Todos nós estamos familiarizados com o problema do calçado ocupacional mal cheiroso. O odor do calçado afeta-nos em todas as áreas da nossa vida – desde os sapatos que usamos no dia-a-dia para ir às compras, as sapatilhas com que fazemos jogging, os saltos altos que usamos quando saímos à noite ou o calçado de proteção ocupacional de que precisamos para um turno de 8 horas.
Mas afinal, de onde vem este odor desagradável? E o que é que se pode fazer para o evitar? Neste artigo explicamos tudo.
Cada sapato tem o seu próprio odor. Uma vez produzido, este provém dos vários materiais de que o calçado de segurança é feito.
Contudo, um odor forte pode desenvolver-se assim que estes materiais entram em contacto com os adesivos. Especialmente quando armazenados numa caixa de sapatos durante longos períodos de tempo, o odor do calçado torna-se mais forte, mas normalmente desaparece após um ou dois dias fora da caixa.
É por isso que a UVEX safety certifica-se, na seleção dos materiais, de que o calçado ocupacional e de segurança são produzidos de forma a serem tão neutros quanto possível em termos de odor.
Evitam-se especificamente o uso desnecessário de colas, utilizando apenas o indispensável. Para muitos tipos de calçado de segurança e de trabalho, o processo de soldadura direta permite eliminar completamente a necessidade do uso de colas na fixação da sola exterior.
Assim, durante este processo, a sola exterior de espuma de poliuretano (PU) é injetada diretamente sobre o material exterior do sapato, tornando o calçado ocupacional e de segurança da UVEX praticamente inodoro.
No entanto, a maior parte do odor do calçado só se desenvolve durante a sua utilização.
Portanto quando usado, cada sapato absorve grandes quantidades de suor dos pés: durante um dia de 8 a 10 horas, o pé humano pode produzir até 200 ml de suor.
O calçado ocupacional tem de lidar primeiro com esta quantidade de líquido. Uma parte é convertida em vapor e libertada através do material exterior do sapato. Enquanto a outra parte é retida nos componentes individuais do sapato, no forro, no material exterior do sapato, na palmilha e no apoio do pé.
Além disso, este EPI próprio para a proteção dos pés não tem apenas de lidar com o suor dos pés. Também está exposto a muitos outros fatores ambientais, líquidos e sujidade no local de trabalho ou durante a utilização diária.
Por outro lado, quando o calçado fica suado, desenvolve-se um ambiente quente e húmido no seu interior. Isto cria as condições perfeitas para o crescimento de bactérias e fungos.
O odor desagradável do sapato é o resultado da decomposição do suor do pé pelas bactérias. Mas como é que se livra deste odor dos seus sapatos? É possível evitar que os seus sapatos cheirem mal?
Está farto de se sentir embaraçado quando tira os sapatos no vestiário?
Siga as seguintes dicas, para evitar a acumulação de odores desagradáveis nos seus sapatos de trabalho ou eliminar os odores existentes:
– Escolha calçado ocupacional que ofereça a ventilação necessária para o seu local de trabalho;
– Dê tempo suficiente aos seus sapatos para secarem completamente entre utilizações;
– Use sempre o seu calçado de segurança e de trabalho com collants ou meias com boas propriedades de absorção de humidade. As meias de tecido misto que contêm lã nova são a melhor opção;
– Mude as suas meias todos os dias;
– Utilizar dois pares de sapatos em rotação ou um segundo par de palmilhas originais UVEX;
– Lavar as palmilhas à mão a 30°C se estiverem muito sujas;
– Substituir regularmente as palmilhas;
– Utilizar regularmente desodorizantes ou desinfetantes de calçado, como o UVEX nano-shoe add-in.
Cuidar e limpar corretamente os seus sapatos de trabalho também evita a acumulação de odores, ajudando sobretudo na sua preservação. Leia o artigo do nosso blogue Dicas de Limpeza e Manutenção para o Calçado de Trabalho (este artigo ainda não foi publicado) para saber como limpar e cuidar corretamente do seu calçado ocupacional e de segurança.
Declare guerra ao odor do calçado agora e mantenha os seus sapatos sempre livres de odores. Utilize os comentários para nos contar as suas experiências com o odor do calçado ou para nos dar as suas dicas sobre como o combater.