Os sistemas CCTV compostos por câmaras de videovigilância analógicas são o tipo mais antigo de câmaras utilizadas para vigiar lojas. Estes dispositivos funcionam em um sistema também analógico, ou seja, transmitem as imagens através de cabos coaxiais até entradas AV.
Assim pode-se ligar a câmara diretamente a um monitor de vigilância mas, se quiser fazer a gravação das imagens, precisará conectá-las antes a um aparelho DVR (Digital Video Recorder).
Uma câmara analógica precisará sempre de dois cabos conectados a ela, um é o cabo coaxial para transmissão de dados e o outro para alimentação de energia.
As imagens são gravadas numa cassete e têm de ser substituídas regularmente para armazenar novas imagens. Acima de tudo o armazenamento e a integração na rede ficam a cargo do gravador, permitindo o acesso remoto às imagens gravadas.
No entanto, os cabos que conectam tais equipamentos de Engenharia de Segurança devem ter no máximo uma distância de 100 m de comprimento entre as câmaras e a central de segurança. Quando estas distâncias são ultrapassadas é importante utilizarmos um conversor de vídeo e dados seriais.
Esta tecnologia garante a integridade do sinal até ao DVR mantendo a alta definição da entrada no transmissor e na saída do recetor, por meio de fibra ótica. Além disso, o conversor de vídeo e dados seriais permite utilizar o PTZ da câmara.
A grande vantagem em usar um conversor por fibra, além de atingir grandes distâncias, a fibra ótica é imune a interferências eletromagnéticas, surtos de tensão e corrente, protegendo os equipamentos por não conduzir os surtos (descargas atmosféricas).
Assim, a configuração desta tecnologia em sistemas de CCTV ficará basicamente deste modo:
Portanto as câmaras de segurança analógicas convencionais são mais baratas do que outros tipos de câmaras, mas a qualidade da imagem é inferior. Não gravam imagens de alta definição (HD) e têm ângulos de visão limitados.
De referir ainda que este sistema analógico básico é pouco usado nos dias de hoje, já que não é mais capaz de atender às demandas do mercado.
Porém, as câmaras de vigilância analógicas básicas são fáceis de instalar e configurar. Mas têm muitas limitações em termos de funcionalidades.
Portanto a principal vantagem é a excelente relação custo-benefício, e por isso eram a solução mais utilizada em sistemas de videovigilância CCTV.