No cenário atual, onde a segurança e a eficiência são prioridades máximas, o acesso remoto inteligente surge como uma inovação revolucionária para as centrais de deteção de incêndios.
Esta tecnologia não apenas amplia a acessibilidade dos sistemas de proteção contra incêndios, mas também potencializa significativamente a sua eficácia.
Ao permitir a monitorização e controlo à distância, o acesso remoto inteligente oferece uma nova dimensão de vigilância, possibilitando respostas mais rápidas e precisas em situações críticas.
Nomeadamente, permite que se mantenha informado a todo o momento, para uma rápida reação a qualquer ocorrência.
O acesso remoto via “Integral Remote” oferece múltiplas soluções: monitorização direta no posto de trabalho, notificações móveis em tempo real, para telemóvel ou tablet, suporte ao vivo e outras. A informação é disponibilizada onde necessário, assegurando a minimização do tempo de resposta, de forma segura e eficaz.
Neste artigo, exploraremos como esta solução está transformando a gestão de segurança contra incêndios, tornando-a mais ágil, confiável e adaptada às demandas do mundo moderno.
O estado do sistema de deteção de incêndios pode ser visualizado a qualquer momento, sem necessidade de estar no local. Análises detalhadas permitem, por exemplo, a identificação de alarmes intempestivos recorrentes e a tomada de ações apropriadas.
As notificações do tipo “Push” permitem que sejam visualizadas mensagens em computadores ou dispositivos móveis, de forma rápida e segura, mesmo que as aplicações não se encontrem ativas.
As notificações podem ser encaminhadas em função dos eventos (alarme, avaria, falha de alimentação, etc.), de forma individualizada, para utilizadores específicos.
Os procedimentos operacionais ficam simplificados. Em caso de alarme, podem ser iniciadas medidas exploratórias de imediato, evitando intervenções desnecessárias dos bombeiros. Podem ser desativados determinados detetores durante trabalhos de construção ou remodelação, entre outras vantagens.
O acesso remoto ao sistema, por parte de técnicos e peritos, permite uma assistência rápida e eficaz em qualquer situação, independentemente da distância a que se encontre.
Qualquer alteração na parametrização do sistema pode ser facilmente implementada através do acesso remoto. Um exemplo – alteração dos textos associados aos periféricos, por modificação da utilização do espaço.
O acesso remoto com dispositivos móveis via Internet é conhecido por implicar riscos de segurança.
O software “Integral Remote” encontra-se protegido por um conceito de segurança multinível com túneis “VPN”, proteção de acesso por dongles físicos e um conceito de autorização de nível de utilizador, para aplicações.
Tudo isto sucede no centro de dados de alta segurança ou na infraestrutura de comunicações do cliente.