Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Entenda o que são os Trabalhos em Espaços Confinados

Os trabalhos em espaços confinados podem abranger imensos perigos, com particularidades muito próprias atendendo ao tipo e setor de atividade em causa, requerendo assim um planeamento prévio em relação aos trabalhos a executar.

Sendo assim é importante avaliar os riscos, tomar medidas preventivas e comunicar a informação aos funcionários, estes são alguns aspetos fundamentais para diminuir os acidentes.

Este artigo visa sobretudo fornecer informações relevantes sobre as condições de trabalho, tendo como alvo as entidades patronais, funcionários e técnicos de prevenção dos grupos de atividade onde acontecem trabalhos em espaços confinados.

Promoção de Segurança e Formação de Trabalhos em Espaços Confinados

É importante referir que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é a entidade responsável pela implementação do Quadro Estratégico da UE para a Saúde e Segurança no Trabalho 2021-2027, que define a execução de ações de informação e de sensibilização orientadas para ramos específicos principalmente para os que tem maior percentagem de acidentes, tais como os trabalhos em espaços confinados na agricultura e na construção.

Uma vez que a promoção da Higiene e Segurança no Trabalho (HST) é um dos objetivos principais do nosso blog, hoje dedicamos este artigo aos Trabalhos em Espaços Confinados, que também assume uma componente importante no âmbito da atuação da Academia de Treino TECNIQUITEL com vários cursos de espaços confinados disponíveis para todos os interessados.

O que é um Espaço Confinado e como se caraterizam

Os espaços confinados são locais ou ambientes não concebidos para a ocupação permanente ou contínua por parte do homem, cuja entrada ou saída esteja limitada ou restringida em que a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigénio, podendo conter ou produzir contaminantes químicos tóxicos ou inflamáveis.

Espaços Confinados Fechados

Não está concebido para uma ocupação humana permanente;

Dimensões reduzidas;

Possui vias de acesso estreitas;

Academia de Treino TECNIQUITEL

Só permite a entrada/saída de apenas um trabalhador.

Espaços Confinados Abertos

Possui entradas/saídas sem condicionantes e com facilidade de acesso a pessoas e máquinas;

Pode comportar riscos graves ao trabalhador (substâncias perigosas, dificuldade de ventilação natural, configuração, extensão, natureza de trabalhos e equipamentos utilizados.

Quais são os principais tipos de espaços confinados por setor de atividade

Os trabalhos em espaços confinados estão presentes em vários setores de atividade, deixamos aqui alguns exemplos:

Agricultura: Silos, moegas ou tremonhas, tanques, poços, cisternas, esgotos, valas, trincheiras, biodigestores.

Construção Civil: Poços, valas, trincheiras, esgotos, escavações, caixas, caixões, espaços limitados ou reduzidos, galerias.

Trabalhos em Embarcações: Tanques de carga, duplos fundos, tanques de combustível, tanques de lastro, casa de bombas, coferdames, cárteres de máquinas (motores).

Trabalho Hiperbárico: Câmaras hiperbáricas, caixões.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
9 de Junho de 2023

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND