Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Como evitar pés suados nos Sapatos de Trabalho

A transpiração significativa e os pés suados nos sapatos de trabalho são um problema real para algumas pessoas, mas embora esta questão afete muitos de nós, o fator embaraço significa que muitas vezes não se fale dela.

Aquele odor desagradável quando descalça os sapatos de trabalho é causado pelo ácido butírico e não o afeta apenas a si – as pessoas à sua volta provavelmente também o sentem. Na verdade, o suor fresco não tem qualquer odor: só quando as bactérias da pele começam a decompor a água dos pés, que contém minerais e pelos, é que se produz o ácido butírico, de cheiro forte e desagradável.

Nesta publicação do blog analisamos por que razão os pés suados podem ser um problema para si e dar-lhe algumas dicas concretas e práticas para ajudar a prevenir este problema relacionado com o calçado de trabalho.

Potenciais causas dos pés suados nos sapatos de trabalho

Embora a transpiração não seja muito agradável desempenha um papel importante na manutenção da saúde: regula o equilíbrio hídrico e a temperatura do corpo, ajuda a eliminar produtos metabólicos e fornece à pele um manto ácido protetor que impede a propagação de germes.

A condição conhecida como hiperidrose pedonal, ou transpiração excessiva dos pés, pode ter várias causas, mas é completamente normal que os seus pés transpirem mais no calor do verão, durante a prática de desporto e exercício físico ou quando está a realizar tarefas extenuantes.

No entanto, fatores de estilo de vida pouco saudáveis, como fumar, beber demasiado álcool ou café, ou consumir demasiado sal, também podem contribuir para o mau cheiro dos pés em sapatos de trabalho. As nossas emoções também desempenham um papel na quantidade de suor que transpiramos no trabalho, uma vez que o stress significativo, os nervos, a raiva e a ansiedade aumentam a quantidade de suor que transpiramos.

Se notar que os seus pés estão particularmente malcheirosos isso também pode ser causado pelo uso de sapatos e/ou meias de trabalho incorretos. Certifique-se de que escolhe calçado de segurança adequado para o seu trabalho diário e que seja próprio para pés suados: estes devem ter o tamanho correto para si e devem ser feitos de material respirável que evite o suor.

Também é uma boa ideia verificar a posição do pé, porque os pés suados em sapatos de trabalho podem, por vezes, ser causados por um desalinhamento que leva a uma tensão excessiva no pé. Felizmente, isto pode ser resolvido com calçado ortopédico ou com confortáveis palmilhas ortopédicas feitas à medida.

A importância da higiene dos pés não deve ser subestimada: se usar os seus sapatos de trabalho durante longos períodos com os pés húmidos ou se não secar bem os pés após a lavagem, criará as condições ideais de calor e humidade para a propagação de bactérias e doenças, como pé de atleta.

Os pés muito suados em calçado de segurança também podem ser causados pela genética ou por doenças como a hiperidrose, gota, hipertiroidismo e distúrbios hormonais. Se pensa que pode estar a sofrer de uma condição médica, contacte o seu médico. Se os seus pés continuarem a suar de forma persistente, poderá querer informar-se sobre possíveis tratamentos médicos.

Que sapatos e meias ajudam a prevenir o suor dos pés?

Se quiser usar sapatos de trabalho sem ficar com os pés suados ou com um odor desagradável, precisa do calçado certo e de meias adequadas. Certifique-se de que escolhe calçado para proteção dos pés antissuor, que utilize materiais respiráveis e mecanismos de ventilação (por exemplo, uma palmilha respirável como a uvex tune-up ou palmilhas climáticas confortáveis, forro e material exterior do calçado respiráveis, etc.) para eliminar grande parte da humidade e, por conseguinte, reduzir a quantidade de suor deixada para trás.

O mesmo se aplica às meias. Os sapatos de trabalho adequados com proteção antissuor podem ser feitos de microcamurça ou couro, enquanto as meias respiráveis podem ser feitas de fibras naturais como o bambu, a lã merino ou uma mistura têxtil que inclua lã virgem. As meias com fios de prata podem ajudar a combater as bactérias que produzem ácido butírico através de uma reação química.

Outro fator importante é o tamanho do calçado. Certifique-se de que escolhe sapatos de segurança com o tamanho e a largura corretos para que os seus pés não fiquem apertados num espaço demasiado pequeno e para evitar pontos de pressão desconfortáveis e transpiração. Pode encontrar algumas dicas sobre este tópico na nossa publicação no blog “Aprenda a escolher o tamanho certo de sapato de proteção para o trabalho“.

Gestão do clima dos pés com UVEX climazone

A UVEX tem vindo a investigar o impacto das questões climáticas há muitos anos e tem colaborado com várias instituições eminentes para desenvolver dispositivos e procedimentos para medir as propriedades climáticas e corporais.

O objetivo do programa uvex climazone é desenvolver produtos com uma regulação climática corporal perfeita, por exemplo, sob a forma de calçado de segurança otimizado para o clima que evita o suor nos pés. Esta categoria inclui a sandália de segurança e os modelos perfurados que apresentam materiais respiráveis otimizados para o clima e orifícios de ventilação no material exterior do calçado e são, por isso, ideais para pés que suam rapidamente e para um ambiente de trabalho seco.

Como posso evitar o suor nos pés com sapatos de trabalho?

Felizmente, existe uma série de medidas simples que pode tomar no seu dia-a-dia para evitar ficar com maus cheiros nos pés quando usa sapatos de trabalho:

Academia de Treino TECNIQUITEL

1 – Lavar os pés diariamente: Lave os pés todas as manhãs e à noite com sabão e seque-os bem – incluindo entre os dedos. Isto ajudará a combater o ambiente quente e húmido dos seus pés, que é um terreno perfeito para a proliferação de bactérias e fungos.

2 – Mude as suas meias diariamente: Não se sinta tentado a economizar no que diz respeito às suas meias – calce um par novo todos os dias ou mais frequentemente, se necessário.

3 – Deixe os seus sapatos secarem completamente: Os seus sapatos – especialmente os de couro – precisam de tempo para secar e libertar a humidade que absorveram ao longo do dia para o ambiente. O couro, por exemplo, precisa de secar durante 24 a 48 horas para se regenerar.

Espere até que os seus sapatos de trabalho estejam completamente secos antes de os voltar a usar. É uma boa ideia encher os sapatos de trabalho com jornais e deixá-los a secar num local bem ventilado – mas nunca os coloque sobre ou perto de uma fonte de calor, uma vez que o calor seco fará com que o couro se torne duro e quebradiço.

4 – Alterne os sapatos que usa: Invista em dois pares de sapatos de trabalho ou mantenha um par de palmilhas uvex original de reserva junto aos seus sapatos, para que possa alterná-los e dar aos seus sapatos tempo suficiente para se regenerarem completamente.

As confortáveis palmilhas climáticas uvex podem ser inseridas nos seus sapatos para promover movimentos saudáveis dos pés com as suas zonas de absorção e são feitas de materiais altamente respiráveis e que absorvem a humidade. Devem ser substituídas regularmente e podem ser lavadas à mão a 30°C se estiverem muito sujas.

5 – Utilizar desodorizante ou desinfetante para calçado: Se suar muito no trabalho, pode tratar o seu calçado de segurança diariamente com desodorizante para calçado ou com o desinfetante para calçado uvex shoe add in. Basta pulverizar 5 a 10 vezes com esta solução na sola e sob a palmilha do sapato numa área bem ventilada e deixar secar durante 15 minutos.

Para calçado muito afetado, o tratamento recomendado é de 3 aplicações por semana. Se tiver alguma dúvida, contacte a nossa equipa de especialistas para obter aconselhamento.

6 – Experimente um banho de pés: Os remédios caseiros simples, como um banho de pés tradicional com aditivos antibacterianos, são outra forma de combater os pés suados em calçado de segurança. Pode utilizar uma variedade de ingredientes que tem em casa, como bicarbonato de sódio, gengibre, chá preto e vinagre, para dar ao seu banho de pés propriedades antibacterianas.

7 – Ande descalço: Tire os sapatos sempre que puder quando não estiver a trabalhar e deixe os seus pés respirarem.

8 – Use folhas de salva: A salva é um desodorizante natural com um aroma agradável e pode ser colocada dentro dos sapatos.

Com que frequência devo substituir os meus sapatos de trabalho?

Se usados todos os dias, os sapatos de trabalho duram, em média, 9 a 18 meses. Pode encontrar a data de fabrico na lingueta do sapato. No entanto, o tempo real de utilização depende muito do nível de desgaste, condições climatéricas, substâncias químicas e outros fatores.

Verifique sempre se o seu calçado de segurança apresenta sinais de danos, defeitos ou funcionalidade prejudicada antes de o usar, para garantir que lhe proporciona uma proteção total. Pode ler mais sobre a frequência com que deve substituir os seus sapatos de trabalho e como os limpar e cuidar corretamente no nosso blog.

Calçado de trabalho antissuor da UVEX safety

A UVEX produz calçado de segurança com materiais respiráveis que são adequados para todos, mesmo que tenha os pés suados. A maioria dos sapatos de segurança e de trabalho não tem cheiro desde o início, uma vez que minimizaram a utilização de adesivos (que podem desenvolver um cheiro desagradável quando adicionados ao material do sapato).

Para além disso, os sapatos de segurança das gamas UVEX 2, UVEX 4 STX e UVEX 3 MACSOLE possuem membranas SympaTex® incorporadas, que absorvem a condensação para o ar circundante, sendo também 100% impermeáveis. Estes sapatos de segurança bem ventilados são perfeitos para quem tem os pés suados, sendo concebidos com outros mecanismos de ventilação, como material de revestimento respirável e material exterior do sapato e palmilhas com orifícios de ventilação.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
28 de Maio de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND