extintor de pó químico abc.

Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Perceba por que o extintor de pó químico ABC é o mais utilizado

Num cenário de emergência, o extintor de pó químico ABC, sendo ele portátil ou uma unidade móvel, é considerado um equipamento de combate a incêndios destinado a ser utilizado por uma única pessoa na fase inicial de um incêndio, ou seja de 1ª intervenção.

Na maioria das vezes, o pó químico ABC é o primeiro agente extintor a atuar no princípio do incêndio. Também é adequado para combater fogos de dimensões reduzidas. Uma vez que este agente de extinção engloba uma grande parte das classes de fogos, o extintor pressurizado de pó químico ABC é sem dúvida dos equipamentos de combate a incêndios mais utilizados.

No entanto em termos de carga o extintor ABC é limitado, logo necessita de uma utilização apropriada de maneira a otimizar todas as suas capacidades sempre que é utilizado no princípio ao combate a incêndios.  

Além disso, a presença de mais extintores numa área específica, devidamente aprovados e em excelentes condições de conservação, são uma ajuda essencial para o sucesso da proteção contra incêndios de dimensões reduzidas.

Diferentes tipos de fogos

Por que motivo o extintor de pó químico ABC é o mais usado no combate a incêndios de dimensões reduzidas?

Nem todos os fogos são iguais pelo mesmo motivo que os materiais ardidos também não são todos iguais. Por essa razão, para cada classe de fogo é aconselhado um tipo de agente extintor específico. O extintor de pó químico ABC cobre praticamente todas as classes de fogos.

O peso e o tamanho do extintorsão fatores que tornam o seu manuseamento mais fácil, não comprometendo a facilidade de combater um incêndio de pequenas dimensões. Sendo assim, o mercado disponibiliza extintores de pó químico ABC portáteis, que vão dos 2 aos 12 kg, assim como outros de peso maior.

Fogo classe A

Fogos que resultam da combustão de materiais que têm origem orgânica sólidos, tais como madeiras ou papel, deixam resíduos com aspeto de brasas. Embora outros agentes extintores, assim como, o CO2 e a espuma possam ser utilizados, o extintor de pó químico ABC é recomendado para este tipo de incêndios.

Fogo classe B

Fogos que resultam da combustão dos materiais líquidos e sólidos inflamáveis, mas que não deixam resíduos, são incontestavelmente combustíveis. É o caso do álcool, gasolina ou tinta. Para esta classe de fogos, o extintor de pó químico ABC é também recomendado.

Fogo classe C

Fogos que resultam da combustão de materiais inflamáveis que incluam gases, tal como o gás natural, gás propano ou gás butano, são extremamente explosivos. Para esta classe de fogos é também recomendada a utilização do extintor de pó químico ABC.

Fogo classe D

Academia de Treino TECNIQUITEL

Fogos em que estão envolvidos metais combustíveis, tais como o titânio ou o magnésio. São metais com características tão específicas que requerem agentes de extinção exclusivos, para estes casos, são aconselháveis os extintores de pó químico.

Fogos classe F

Fogos que resultam da combustão de substâncias próprias para cozinhar, assim como óleos de fritar e gorduras vegetais ou animais. Embora se possa usar o extintor de pó químico ABC, para este tipo de incêndios, existem outros tipos de extintores que também são aconselhados, como os extintores de CO2.

Para mais informações sobre extintores de incêndio confira o nosso post sobre “Não sabe como escolher um Extintor de Incêndio? Confira agora!”

Como utilizar o extintor de pó químico ABC

Se o fogo tiver dimensões reduzidas e sob controlo, o uso do extintor de pó químico ABC é o equipamento mais adequado. Mas existem ainda outros procedimentos a ter em conta.

Combate às chamas

O combate às chamas só deve ser feito quando já não existe a presença de ninguém junto das chamas, exceto o utilizador do extintor e quando ninguém está em perigo.

Atacar o fumo

Na hipótese do local se encontrar repleto de fumo é aconselhável abandonar o lugar e esperar pela chegada de meios de socorro auxiliares sem usar o extintor. Isto porque a inalação do fumo é muito tóxica, sendo esta uma das mais significativas causas de morte por incêndio. 

Procedimentos prévios à utilização do extintor ABC

Antes de utilizar o equipamento é importante verificar se o extintor está homologado.

É por isso muito importante escolher empresas que sejam certificadas e que possam indicar a melhor solução.

Também é importante depois de adquirir o equipamento, ler as respetivas instruções, assim como aprender a usar corretamente. O êxito do combate ao incêndio será mais possível se cumprir com as recomendações anteriores.   

Por último mas não menos importante, deverá sempre contatar empresas certificadas que façam a manutenção do seu extintor.

Leia o nosso post Descubra como efetuar corretamente a Manutenção de Extintores para obter mais informação sobre a correta manutenção de extintores. Assim como também o post Porque existe a NP 4413 no Serviço de Manutenção de Extintores?

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
12 de Abril de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND