidos à Diretiva de Elevadores
Equipamento marítimo
Instrumentos de medição
Equipamento de rádio
Dispositivos médicos
Existem cerca de 10 vezes menos Organismos Aprovados no Reino Unido que podem fornecer a marcação UKCA. A maioria dos produtos atualmente abrangidos pela marcação CE requer a marcação UKCA desde 1 de Janeiro de 2023 e os fabricantes que desejam colocar produtos no mercado britânico devem seguir esta regra para evitar desapontamentos.
O estatuto da BSI como organismo notificado para muitas diretivas e regulamentos europeus permite-lhe oferecer a terceiros testes e avaliações de controlo da produção na fábrica para emitir a marcação CE nos Países Baixos. O nível de envolvimento da BSI é determinado pela Categoria a que o produto se enquadra no Regulamento.