Partilhe este artigo

Luís Paulo
30 de Outubro de 2024
Catálogo TECNIQUITEL - UVEX

A Segurança dos Trabalhadores da Construção mais Velhos

Tal como acontece com a maioria das empresas, a idade média dos trabalhadores da construção continua também a aumentar. De acordo com dados do Bureau of Labor Statistics (Gabinete e Estatísticas do Trabalho), em 2022, a idade média dos trabalhadores das profissões de construção e extração era de 41,2 anos. E 45% dos trabalhadores da construção tinham 45 anos ou mais.

O Centro de Pesquisa e Formação em Construção – CPWR (Centro de Pesquisa e Formação em Construção) destaca que muitos nesta faixa etária continuarão a permanecer no trabalho devido a pressões financeiras, bem como à satisfação no trabalho.

Para ajudar as empresas a manter esta população em segurança, em outubro de 2023, o grupo desenvolveu uma variedade de recursos. Um desses recursos, o Aging Workers Data Dashboard (Painel de dados sobre o envelhecimento dos trabalhadores), analisa a força de trabalho dos EUA através dos números, incluindo o número de trabalhadores com 55 anos ou mais no sector da construção, juntamente com a idade média dos trabalhadores em todos os sectores e em nove sectores distintos.

Existem também informações sobre ferramentas para avaliação de riscos e prevenção primária, bem como recursos legais.

A CPWR oferece algumas ideias para programas de apoio:

Catálogo TECNIQUITEL – NO RISK

Estabelecer pares de trabalhadores da construção mais jovens/aprendizes com trabalhadores mais velhos e experientes

Esta é uma abordagem clássica, que requer intencionalidade e formação para ser facilitada. O trabalhador mais velho partilha orientação e experiência, o trabalhador mais novo ajuda nas tarefas fisicamente mais exigentes.

Mentoria bidirecional

Nesta versão atualizada do modelo clássico de pares, os trabalhadores novos/jovens também treinam os trabalhadores mais velhos/qualificados em novas tecnologias que podem ter sido introduzidas recentemente ou que dependem de tecnologia com a qual os trabalhadores mais jovens podem estar mais familiarizados, enquanto o parceiro sénior continua a fornecer orientação e instrução específicas da profissão.

Formação para progressão na carreira

Alguns trabalhadores mais velhos podem ter a inclinação e as aptidões necessárias para ocupar cargos que não exijam trabalho prático de construção no terreno. As opções que se seguem têm funcionado bem para alguns indivíduos. No entanto, as posições disponíveis deste tipo são limitadas, pelo que não são uma solução para todos os trabalhadores à medida que envelhecem:

  1. Formar trabalhadores da construção para cargos de gestão relacionados com a segurança no trabalho, para se tornarem formadores em segurança e saúde (por exemplo, para cursos OSHA de 10 horas, 30 horas ou outros) ou para realizarem inspeções de segurança.
  1. Formar trabalhadores para se tornarem instrutores de sala de aula em programas de aprendizagem de profissões especializadas.
  1. Recentemente, um segundo programa de aprendizagem foi aprovado pelo Departamento do Trabalho dos EUA para formar pessoal itinerante com formação IUPAT para se tornarem inspetores de segurança em trabalhos de reparação de pontes. Isto implica alguma redução de salário durante a segunda aprendizagem, mas oferece uma importante carreira que é sustentável ao longo do tempo.
  1. Formar trabalhadores da construção para posições de liderança. Os sindicatos, institutos de formação, associações comerciais e colégios comunitários oferecem vários programas de formação em supervisão (STP) para os novos trabalhadores em posições de supervisão (NOTA: algumas funções de supervisão podem exigir tanto ou mais esforço físico do que o trabalho de produção). A Associated General Contractors (Empreiteiros Gerais Associados) disponibiliza um currículo de formação específico para a construção.
  1. Ajudar os trabalhadores a frequentar programas de licenciatura ou outros que confiram competências de gestão e financeiras para passarem a gestores ou criarem uma pequena empresa.
YouTube TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
30 de Outubro de 2024

Deixe um comentário

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND