A câmara PTZ, ou câmara Pan-Tilt-Zoom, é um dispositivo de vídeo que pode ser controlado remotamente para girar horizontalmente (panorâmica), mover verticalmente (inclinação) e ajustar o zoom da imagem.
Essa funcionalidade permite que um único operador controle uma câmara para cobrir uma ampla área e focar em detalhes específicos, sem a necessidade de um operador físico para cada câmara.
Estes dispositivos de engenharia de segurança são frequentemente utilizados em eventos como câmaras secundárias para efeitos de videoconferência, especialmente para proporcionar uma visão mais ampla em auditórios.
Além disso, a sua mobilidade e controlo remoto tornam-nas valiosas para fins de vigilância e segurança.
Estas câmaras são normalmente controladas por uma mesa de controlo PTZ, controlo remoto ou até mesmo por meio da Internet.
Veja também o nosso artigo Como escolher o sistema de CCTV certo para a sua empresa
O termo PTZ é uma sigla que une três funcionalidades em câmaras (PAN, TILT e ZOOM):
PAN – É a movimentação horizontal (panorâmica) da câmara.
TILT – É a movimentação vertical da câmara.
ZOOM – É a capacidade de aproximar as imagens com o movimento da lente.
A razão pela qual a câmara PTZ é apelativa para vários sectores audiovisuais e de monitorização é a sua capacidade de se mover em várias direções.
Como dissemos anteriormente, as câmaras PTZ são muito indicadas para monitorização de grandes áreas por conta de sua versatilidade e movimentação.
Seja em ambientes abertos ou fechados, estas câmaras de videovigilância fazem a monitorização constante em todas as direções, dispensando a necessidade de instalar várias câmaras pelo ambiente.
A diferença entre as câmaras de videovigilância com recursos PTZ em relação às Speed Dome é que elas não conseguem visualizar a base da câmara, no entanto possuem um ângulo mais amplo acima da linha do horizonte.