prova hidráulica

Partilhe este artigo

5 Motivos para não ignorar a Prova Hidráulica dos seus Extintores

Você tem certeza se os seus extintores de incêndio estão em perfeitas condições? Realizar uma prova hidráulica é importante para garantir a eficácia destes equipamentos e a segurança de bens e pessoas.

Em primeiro lugar, as provas hidráulicas garantem que os extintores estão a funcionar corretamente. Por meio deste tipo de teste é possível identificar fugas, bloqueios ou outros problemas que podem comprometer o desempenho deste equipamento de proteção contra incêndios.

Não subestime a importância dos testes hidráulicos para manter os seus extintores de incêndio em perfeitas condições. Leia este artigo na íntegra para saber mais sobre os outros motivos pelos quais esta prática de manutenção é vital para garantir a segurança e a confiabilidade do equipamento.

Neste artigo, vamos explorar as 5 principais razões pelas quais a prova hidráulica é fundamental para uma manutenção adequada dos extintores de incêndio.

Importância da Prova Hidráulica Regular em Extintores de Incêndio

Os testes hidráulicos garantem que os extintores estão a funcionar corretamente. Pois através deles é possível identificar fugas, obstruções ou outros problemas que possam comprometer o desempenho do equipamento.

Além disso, a realização de provas hidráulicas regulares garantem que os extintores estão em conformidade com os regulamentos de segurança e prontos para uso em caso de emergência.

Garantir a Conformidade com os Regulamentos de Segurança

Assim, a prova hidráulica permite detetar possíveis problemas de corrosão e agir antes que seja tarde demais.

Outro benefício importante do teste hidráulico é a prevenção de danos causados por corrosão interna. Por exemplo, os extintores que tenham no seu interior agentes de extinção à base de água, como é caso do Extintor Água W9DN 9L, podem ter problemas de desgaste ao longo do tempo. Isso pode levar a danos estruturais que tornam o equipamento inútil.

Assim a realização de uma prova hidráulica permite detetar possíveis problemas de corrosão e tomar medidas antes que seja tarde demais, avaliando os danos estruturais que podem tornar o equipamento inútil de forma antecipada.

Prolongar a Vida útil dos Extintores de Incêndio

Por outro lado, os testes hidráulicos permitem identificar e solucionar problemas potenciais antes que eles se tornem mais graves. Por exemplo, um teste hidráulico pode revelar obstruções nas válvulas ou falhas nos mecanismos de pressurização.

Ao realizar estes ensaios regularmente, podemos evitar que pequenos problemas se transformem em grandes emergências.

Identificar e Resolver Problemas Potenciais

O teste hidráulico envolve o uso de água sob pressão para verificar a integridade dos extintores de incêndio. Durante o teste, o equipamento é submetido a uma pressão específica para garantir que ele possa suportar a pressão necessária para o combate a incêndios.

Esse procedimento é realizado por profissionais treinados e certificados, que possuem o conhecimento e as ferramentas adequadas para realizar o teste com segurança.

Como Funciona a Prova hidráulica

O processo da prova hidráulica envolve o preenchimento do equipamento segurança contra incêndios com um fluido incompressível, como água e a aplicação gradual de pressão. Durante o teste, é feita a monitorização de qualquer fuga ou deformação. O equipamento é submetido a uma pressão maior do que a pressão de trabalho projetada, para garantir que ele possa resistir a situações extremas, levando em consideração sempre as normas de fabricação e projeto do equipamento.

Ao escolher um serviço de prova hidráulica, deve ter em conta profissionais qualificados, experientes. Deve verificar se a empresa escolhida está habilitada para este serviço técnico e se acima de tudo está certificada.

De lembrar que em Portugal a manutenção anual dos extintores, o seu carregamento e provas hidráulicas apenas podem ser efetuados por entidades devidamente autorizadas para o efeito.

Assim, a manutenção e o carregamento dos extintores apenas podem ser efetuados por empresas registadas na ANPC na área da manutenção de extintores e detentoras da certificação de serviço de acordo com a NP 4413 e as provas hidráulicas por organismos de inspeção devidamente acreditados pelo IPAC (ou por empresas autorizadas por estes organismos).

Escolher um Serviço Profissional de Prova Hidráulica

Ao escolher o serviço técnico para realizar ensaios hidráulicos, é importante encontrar profissionais qualificados e experientes. Verifique se a empresa possui as certificações necessárias e se segue os regulamentos de segurança.

Além disso, lembre-se de considerar a reputação da empresa e as avaliações de clientes anteriores. Dessa forma, você terá a garantia de que o ensaio hidráulico será realizado adequadamente e com os mais altos padrões de qualidade.

O Sistema de Gestão da Qualidade, implementado na TECNIQUITEL, cumpre com os requisitos normativos decorrentes da aplicação das normas referência: NP EN ISO 9001; NP 4413 e ISO 17025, bem como da legislação ou regulamentação aplicável, assegurando assim os mais altos padrões de qualidade.

Frequência dos Ensaios Hidráulicos

A frequência dos testes hidráulicos pode variar dependendo do tipo de extintor, do ambiente em que ele está localizado e das regulamentações específicas do local. No entanto, geralmente é recomendado realizar o teste a cada cinco anos.

Além disso, é importante lembrar que os extintores devem passar por inspeções regulares para garantir que estejam em perfeito estado de funcionamento.

Em Portugal com a última atualização da NP 4413:2019 destaca-se o facto da vida útil dos extintores portáteis de dióxido de carbono e dos extintores de incêndio móveis (independentemente do seu agente extintor) passar a depender de aprovação em prova hidráulica, realizada de 10 em 10 anos.

Se pretende saber mais sobre o serviço de manutenção de extintores em Portugal aconselhamos a ler o nosso artigo Porque existe a NP 4413 no Serviço de Manutenção de Extintores?

Considerações sobre Custos e Benefícios

Embora realizar testes hidráulicos regulares possa ter um custo, os benefícios superam amplamente os gastos. Afinal, garantir que seus extintores de incêndio estejam em perfeito estado pode salvar vidas e proteger sua propriedade de danos significativos.

Por outro lado, a deteção precoce de problemas através de uma prova hidráulica pode ajudar a evitar gastos maiores no futuro, como a necessidade de substituir extintores danificados.

Conclusão: Manutenção da fiabilidade dos Extintores de Incêndio

Em suma, não subestime a importância das provas hidráulicas para manter seus extintores de incêndio em perfeito estado. Essa prática é fundamental para garantir a segurança e a confiabilidade dos equipamentos.

Ao realizar testes hidráulicos regulares, você pode ter certeza de que seus extintores estão a funcionar corretamente, em conformidade com os regulamentos de segurança e prontos para uso em caso de emergência.

Portanto, não hesite em encontrar um serviço profissional para efetuar uma prova hidráulica e priorize a manutenção adequada de seus extintores de incêndio. A sua segurança e a segurança dos seus bens dependem disso.

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
15 de Março de 2024

Deixe um comentário

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND