Partilhe este artigo

Luís Paulo
29 de Abril de 2024
YouTube TECNIQUITEL

Vestuário de Proteção recomendado para Jardins e Paisagismo

Sabe que vestuário de proteção deve utilizar para trabalhos de jardinagem? Como qualquer outra atividade técnica, este sector exige roupas próprias e adequadas para assim garantir a segurança no trabalho.

Todos os anos, à medida que as temperaturas sobem, as limpezas de primavera e os trabalhos no jardim começam a surgir com frequência. Quer se trate de um jardim privado ou de jardinagem e paisagismo profissionais, a saúde e a segurança desempenha um papel fundamental em qualquer tarefa de jardinagem.

Neste artigo analisamos mais de perto o vestuário de proteção necessário para as limpezas de primavera e a jardinagem, assim como exploramos as avaliações de risco neste sector com detalhe.

Limpeza de primavera sem preocupações: encontre o vestuário de proteção ideal para cada tarefa

Assim que os primeiros raios de sol iluminam as nossas casas, o pó e a sujidade em todos os cantos tornam-se evidentes. No entanto, a primavera também traz a motivação de que precisamos para dar início às atividades de limpeza relacionadas com esta época do ano.

Porque é que a primavera é a altura ideal para fazer limpezas? A primavera é caracterizada por temperaturas agradáveis que permitem a execução das limpezas mais exigentes sem grandes dificuldades, calor ou constrangimentos. Ninguém quer limpar a casa no calor abrasador do verão.

Se a sua última limpeza de primavera já foi feita há algum tempo e precisa de um produto de limpeza a sério para eliminar a sujidade persistente, deve considerar que proteger a sua pele dos agentes de limpeza cáusticos é uma medida inteligente. Para esse efeito uma luva de proteção química com punho longo, como a uvex rubiflex XG, é ideal para este efeito.

Em alternativa, pode optar pela luva uvex phynomic XG com proteção respirável e completa das mãos para realizar o seu trabalho sujo. Assim, as suas mãos não ficarão secas ou gretadas, mesmo depois da limpeza da primavera.

Mas o que é que a limpeza de primavera implica realmente? Elaborámos uma pequena lista de verificação para si.

Lista de controlo da limpeza de primavera

– Ponha alguma ordem na sua casa – tudo o que já não é necessário pode ir embora!

– Limpe, arrume e reorganize os seus armários

– Limpe as janelas

– Descongele e limpe o frigorífico e o congelador

– Deve descalcificar a máquina de café e a chaleira

– Limpe o forno em profundidade

– Limpe a casa de banho de cima a baixo – incluindo os azulejos

– Limpe as portas e os caixilhos das portas

– Sacuda os tapetes e limpe-os, se necessário

– Por fim, aspire e passe um pano em todo o chão

Quando a casa estiver de novo a brilhar, pode começar a trabalhar no jardim.

Avaliação dos riscos na jardinagem

Existem muitos perigos à espreita no jardim devido a plantas venenosas, maquinaria e terreno irregular. No caso de um espaço empresarial, a entidade patronal deve efetuar previamente uma avaliação de riscos para identificar esses riscos e evitar acidentes de trabalho.

Esta avaliação dos riscos de jardinagem pode ser utilizada para determinar o equipamento de proteção individual (EPI) correto para as suas tarefas de jardinagem e paisagismo e envolve trabalhadores, médicos, gestores e representantes de segurança que realizam uma inspeção minuciosa do ambiente de trabalho para detetar potenciais perigos.

A lista de controlo da avaliação dos riscos de jardinagem pode ser utilizada para verificar pontos como os seguintes:

Avaliação:

– A organização interna da empresa em matéria de saúde e segurança

– Disposições de primeiros socorros

– Trabalho solitário e cadeia de salvamento

– Condições de limite de idade

– Proteção do corpo (EPI)

– Controlo de segurança e medicina do trabalho

Determinação da necessidade de aconselhamento em medicina do trabalho:

– Exposições cutâneas

– Exposições das vias respiratórias

Academia de Treino TECNIQUITEL

– Exposições físicas

– Ruído

– Infeções

– Amianto

Avaliação dos riscos da estrutura física:

– Geral (sistema elétrico, proteção contra quedas, degraus, vias de circulação, portas e portões)

– Administração (espaço de escritório)

– Espaço social (salas de descanso e lavabos)

– Armazém

– Oficina

– Estufa

Avaliação dos riscos dos processos de trabalho:

– Normas gerais de segurança e saúde

– Manutenção de jardins (organização, poda, corte de sebes, corte de relva)

– Trabalhos com árvores

– Trabalhos de jardinagem e paisagismo (trabalhos em pedra, trabalhos em terra, trabalhos em telhados)

– Trabalhos de plantação

– Jardinagem de produção (viveiros, horticultura, fruticultura, floricultura, trabalhos em vidro)

– Substâncias nocivas

– Trabalhos de demolição

– Avaliação dos riscos das máquinas e equipamentos

Muitos destes riscos também estão, naturalmente, presentes nos jardins privados. Mesmo o corte semanal da relva, o corte de sebes ou o corte de lenha exigem a proteção auditiva, proteção da vista e proteção dos pés. Na secção seguinte, explicaremos qual o vestuário de proteção UVEX ideal para quando se trabalha no jardim.

Vestuário de proteção para jardinagem

Na primavera, somos atraídos para o jardim pelas temperaturas agradáveis e pelo sol, sendo muito comum utilizar esta época para moldar, cortar árvores e renovar a estufa. Mas a maioria de nós não tem consciência dos perigos a que se expõe ao fazê-lo.

A jardinagem é muitas vezes feita de t-shirt, calções e chinelos, mas não tem nada a ver com ir passear para a praia. O cortador de relva e o corta-sebes devem ser manuseados com extrema precaução e é preciso ter a certeza de que o corpo está suficientemente protegido quando se utiliza equipamento de jardinagem.

Consoante o modelo, um cortador de relva pode fazer muito barulho. Se estiver exposto a este ruído numa base semanal, pode danificar permanentemente a sua audição. É por isso que deve usar sempre proteção auditiva quando utilizar equipamento de jardinagem ruidoso.

Os protetores auriculares uvex K1 e uvex K2 são ideais para proteger os seus ouvidos no jardim. Os seus filhos gostam de ajudar no jardim? Os coloridos protetores auriculares uvex K Junior também são perfeitos para proteger os ouvidos das crianças – podem até mesmo ser um fator de atração para os seus filhos ficarem longe dos ecrãs e terem contato com a natureza.

Para além de dar um pouco de cor ao seu jardim, o calçado de segurança de cor azul uvex 2 xenova e os modelos coloridos uvex 1 sport são perfeitos para proteger os seus pés contra a queda de ramos e garantir uma base nivelada durante a jardinagem.

Ao cortar sebes ou lenha podem cair lascas, pequenos ramos ou pedaços de madeira. Estes podem ser projetados pelo equipamento de jardinagem e ferir os olhos. Os óculos de segurança RX cd 5520 coloridos, disponíveis em azul e rosa, podem até atrair mais 1 ou 2 viciados em televisão para o jardim.

Os óculos de proteção ligeiramente coloridos também podem facilitar a jardinagem. O estilo desportivo com óculos uvex sportstyle com CBR65 são resistentes a riscos e garantem uma visão ótima. A tonalidade CBR65 melhora o contraste para garantir uma visão confortável.

Está a ficar entusiasmado? Então, prepare-se hoje mesmo para as suas limpezas de primavera e trabalhos de jardinagem. Diga adeus ao cinzento do dia-a-dia e dê um pouco de cor ao seu jardim em casa e aos trabalhos de jardinagem e paisagismo com o colorido vestuário de proteção UVEX.

Se tiver dúvidas entre em contato: a TECNIQUITEL tem todo o gosto em fornecer-lhe conselhos pormenorizados sobre saúde e segurança na jardinagem.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
29 de Abril de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND