Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Proteção dos Ouvidos para uma noite de sono descansada

É do conhecimento geral que o ruído é prejudicial para a nossa saúde e por isso, a proteção dos ouvidos é crucial para o nosso bem-estar geral.

No trabalho, os empregadores são obrigados a proteger os seus funcionários do ruído. Mas e na nossa vida pessoal? Um ambiente de sono tranquilo e relaxante durante a noite é especialmente importante. É a única forma de garantir um sono reparador que nos ajudará a começar o dia com mais energia.

Mas o que é um sono saudável? O que é que o pode perturbar? E como é que pode ter a certeza de que vai dormir bem?

Precisamos de um sono saudável

Se somarmos todas as horas que passamos a dormir, isso representa um terço de toda a nossa vida. O sono é uma das nossas necessidades humanas fundamentais. Os cientistas ainda não definiram com exatidão o que é o sono e porque é que precisamos dele. No entanto, uma coisa é certa: o sono é crucial para o nosso relaxamento e recuperação.

O que é que acontece quando dormimos?

– O nosso sistema imunitário é ativado.

– Os músculos regeneram-se.

– As feridas cicatrizam.

– Os produtos metabólicos, as células danificadas e as toxinas são decompostos e eliminados.

– A pele e o cabelo crescem.

– O nosso cérebro processa as nossas experiências do dia e a nossa mente relaxa.

– A nossa memória torna-se mais forte.

O que sabemos sobre o sono

No passado, acreditávamos que o sono era um estado semelhante à morte. Hoje, sabemos que o nosso cérebro está extremamente ativo enquanto dormimos.

Contrariamente às suposições anteriores de que as pessoas não estavam conscientes do que as rodeava quando dormiam, o corpo é de facto capaz de utilizar os seus órgãos sensoriais durante o sono: a informação externa é percebida e pode ser categorizada em termos de relevância. Por exemplo, as mães não são acordadas pelo barulho da rua, mas acordam se o seu filho chorar, mesmo que seja baixinho.

As fases do sono e a consciência durante o sono

O sono é composto por várias fases, conhecidas como estágios do sono. A nossa mente consciente funciona de forma diferente durante cada fase.

O sono REM, também conhecido como a fase do sonho, representa um quarto do tempo que passamos a dormir. Durante o sono REM, o sistema cardiovascular e o cérebro funcionam como quando estamos acordados, enquanto os olhos se movem rapidamente (movimentos rápidos dos olhos = REM). Neste estado, os nossos músculos estão relaxados. Entre as fases REM, cai-se num sono profundo.

Quando dormimos durante um período de cerca de 8 horas, alternamos entre o sono profundo e o sono REM – em ciclos que duram cerca de uma 1 e 30 minutos. O sono começa com fases curtas de sonho. As fases de sono profundo são mais longas no início e tornam-se mais curtas e menos profundas à medida que a noite avança, até passarmos quase todo o tempo em sono REM, antes de acordarmos.

O que posso fazer se não conseguir dormir? Dicas para adormecer

Está cansado depois de um longo dia mas não consegue dormir? Esta é uma situação que afeta muitas pessoas. Stress, comer tarde, decisões importantes ou a temperatura ambiente errada – existem muitas causas possíveis para os problemas de sono. Se tem dificuldade em adormecer ou em permanecer a dormir, as seguintes dicas podem ajudá-lo:

1 – O quarto é para dormir

Certifique-se de que o seu quarto é utilizado apenas para dormir. Por outras palavras, livre-se da televisão, deixe o telemóvel e o computador portátil em cima da secretária e não coma na cama. Nem sequer precisa de um relógio, pois isso também pode perturbar o seu sono.

2 – Preste atenção à qualidade do seu colchão

É comum as pessoas dormirem no mesmo colchão durante muitos anos. No entanto, um colchão velho ou um que não seja adequado para si pode afetar o seu sono e torná-lo menos repousante.

Além disso é importante certificar-se de que o colchão e a estrutura da cama são compatíveis. O edredão e as almofadas também desempenham um papel fundamental na promoção de um sono saudável. Deve procurar uma temperatura confortável na cama, nem demasiado quente, nem demasiado fria. É da mesma forma importante ter em conta eventuais alergias.

3 – O ar fresco ajuda-o a dormir

O ar fresco contém muito oxigénio. Por isso, deve ventilar bem o quarto antes de se deitar para o ajudar a adormecer e a manter o sono mais facilmente! Isto também tem outra vantagem: além de o ar receber mais oxigénio, o quarto arrefece ao mesmo tempo. Uma temperatura ambiente entre 15°C e 17°C é ideal para dormir.

4 – Respeite os horários de exercício e de relaxamento

Para uma noite de sono repousante, evite o exercício e o esforço excessivo até 3 horas antes de se deitar. No entanto, os exercícios de relaxamento, como o ioga ou os alongamentos, podem fazer parte de uma rotina noturna que promova o sono. Os exercícios de respiração também têm um efeito calmante e relaxante.

5 – Mantenha um horário de sono regular

As alterações ao seu horário de sono, mesmo que seja apenas uma noite de festa, podem agravar as perturbações do sono. Assim, para um sono saudável, deve ajustar a sua hora de deitar às suas necessidades pessoais, reduzindo as alterações ao mínimo.

6 – Beba um copo à noite

O conselho que está implícito no sub-título em cima não está relacionado com álcool, como é óbvio, pois embora este tenha um efeito relaxante e possa deixá-lo cansado, também o torna menos capaz de dormir durante a noite.

Deve evitar bebidas com muito açúcar ou cafeína depois das 15 horas. Bebidas como leite quente com mel ou chás de ervas têm um efeito relaxante à noite. O sumo de ginja também pode ter um efeito relaxante no corpo desde que seja bem tolerado.

7 – Um banho quente pode ser uma ótima maneira de terminar o dia

Um banho quente deixa-o cansado e pode facilitar o adormecimento. Por isso, recomenda-se que tome um banho quente cerca de 1 a 2 horas antes de se deitar. No entanto, deve evitar estar muito ativo para não reduzir o efeito do banho. Isto porque a descida da temperatura corporal após o banho deixa-o sonolento, criando as condições ideais para uma noite descansada.

Academia de Treino TECNIQUITEL

8 – Levante-se se estiver a ter dificuldades em adormecer há muito tempo

Está a rever os acontecimentos do dia ou as decisões importantes na sua cabeça e a revirar-se na cama? Se não conseguir adormecer após 30 a 45 minutos, deve levantar-se novamente. Isto também se aplica se acordar durante a noite e não conseguir voltar a dormir. Aproveite o tempo e ocupe-se com atividades relaxantes ou com algumas tarefas domésticas menores até se cansar novamente.

O que é um sono não saudável?

Um sono não saudável manifesta-se geralmente por falta de sono e por perturbações do sono. Estes podem ocorrer tanto em crianças pequenas como em adultos e idosos. As perturbações do sono significam que não conseguimos adormecer ou dormir durante toda a noite, ou – se forem menos óbvias – que nos sentimos significativamente menos descansados durante o dia.

As perturbações do sono a longo prazo podem ter um impacto significativo na saúde. Ataques cardíacos, narcolepsia ou acidentes devido à desatenção podem ter consequências reais.

Existem mais de 80 doenças do sono conhecidas. Para além das perturbações do ritmo circadiano, estas incluem também problemas crónicos para adormecer ou ressonar. A insónia, ou dificuldade em dormir durante a noite, é muito comum. As causas variam de pessoa para pessoa e muitas vezes só podem ser identificadas por um especialista do sono.

De acordo com um estudo sobre o sono realizado em 2021 pelo Statista, 23% dos inquiridos tinham sofrido de perturbações do sono no ano anterior, ou seja, quase um quarto. Três quartos dos participantes disseram ter tido problemas para dormir a noite toda. Cerca de dois terços não conseguiam adormecer facilmente e pouco mais de um terço acordava durante a noite.

Perturbações do sono induzidas pelo ruído: o que nos mantém acordados à noite

Um sono insuficiente ou de má qualidade tem consequências negativas. Mas que tipo de sons podem ser suficientemente altos para nos manterem acordados durante a noite?

Muitas pessoas estão habituadas a ter as suas noites perturbadas por um parceiro que ressona. O ruído contínuo de trabalhos de construção durante a noite ou de vizinhos barulhentos também pode impedir o sono noturno.

Para além disso, o ruído da rua perturba o sono de muitas pessoas. Nestes casos, a proteção dos ouvidos para dormir pode ajudá-lo a ter uma noite de sono tranquila.

Dormir mal: consequências e riscos

Muitas pessoas conhecem a sensação geral de esgotamento após uma noite mal dormida: o humor fica em baixo, os pensamentos vagueiam constantemente e é difícil concentrar-se. Mas o que acontece quando o ruído noturno nos impede de dormir o suficiente durante um longo período de tempo?

As consequências da falta de sono podem incluir:

– Dores de cabeça e enxaquecas

– Enfraquecimento do sistema imunitário

– Diminuição do desempenho e problemas de concentração

– Aumento de peso

– Aumento do risco de depressão

– Aumento do risco de diabetes e de doenças cardiovasculares

Dormir com o ruído: é possível habituar-se a ele?

O nosso corpo reage instintivamente de forma negativa ao ruído, que o coloca em alerta máximo. A pressão arterial aumenta e as hormonas do stress, como o cortisol ou a adrenalina, são libertadas. Tudo isto impede-nos de adormecer e de permanecer a dormir. Claro que há pessoas que conseguem dormir durante as obras ou com o barulho da rua, mas são a exceção e não a regra.

O ruído não é saudável. Tentar habituar-se a ele não é, portanto, a melhor estratégia. Em vez disso, deve encontrar formas de bloquear o ruído tanto quanto possível, por exemplo, utilizando proteção dos ouvidos para dormir.

Proteção auditiva: Tampões de ouvido para bloquear o ressonar e o ruído

A forma clássica de se proteger do ruído noturno é dormir com tampões nos ouvidos. Estes tampões são geralmente feitos de um material flexível, como o algodão, a cera ou a espuma de borracha, o que permite que sejam moldados antes da utilização e depois inseridos no canal auditivo.

Os tampões para os ouvidos não são utilizados apenas para dormir com ruído: também são populares em locais de trabalho ruidosos, em concertos ou em discotecas para proteção dos ouvidos.

Para encontrar o modelo perfeito para as suas necessidades e poder dormir com ruído, pode ter de experimentar tamanhos diferentes. Os tampões para proteção auditiva devem ajustar-se bem sem apertar, mas também devem ficar suficientemente apertados nos ouvidos para bloquear o ruído.

É perigoso dormir com tampões para os ouvidos?

Se usa proteção dos ouvidos regularmente ou mesmo todas as noites, em breve estará a perguntar a si próprio se é seguro dormir com tampões para os ouvidos. Normalmente, o uso de tampões para os ouvidos não causa qualquer problema. No entanto, é importante que pratique uma higiene adequada.

Os tampões de espuma de utilização única devem, literalmente, ser utilizados apenas uma vez e depois eliminados. Os tampões reutilizáveis devem ser limpos diariamente com água e sabão ou com um produto de limpeza especial. De preferência, deve limpar os tampões imediatamente após se levantar, para que possam secar até à noite.

Se dormir com tampões para os ouvidos, também é importante inseri-los corretamente no ouvido. Embora devam assentar suficientemente bem no canal auditivo para abafar o ruído, não devem causar dor – quer durante a inserção, quer durante o uso.

Proteção dos ouvidos contra o ruído durante o sono

O ruído pode privar-nos do sono. A longo prazo, a falta de sono tem efeitos graves na nossa saúde. É por isso que muitas pessoas recorrem à proteção dos ouvidos para dormir. Pode utilizar tampões para os ouvidos para melhorar a qualidade do seu sono.

Para apoiar os trabalhadores tanto em casa como no trabalho, os empregadores empenhados podem fornecer aos seus empregados a proteção dos ouvidos adequada para dormir. Ao fazê-lo, não só estão a apoiar a saúde dos seus empregados, como também a beneficiar a empresa com empregados que vêm trabalhar bem descansados e motivados.

Os especialistas da TECNIQUITEL oferecem-lhe o melhor serviço, com a melhor flexibilidade. Descubra as muitas opções excelentes da UVEX para proteção dos ouvidos para dormir. Obtenha conselhos e garanta uma noite de sono descansado!

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
13 de Maio de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND