Habitualmente, os vários tipos de EPI mais comuns aqui apresentados são da responsabilidade de cada trabalhador e de utilização pessoal, que devem ser disponibilizados pela empresa em quantidade necessária para todos os colaboradores.
Contudo, não basta fornecer o equipamento. A empresa também é responsável em explicar a importância do seu uso. O primeiro passo no entanto consiste sempre na identificação correta dos mesmos. Por isso mesmo, verifique este artigo sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais comuns!
Este dispositivo deve ser usado por todos os indivíduos presentes na obra, tais como operários, arquitetos, engenheiros, visitantes e outros.
A importância deste EPI deve-se ao fato de este efetuar a proteção da cabeça contra impactos sejam eles causados por quedas de materiais, por batidas ou mesmo contra choques elétricos dependendo sempre do modelo em causa. O uso adequado deste dispositivo evita muitas lesões.
O cinto é outro item de segurança obrigatório, para operários que realizam trabalhos em alturas e é considerado indispensável para serviços com alturas acima dos 2 metros, deixamos aqui alguns exemplos, manutenção de telhados, pinturas, etc.
Um dos principais riscos na construção civil é a exposição ao ruído, principalmente aqueles que exercem funções operacionais e passam todo o tempo de suas atividades em obras, por essa razão, é primordial que os operários usem abafadores de ruído, medida preventiva que diminui a hipótese de lesões auditivas a longo prazo. Deve usar abafadores de ruído do tipo concha e que sejam de limpeza fácil.
As obras na construção civil provocam muitas poeiras e resíduos, por conseguinte, os operários devem estar devidamente protegidos dos danos causados. Por isso, a utilização de máscaras para proteção respiratória é aconselhado.
As chamadas luvas de proteção mecânica são ótimos equipamentos de proteção para serviço de emergência para a proteção das mãos evitando amputações e lesões nas mãos dos operários.
Por outro lado, também deve ser considerada a utilização de luvas látex para a proteção das mãos dependendo sempre do material a ser manuseado.
É fundamental a proteção dos pés para garantir a segurança durante a execução de qualquer tipo de trabalho, prevenindo o impacto dos elementos com os pés dos colaboradores, deve ser utilizado por todos, até mesmo pelos visitantes da obra.