Partilhe este artigo

Saiba como funciona e quais os benefícios do tapete antifadiga

O tapete antifadiga é por vezes uma solução para diversos problemas de saúde causados para quem trabalha em pé, podendo surgir lesões ou doenças ocupacionais a curto e a longo prazo.

Se sente dores nas pernas e na coluna, isso já é um indício de que alguma coisa não está bem com a sua postura, pois o nosso corpo emite alertas para estarmos atentos e corrigir os erros de postura, o que é possível usando os equipamentos ergonómicos necessários.

Descubra neste artigo como funcionam, quais são os seus benefícios e que tipos de tapetes antifadiga estão disponíveis no mercado.

Características do tapete antifadiga

As equipas de saúde ocupacional são frequentemente questionadas sobre a importância do uso de um tapete antifadiga e/ou qual o modelo que se deve escolher.

Trabalhar em pé (estático) durante algum tempo não só deixa o corpo mais cansado, mas também aumenta o risco de desenvolver vários problemas de saúde.

Os maiores problemas são a nível da circulação sanguínea nos membros inferiores, além das lombalgias (dor na região da coluna lombar), assim como alterações de postura, artrose (desgaste das articulações) e principalmente dores na sola dos pés e panturrilhas. A obesidade e o sedentarismo favorecem ainda mais o aumento dessas dores.

Esta carga física pode dar origem a problemas de saúde para os trabalhadores e consequentemente a uma quebra de produtividade. Assim, o uso de tapetes antifadiga permite aliviar essa carga física, mantendo os trabalhadores em forma e, por conseguinte, aumentando a sua produtividade.

O tapete antifadiga é feito com borracha macia, moldada com uma forma especial para melhorar o desempenho ergonómico. Esta textura também suaviza o esforço necessário através de impulsões muito subtis induzidas ao nível dos músculos dos gémeos e das pernas, que permitem a um trabalhador ficar longos períodos em pé.

O efeito de mola destes tapetes, através de micromovimentos, provocado pelas famosas bolhas de ar (principal característica deste produto) favorece a circulação sanguínea e impede a estagnação do sangue nas veias. Esta estagnação é uma das principais causas de fadiga nos trabalhadores. Além disso reduz significativamente as dores musculares e articulares, bem como os riscos associados ao pé chato.

O resultado traduz-se numa maior satisfação dos colaboradores e consequentemente numa maior produtividade e num menor risco de fadiga, diminuindo também o risco de surgimento das doenças ocupacionais.

Os tapetes antifadiga também são considerados como Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), visto que a sua utilização é feita por vários funcionários.

Quais são os principais benefícios dos tapetes antifadiga?

Diminui a taxa de lesões provocadas por quedas, desequilíbrios ou escorregões

Previne contra doenças ocupacionais, tais como lombalgias e artroses

Reduz o cansaço, evitando a fadiga acentuada

A quebra de vidros e outros materiais frágeis é evitada grande parte das vezes devido à borracha macia do qual é composto o tapete

Aumenta o conforto dos colaboradores, assim como seus níveis de produtividade

Evita varizes, reduz o stresse e dores nas costas de trabalhar em pé muitas horas seguidas

Quais são os diferentes tipos de tapete antifadiga?

O tapete antifadiga é indicado para áreas internas, externas, secas, molhadas, com óleos, graxas entre outros. Contudo, existem vários modelos de tapete antifadiga, tendo cada um deles as suas especificidades e vantagens.

Os tapetes antifadiga impermeáveis aos óleos são indicados para ambientes de trabalho em que são utilizados líquidos e óleos. Além disso têm como vantagem reduzir a fadiga, melhorar a produtividade do funcionário e, naturalmente, são resistentes aos óleos, a gorduras e a produtos químicos.

Os tapetes antifadiga antiestáticos são indicados para ambientes de trabalho com a presença de eletricidade estática. Têm como vantagens a redução da fadiga, melhoram a produtividade do funcionário e previnem a acumulação e a absorção de eletricidade estática.

Os tapetes antifadiga para uma utilização intensiva são indicados para ambientes industriais com atividade intensa. Têm como vantagens a redução da fadiga, melhoram a produtividade do funcionário, são ultrarresistentes e têm uma grande liberdade de movimentos graças a uma excelente aderência.

Calcule o valor do trabalho em condições ergonómicas

É difícil avaliar com precisão a eficácia proporcionada pelos tapetes antifadiga.

No entanto usando uma fórmula criada por Dan MacLeod, consultor especializado em ergonomia, é possível ter uma ideia mais concreta dos benefícios que estes equipamentos podem representar na saúde dos trabalhadores.

Segundo essa fórmula, cada minuto de trabalho representa um valor de 100 euros. Assim sendo, uma perda de produtividade de aproximadamente 5 minutos tem um custo para a empresa de 500 euros por dia. Por outro lado, um funcionário em boas condições físicas é mais produtivo, logo criará mais valor para a empresa.

Portanto está nas mãos das entidades patronais equiparem os seus funcionários para assim facilitar o seu trabalho e deste modo conseguir uma maior produtividade!

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
20 de Março de 2023

Deixe um comentário

FECHAR

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND