A proteção dos trabalhadores e das instalações contra fugas perigosas de gás hidrogénio começa sempre por compreender as normas e tomar medidas para as cumprir.
Para o gás H2, as normas internacionais para a proteção contra explosões incluem a IEC 60079 e a IEC 80079, assim como normas específicas (ISO 22734 e ISO 19880) para instalações de hidrogénio. É possível aprofundar as especificidades destas e de outras normas locais. No entanto, existem muitos riscos potenciais relacionados com o hidrogénio.
É por isso que recomendamos uma abordagem em camadas para a proteção contra incêndios e gases. Ao empregar várias tecnologias distintas (mas complementares), as instalações podem executar a gama de deteção, incluindo ultrassons, gás convencional e chama.
Deteção de fugas por ultrassons: Não é afetada pelo vento ou pela direção da pluma; ideal para monitorizar tubagens e recipientes sob pressão
Deteção de gás pontual: Adequada para níveis de hidrogénio baixos e combustíveis; opções de catalítico ou eletroquímico, dependendo da área de proteção
Deteção de chamas de hidrogénio: Ideal para monitorizar a radiação infravermelha (IR) e ultravioleta (UV); fornece um aviso para acionar a supressão de incêndios e outras medidas de segurança
Deteção de gás portátil: Permite que os trabalhadores acedam a áreas onde os sensores não estão instalados, como espaços confinados
Anteriormente, estabelecemos que o gás hidrogénio apresenta oportunidades comerciais e de sustentabilidade interessantes, além de vários desafios novos e distintos em toda a cadeia de produção e distribuição.
Normalmente, a conceção, instalação e planeamento de um sistema de deteção de gás e chama em camadas para instalações da indústria de processamento começa com a escolha da instrumentação correta para riscos potenciais específicos.
Além disso, também envolve descobrir quais os detalhes, incluindo o alcance de deteção do sensor, montagem e posicionamento, campo de visão, conhecimento das linhas de visão e pontos cegos.
Como a deteção e monitorização do gás hidrogénio coloca desafios de segurança únicos, as organizações que entram (ou já estão envolvidas) na cadeia de abastecimento deste gás devem procurar orientação de um parceiro de segurança como a TECNIQUITEL. Através de soluções de mapeamento de incêndios e gases oferecemos aos clientes de hidrogénio uma avaliação técnica baseada nas recomendações descritas no Relatório Técnico ISA TR84.00.07.