os óculos de proteção reduzem os perigos da luz azul.

Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Como os óculos de proteção reduzem os perigos da luz azul

Em primeiro lugar, o que é a luz azul referida no título deste artigo? A luz azul é nem mais nem menos que um intervalo do espectro de luz visível com comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm. Existem fontes de luz azul natural, como o Sol, e fontes artificiais, como os equipamentos eletrónicos.

Na atualidade já é do conhecimento geral que a exposição a fontes não naturais de luz azul é cada vez mais prevalecente, devido ao uso massivo de uma série de tecnologias como computadores, telemóveis, televisões e lâmpadas.

As lâmpadas LED são responsáveis por uma quantidade significativa da nossa exposição excessiva à luz azul. Isto deve-se ao facto de muitos LED brancos serem fabricados através da combinação de um LED azul com um fósforo de baixo consumo de energia, resultando numa iluminação de estado sólido (LES).

Esta tecnologia tem sido considerada a “iluminação do futuro”, pois utiliza escassos recursos energéticos em comparação com as outras tecnologias de lâmpadas e não possui mercúrio.

Por outro lado, tal como qualquer outro tipo de iluminação, as lâmpadas LED contribuem para a poluição luminosa. No entanto, também contêm outros poluentes, como o chumbo e o arsénico. Além disso, constituem uma fonte de exposição à luz azul não natural, o que representa um risco para a saúde.

Agora que já sabe o que é a luz azul, vamos analisar neste artigo um estudo de caso sobre a presença desta luz num laboratório e como a utilização de um equipamento para a proteção dos olhos adequado pode ajudar os funcionários neste ambiente de trabalho.

Luz azul no laboratório: saiba como os óculos de proteção são aliados no cuidado ocular

O Diretor de Higiene e Segurança no Trabalho (HST) de uma empresa farmacêutica na Alemanha relatou que “há alguns anos, os funcionários do nosso laboratório começaram a queixar-se frequentemente de dores de cabeça e fadiga ocular. Não conseguiam concentrar-se no seu trabalho, o que, por sua vez, tinha um efeito negativo no desempenho e na produtividade. Uma análise aprofundada revelou que a nova iluminação com lâmpadas LED era uma possível causa”.

Perante estas dificuldades, a empresa procurou uma solução no mercado e deram aos funcionários os óculos de segurança UVEX com a tonalidade UVEX CBR65, que filtra a luz azul, para tentar mitigar o problema. O resultado foi claramente positivo: “Sem dúvida que permitiu-nos resolver o problema e melhorar significativamente o bem-estar dos nossos funcionários no local de trabalho”, concluiu o responsável HST.

Porque é que a luz azul causou este problema?

Este é apenas um caso entre muitos. Devido ao aumento da utilização de iluminação LED e Video Display Units (VDUs), a maioria de nós está exposta a uma quantidade excessiva de luz azul, tanto no trabalho, como em casa.

Academia de Treino TECNIQUITEL

Os trabalhadores de um laboratório, em particular, enfrentam desafios visuais ainda mais difíceis, como por exemplo, fontes de luz artificial deslumbrantes (iluminação LED), a utilização de vários ecrãs, assim como o trabalho em salas muito iluminadas com mobiliário branco e superfícies refletoras como o vidro acrílico, o aço inoxidável e os instrumentos de medição.

Ao longo do tempo, tudo isto cria stress visual para o olho humano, levando a que os trabalhadores se queixem mais frequentemente de dores de cabeça e de tensão ocular. Por outro lado, também prejudica a concentração e o desempenho dos funcionários (a concentração é muito importante para o trabalho laboratorial).

A longo prazo, trabalhar em condições como estas pode causar problemas oculares, como a degenerescência macular relacionada com a idade.

Degenerescência macular relacionada com a idade (DMRI)

Para proteção da vista humana recomenda-se a utilização de óculos de segurança que protejam os olhos a 100% contra a radiação UV até 400 nm e absorvam a luz azul nociva (380 e 450 nm).

A tonalidade especial das lentes UVEX CBR65 proporciona 100% de proteção UV, reduz a luz azul em 50% e aumenta o contraste. Assegura uma visão relaxada e sem fadiga, o que por sua vez tem um efeito positivo na concentração e no bem-estar dos trabalhadores.

Com o seu tom agradável e suave, esta tecnologia proporciona uma proteção preventiva dos olhos a longo prazo contra a iluminação excessiva e os reflexos incómodos.

Em ambientes de trabalho onde os óculos de segurança são obrigatórios, muitos empregados já estão a usar os óculos de segurança UVEX CBR65 e já não sentem dores de cabeça ou fadiga ocular.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
10 de Junho de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND