Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

A importância do Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído

O Dia Internacional da Consciencialização sobre o Ruído é celebrado anualmente para chamar a atenção para a importante questão da proteção auricular. O ruído prejudica os nossos ouvidos e, em última análise, também o nosso bem-estar.

A perda de audição induzida pelo ruído é, desde há muito, uma das doenças profissionais mais comuns. O nosso objetivo é ajudar a preveni-la, oferecendo-lhe produtos de proteção auditiva com os quais se pode proteger contra o ruído.

O ruído como fator de stress tem impacto na saúde?

O ruído não só prejudica a concentração e pode causar perda de audição, como também é um fator de stress para todo o corpo. O ruído pode provocar alterações nos fatores de risco biológico, como os lípidos no sangue, o açúcar no sangue e os fatores de coagulação sanguínea.

As doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e certas doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos também podem ser causadas pelo ruído.

Perda de audição provocada pelo ruído: a doença profissional mais comum

Cada pessoa tem uma perceção diferente do ruído. É extremamente difícil avaliar se um ruído é apenas desagradável ou se está realmente a afetar a saúde. Embora o limiar da dor seja de cerca de 120 dB(A), as lesões auditivas podem ocorrer com níveis de ruído muito mais baixos.

Para garantir uma boa audição na velhice é importante protegê-la quando se é jovem. A proteção auricular no local de trabalho é regulamentada em Portugal pelo Decreto-Lei n.º 182/2006 de 6 de setembro.

Este estabelece que, para níveis de exposição ao ruído iguais ou superiores a 80 dB(A) e um nível de pressão sonora de pico de 135 dB(C), as entidades patronais devem informar os trabalhadores sobre os perigos do ruído e fornecer-lhes proteção auditiva adequada.

Para níveis de ruído de 85 dB(A) ou 137 dB(C) e superiores é obrigatório que os funcionários usem proteção auricular.

Na perda auditiva induzida pelo ruído, a capacidade de ouvir as frequências mais altas é a primeira a ser afetada, seguida das frequências médias e baixas. Se pretende saber mais sobre a perda auditiva induzida pelo ruído leia os nossos artigos do blog sobre este tema.

O Dia Internacional da Consciencialização sobre o Ruído centra-se na forma de prevenir a perda auditiva induzida pelo ruído numa vasta gama de ambientes de trabalho.

Fontes de ruído no local de trabalho

As fontes de ruído não se encontram apenas em instalações de produção ou fábricas com grandes máquinas. Mesmo em locais de trabalho de escritório supostamente seguros, o ruído como fator de stress é um problema comum.

Muitos processos de trabalho envolvem a comunicação entre si, mas isso também pode causar stress e doenças. Quanto maior for o número de pessoas sentadas num escritório, mais ruidoso se torna o ambiente, especialmente em escritórios abertos e em espaços verdes. As fontes típicas de ruído incluem conversas entre funcionários, equipamento de escritório, como impressoras e fotocopiadoras, conversas telefónicas e ruído rodoviário.

O ruído no escritório não só causa danos auditivos, como também pode resultar em níveis relativamente elevados de stress e tensão. Isto tem um efeito negativo na concentração, produtividade, atenção e tempo de reação.

Academia de Treino TECNIQUITEL

Medidas técnicas e organizacionais, por exemplo, espaço suficiente entre os postos de trabalho para reduzir o ruído do escritório podem ajudar. Em geral, as medidas organizacionais já não são eficazes contra fontes de ruído superiores a 85 dB(A). Nestes casos, aplica-se a legislação em vigor, que torna obrigatório o uso de proteção auricular. A UVEX oferece a proteção auditiva certa para uma vasta gama de ambientes de trabalho.

O Dia Internacional da Consciencialização sobre o Ruído aborda estes desafios e oferece soluções para reduzir o ruído, tanto na esfera profissional como na privada.

Proteção auricular UVEX: protetores auriculares, tampões para os ouvidos e otoplásticos

Encontrar a proteção auditiva adequada é muito importante. Em primeiro lugar, deve ser efetuada uma análise do ruído para determinar a fonte do ruído.

Gostaria de saber qual é o nível de ruído no seu ambiente? Pode testar os níveis de ruído com a aplicação uvex Dezibel. Não se trata de uma medição validada e verificada. A aplicação dá simplesmente uma indicação dos níveis de ruído e destina-se a utilização pessoal. Uma medição com a aplicação não substitui uma medição de emissões sonoras ou uma avaliação do local de trabalho.

Para além da análise do ruído, a duração do ruído, a compatibilidade com outros produtos de EPI e a facilidade de utilização também desempenham um papel importante na seleção da proteção auditiva adequada.

Os vários tipos de proteção auditiva disponíveis, incluindo tampões de proteção auditiva, protetores auriculares e otoplásticos, significam que há algo para todos os gostos.

Tampões para proteção auricular

São tampões de ouvido de utilização única ou reutilizáveis, particularmente adequados para períodos de utilização mais longos. Também podem ser utilizados em conjunto com outros produtos de EPI e são, portanto, o complemento perfeito para o seu equipamento de proteção individual. Os tampões para os ouvidos são também a melhor escolha para ambientes de trabalho com temperaturas elevadas.

Protetores auriculares (abafadores de ruído)

Este tipo de proteção auricular é fornecido com uma bandolete e é colocado sobre a cabeça. Os abafadores de ruído também podem ser fixados a capacetes de segurança industrial. São rápidos e fáceis de utilizar e adaptam-se à maioria dos utilizadores, uma vez que não necessitam de ser moldados com precisão à anatomia do canal auditivo, sendo também ideais para os utilizadores que alternam entre diferentes atividades.

Para as pessoas com canais auditivos sensíveis à pressão, os protetores de ouvido são a alternativa perfeita aos tampões de proteção auditiva.

Otoplásticos

Os otoplásticos são um tipo de proteção auditiva personalizada. São fabricados à medida através de uma impressão do canal auditivo. Consoante o modelo, a proteção acústica pretendida é assegurada por um filtro universal ou ajustável.

Gostaria de saber mais sobre a proteção contra o ruído e a anatomia do ouvido? Consulte os artigos do nosso blog. Inscreva-se e siga a nossa Newsletter para se inteirar deste assunto.

Além disso, você também pode ajudar a prevenir o ruído no local de trabalho e a proteger-se a si e aos seus empregados da perda de audição induzida pelo ruído. A TECNIQUITELterá todo o gosto em aconselhá-lo sobre a proteção auricular adequada ao seu local de trabalho.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
8 de Abril de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND