Partilhe este artigo

Saiba tudo o que precisa sobre as Câmaras de Videovigilância IP

Em primeiro lugar para entender o conceito das câmaras de videovigilância IP é preciso saber o que significa a sigla IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet).

Portanto estes equipamentos de engenharia de segurança funcionam num sistema de rede IP, como o próprio nome sugere. Além disso, possuem uma lente de alta qualidade, semelhante a uma câmara fotográfica, que captura imagens do ambiente ao seu redor e em seguida envia para um sensor digital no seu interior, convertendo as imagens em dados digitais.

Estes dados por sua vez são processados por um chip interno, onde são comprimidos para economizar espaço de armazenamento e largura de banda de rede.

Os dados digitais são transmitidos por uma ligação segura utilizando uma rede local (LAN), Intranet ou Internet para um dispositivo de armazenamento ou de monitorização, como um computador, um smartphone, um NVR (Network Video Recorder) ou até mesmo para a nuvem.

Além disso, existem dispositivos que já vem com memória interna ou cartão de memória para a gravação de imagens no próprio equipamento, mas a capacidade de processamento e armazenamento são bastantes restritas.

Este processo de transmissão é o que torna as Câmaras de Videovigilância IP tão poderosas. Tudo o que é necessário é uma ligação segura e um browser da Internet.

Através deste tipo de configuração, torna-se possível ajustar remotamente os ângulos da câmara, ativar o áudio, ativar funções específicas e realizar outras ações em tempo real.

Isto significa que se pode monitorizar a vigilância a partir de qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma conexão à internet.

LER:  Saiba qual a melhor opção para instalar uma câmara de segurança

Por outro lado, estas câmaras geralmente oferecem recursos avançados, como a deteção de movimento.

Academia de Treino TECNIQUITEL

Desta forma, quando deteta movimento dentro do seu alcance, pode enviar alertas por correio eletrónico ou notificações para o seu dispositivo móvel, permitindo uma resposta imediata a qualquer atividade suspeita.

Basicamente esta câmara de vigilância é como um olho digital inteligente que nos mantém conectados e protegidos, oferecendo tranquilidade e controlo total sobre a área vigiada.

Outra vantagem da videovigilância CCTV por câmaras IP é que são fáceis de instalar, funcionam de forma autónoma, sem necessidade de um gravador no sistema, permitem uma expansão simplificada do sistema e possuem características tecnológicas exclusivas.

A sua versatilidade distingue-as, pois podem ser utilizadas tanto em ambientes domésticos como empresariais.

Veja também o nosso artigo sobre Saiba qual a melhor opção para instalar uma câmara de segurança

2 Tipos de Câmaras de Videovigilância IP

– As câmaras com fio, também conhecidas como câmaras IP para exterior, são mais comuns nos modelos bullet ou dome e podem suportar resoluções elevadas com qualidade megapixel. Além disso, a sua vida útil é significativamente mais longa;

– As câmaras sem fios, também conhecidas como câmaras IP wireless, são normalmente mais económicas. No entanto, a qualidade de imagem que fornecem não é muitas vezes satisfatória.

A grande diferença é que esta tecnologia pode ser acedida remotamente, através de smartphones, tablets, computadores ou por outro tipo de ferramentas de gestão disponíveis no mercado. Se tem interesse nesta temática veja o nosso artigo sobre O que é Videovigilância CCTV e como funciona?

YouTube TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
25 de Junho de 2025

Deixe um comentário

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND