Partilhe este artigo

Luís Paulo
13 de Novembro de 2024
Catálogo TECNIQUITEL - UVEX

O impacto da menopausa no local de trabalho

Sabia que o dia 18 de outubro é o Dia da Consciencialização da Menopausa? Se não, pode ser perdoado, uma vez que a menopausa continua a ser um tema amplamente ignorado e pouco discutido em todo o mundo.

Claro que, se tivermos em conta que pelo menos 49% das pessoas no mundo irão passar pela menopausa durante a sua vida, isso parece um pouco menos perdoável. Não por desconhecer a data de um dia de sensibilização, mas por este tema ser tão ignorado – quase ao ponto de ser um tabu.

Na verdade, este é um assunto que está a perder lentamente o seu estigma. As mulheres estão a discutir a menopausa em plataformas públicas com mais frequência, as conversas estão a abrir-se na sociedade. O impacto que tem na saúde física e mental está a ser compreendido por cada vez mais pessoas.

Mas nem sempre no local de trabalho. Muitos empregadores continuam a subestimar o impacto que a menopausa pode ter nas suas trabalhadoras – e, por sua vez, no seu local de trabalho.

A Comissão para a Igualdade dos Direitos Humanos publicou recentemente orientações para os empregadores que apoiam o pessoal na menopausa.

Essa informação levou-nos a uma reflexão. E como valorizamos tanto a importância deste trabalho achamos adequado fazer a nossa parte para aumentar a sensibilização e, por isso, elaboramos este artigo para explorar esse impacto.

Vamos partilhar os sintomas que muitas mulheres enfrentam e explorar a forma como estes afetam o local de trabalho. Além disso, damos informações que podem ajudar a adotar medidas para minimizar estes impactos.

Mas, por agora, vamos ver o que é a menopausa e a variedade de sintomas e impactos que pode ter no seu local de trabalho.

O que é a menopausa?

A menopausa é a altura na vida de uma mulher em que os seus períodos param devido a níveis hormonais mais baixos. Ocorre normalmente entre os 45-55 anos, mas pode acontecer muito mais cedo.

Não se trata de uma mudança curta e brusca. Trata-se de um processo gradual que se estende normalmente ao longo de vários anos. Divide-se em três fases: a peri-menopausa precoce, a peri-menopausa tardia e a menopausa propriamente dita.

Na fase da peri-menopausa, as mulheres sofrem de sintomas apesar de continuarem a menstruar. Esta fase dura geralmente entre 4 a 8 anos, durante os quais os sintomas podem ser mais ligeiros – mas nem sempre é esse o caso.

Todas as mulheres vivem a menopausa de forma diferente. A duração, a gama de sintomas e a gravidade podem ser muito diferentes. Após a cessação da menstruação, os sintomas podem continuar durante anos. Em média, os sintomas da menopausa duram mais de 7 anos no total – um terço das mulheres chega mesmo a sentir os sintomas durante mais tempo.

Quais são os sintomas mais comuns da menopausa?

Os efeitos da menopausa fazem-se sentir física e mentalmente.

Os sintomas mais comuns são os sintomas vasomotores (afrontamentos e suores noturnos), que se manifestam em cerca de 80% das mulheres.

Muitas mulheres sentem também uma grande variedade de outros sintomas, incluindo:

Embora possa parecer que alguns destes sintomas não são relevantes para o local de trabalho, mesmo problemas como os suores noturnos podem afetar fortemente os padrões de sono. As perturbações do sono prejudicam frequentemente a concentração e a saúde mental geral, o que, por sua vez, afeta o trabalho.

É impossível para uma entidade patronal eliminar completamente estes sintomas, mas existem muitas medidas a tomar para diminuir o grau em que afetam as trabalhadoras – e o local de trabalho.

Quem é afetado pela menopausa no local de trabalho?

Obviamente, os efeitos mais fortes da menopausa são sentidos pelas mulheres que a estão a viver, e poderá ficar surpreendido com o número de pessoas que isso inclui.

80-90% das mulheres apresentam sintomas da menopausa, e estas são o grupo demográfico que mais cresce no local de trabalho. De facto, quase 8 em cada 10 mulheres na menopausa estão atualmente a trabalhar.

Combinando este facto com os potenciais mais de 7 anos em que os sintomas se fazem sentir, há uma grande probabilidade de alguém da sua equipa já ter passado, estar a passar ou passar em breve pela menopausa.

No entanto, a falta de compreensão e o estigma social significam que é provável que não se aperceba quando isso acontece a uma das suas trabalhadoras.

Catálogo TECNIQUITEL – NO RISK

As mulheres mais jovens também podem ser afetadas pela menopausa. Embora seja mais comum passar por esta transição depois dos 45 anos, 5% das mulheres enfrentam uma menopausa precoce entre os 40 e os 45 anos. 1% das mulheres terá mesmo uma menopausa prematura antes dos 40 anos – 0,1% pode mesmo ter uma menopausa antes dos 30 anos.

A menopausa afeta todas as mulheres em algum momento. Se tiver uma equipa diversificada e inclusiva, isso terá impacto na sua empresa.

Porque é que cuidar da menopausa é importante no local de trabalho?

Cuidar da menopausa é importante. Tanto para as suas trabalhadoras como para a sua empresa em geral.

Para as trabalhadoras, porque pode limitar a sua capacidade de desempenhar as suas funções. De facto, um inquérito realizado pela British Menopause Society revelou que 45% das mulheres sentiam que os sintomas da menopausa tinham um impacto negativo no seu trabalho.

A combinação de sintomas físicos e mentais significa que o impacto pode ser sentido no seu local de trabalho de várias formas. Desde a diminuição da produtividade devido à falta de concentração ou a dores físicas, a problemas interpessoais e até ao aumento das ausências por doença.

Sem o apoio adequado, por parte do setor que se ocupa da saúde ocupacional das trabalhadoras podem sofrer seriamente durante esta transição. E com eles, o local de trabalho em geral também pode sofrer.

Como é que a menopausa pode afetar o seu local de trabalho?

Os sintomas mais suscetíveis de afetar as mulheres durante o horário de trabalho incluem os afrontamentos, o mau humor, a falta de concentração e o “nevoeiro cerebral”. Estes sintomas podem ter um impacto direto no trabalho, diminuindo a produtividade, aumentando o stress no local de trabalho e fazendo com que as mulheres necessitem de uma ausência por doença.

As mulheres que trabalham na menopausa podem também ter dificuldade em desempenhar as suas funções com o nível que tinham anteriormente. Sentir-se em baixo, ansiosa e sofrer de afrontamentos pode impossibilitar a concentração, mesmo sem que o “nevoeiro cerebral” ou uma memória prejudicada sejam sintomas distintos.

E estes impactos podem ir para além das pessoas que estão a passar pela transição da menopausa. A dinâmica da equipa pode ser perturbada, obrigando os colegas e as chefias a compensar, aumentando os seus níveis de stress e a sua carga de trabalho.

Para além de ver o bem-estar da sua trabalhadora sofrer, pode sentir o impacto financeiro das trabalhadoras sem apoio que enfrentam os sintomas da menopausa. A redução da capacidade de trabalho e o aumento das ausências por doença podem ter um custo financeiro elevado para uma empresa.

Se não prestar apoio às trabalhadoras na menopausa, pode até ter de suportar custos de recrutamento. Uma equipa da Universidade de Southampton descobriu que as mulheres que apresentavam sintomas graves da menopausa aos 50 anos tinham 43% mais probabilidades de abandonar o emprego antes dos 55 anos.

A falta de apoio às pessoas que estão a passar pela menopausa pode levar a uma elevada rotatividade do pessoal, a um aumento das faltas por doença e a uma redução da produtividade. Em conjunto, estes fatores podem representar um pesado custo financeiro para qualquer empresa.

A menopausa pode fazer a pessoa faltar ao trabalho?

Sim, os sintomas graves da menopausa podem e frequentemente obrigam as pessoas a faltar ao trabalho.

De facto, um pequeno inquérito realizado nos EUA revelou que 22% das inquiridas tinham sido obrigadas a faltar ao trabalho devido a sintomas graves da menopausa. Dessas pessoas, 71% precisaram de 40 horas ou mais de ausência do trabalho.

Quanto mais não seja, este facto deve ser um fator de motivação para responder às necessidades do pessoal na menopausa. Pode fazer com que a sua empresa poupe dinheiro em dias perdidos e em todas as outras dificuldades causadas pelo aumento das ausências por doença.

Quanto é que a menopausa custa no local de trabalho?

Um estudo recente em grande escala sugere que a menopausa pode custar às mulheres americanas 1,8 mil milhões de dólares em tempo de trabalho perdido. Esta investigação foi realizada pela Clínica Mayo e centrou-se nos EUA – mas os conceitos e teorias também se aplicam ao Reino Unido.

Trata-se de um preço elevado e este estudo apenas abrange o tempo de trabalho perdido. Não tem em conta outros custos associados que possa ter de enfrentar. Custos como o recrutamento de pessoal de substituição ou a perda de produtividade do pessoal que tenta continuar a trabalhar sem adaptações razoáveis.

Embora a investigação sobre os impactos da menopausa no local de trabalho seja ainda relativamente recente e pouco explorada, é impossível conhecer os números exatos. No entanto, é evidente que os impactos financeiros podem ser pesados. Um trabalho genuíno de apoio às mulheres pode trazer grandes poupanças para os empregadores, para além de beneficiar o bem-estar dos trabalhadores.

Como é que se pode reduzir o impacto da menopausa no local de trabalho?

Quando se trata da menopausa e do local de trabalho, não há soluções rápidas. Mas é possível reduzir o seu impacto apoiando as mulheres na menopausa que passam por este período stressante – e há uma grande variedade de formas de o fazer.

São apenas necessários ajustamentos razoáveis. Trabalho flexível, apoio contínuo e compreensão são apenas algumas das ferramentas que pode utilizar, tal como um plano de saúde e bem-estar.

Além disso, o setor de saúde ocupacional das empresas também pode auxiliar na criação de uma estratégia de cuidados da saúde da mulher, a fim de apoiar seus funcionários.

YouTube TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
13 de Novembro de 2024

Deixe um comentário

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND