A imagem térmica é um componente essencial que melhora a segurança dos bombeiros e está ligado à conectividade e responsabilidade por meio da tecnologia de uma câmara térmica. Esta tecnologia possui recursos adicionais que a tornam acessível e eficaz para os profissionais em campo.
A imagem térmica identifica pontos quentes e pontos de ventilação, facilitando a navegação num edifício com visibilidade limitada ou inexistente. Ao torná-la pessoal para cada bombeiro, independentemente se está ou não a usar um aparelho de respiração autónomo, o bombeiro pode estar mais informado e compreender melhor o seu ambiente – contribuindo, em última análise, para uma melhor consciência situacional e uma tomada de decisões mais confiante no local do incêndio.
No passado, a imagem térmica era reservada apenas para operações táticas, de busca e salvamento, devido à disponibilidade limitada das câmaras. A imagem térmica pessoal permite que os bombeiros utilizem esta tecnologia de forma mais pró-ativa para navegar em segurança em locais fechados e ter maior visibilidade no local.
Além disso, existem câmaras de imagem térmica que são melhoradas com a deteção de arestas, assim como proporcionam o alcance de bombeiro para bombeiro num dispositivo abrangente e compacto.
A deteção de bordas destaca objetos através da análise dos diferenciais de temperatura dos pixels na imagem. Isto pode realçar eficazmente objetos como janelas, portas e, potencialmente, pessoas.
O alcance combina informações de direção e distância com imagens térmicas para ajudar a encontrar um membro da tripulação derrubado. As pessoas que usam ou não o aparelho respiração autónomo são alertadas se o movimento de um bombeiro não for detetado.
Este nível de conetividade pode ajudar a compreender melhor quem pode estar em perigo e a sua localização, proporcionando uma primeira fase de confiança na tomada de decisões.