Partilhe este artigo

Catálogo TECNIQUITEL - UVEX

Os diferentes Tipos de Extintores de Incêndio e quando utilizá-los

Conhecer os diferentes tipos de equipamentos para a proteção contra incêndios, tais como os extintores de incêndio, e saber quando os utilizar pode salvar vidas e bens. Este guia fornece uma visão abrangente dos vários tipos de extintores disponíveis.

É de conhecimento comum que, em caso de incêndio, ter o tipo certo de extintor à mão pode fazer toda a diferença. Este guia vai ajudá-lo a compreender os diferentes tipos de extintores disponíveis e quando utilizar cada um deles para apagar eficazmente um incêndio e proteger vidas e bens.

Extintores de Incêndio à base de Água

Os extintores de água são o tipo mais comum de extintor de incêndio e são normalmente utilizados para incêndios de Classe A, que envolvem combustíveis comuns, como madeira, papel e tecido.

Estes equipamentos para combate a incêndios funcionam arrefecendo o fogo e removendo o calor necessário para a combustão. No entanto, os extintores de água nunca devem ser utilizados em incêndios elétricos ou incêndios que envolvam líquidos inflamáveis, uma vez que podem espalhar o fogo e causar choques elétricos.

É importante notar que estes extintores de incêndio à base de água também não devem ser utilizados em incêndios de classe B ou C, que envolvem líquidos inflamáveis e equipamento elétrico, respetivamente.

Extintores de Espuma

Os extintores de incêndio à base de espuma são eficazes em incêndios de Classe A e B, que envolvem líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo e gordura. Funcionam através do abafamento do fogo e impedindo que o oxigénio o atinja.

Os extintores de espuma não são recomendados para utilização em incêndios elétricos ou incêndios que envolvam óleos ou gorduras de cozinha, uma vez que podem provocar a propagação do fogo.

É importante notar que este equipamento de segurança contra incêndios deve ser utilizado com cuidado perto de equipamento elétrico, uma vez que a espuma pode conduzir eletricidade.

Se tem interesse sobre este tema, então no nosso artigo “Não sabe como escolher um Extintor de Incêndio? Confira agora!” encontrará toda a informação complementar sobre como escolher o extintor adequado às suas necessidades.

Catálogo TECNIQUITEL – NO RISK

Extintores de Incêndio de Dióxido de Carbono

Os extintores de dióxido de carbono são eficazes em incêndios da Classe B e C, que envolvem líquidos inflamáveis e equipamento elétrico, respetivamente. Funcionam deslocando o oxigénio e sufocando o fogo.

Os extintores dióxido de carbono não são recomendados para utilização em fogos da Classe A, uma vez que não arrefecem a fonte de combustível e o fogo pode reacender-se.

É relevante notar que os extintores de dióxido de carbono podem ser perigosos em espaços confinados, uma vez que podem deslocar o oxigénio e causar asfixia.

Extintores de Pó Químico Seco

Os extintores de incêndio à base de pó químico seco são versáteis e podem ser utilizados em fogos das classes A, B e C. Funcionam através do abafamento do fogo e interrompendo a reação química. No entanto, podem criar alguma confusão uma vez que não são os mais adequados para utilização em espaços confinados ou à volta de equipamento sensível.

Neste ponto devemos notar que alguns equipamentos de proteção contra incêndios, tais como os extintores de pó seco, contêm químicos que podem ser prejudiciais para os seres humanos e para o ambiente, pelo que é importante seguir os procedimentos adequados à situação.

Extintores de Incêndio com Solução Aquosa

Estes extintores de incêndio são compostos por um agente de extinção à base de uma solução aquosa especificamente concebidos para serem utilizados em incêndios de Classe F, que envolvem óleos e gorduras alimentares.

Funcionam criando uma barreira entre o combustível e o oxigénio, sufocando efetivamente o fogo. O agente químico também conhecido por solução aquosa arrefece o combustível impedindo o reacendimento.

Estes extintores são normalmente encontrados em cozinhas comerciais e são frequentemente exigidos pelos regulamentos de segurança contra incêndios. Os extintores de solução aquosa  não devem ser utilizados noutros tipos de incêndios, uma vez que podem não ser eficazes e podem até piorar a situação.

No nosso post “Não sabe como usar Extintores de Incêndio em caso de fogo?”apresentamos dicas que pode seguir para saber mais sobre como utilizar extintores em caso de incêndio.

YouTube TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
18 de Setembro de 2024

Deixe um comentário

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND