Limpar e desinfetar os óculos de segurança com eficácia.

Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Aprenda a desinfetar os seus óculos de segurança de forma eficaz

Durante a pandemia de COVID-19 perguntavam-nos frequentemente quais são os melhores óculos de segurança para combater doenças e proteger contra o contacto direto com vírus.

Neste artigo, abordarmos estas questões, ao mesmo tempo que fornecemos algumas informações sobre como limpar e desinfetar corretamente os seus óculos de segurança quando os utilizar para este fim.

Os óculos de segurança UVEX são adequados para o controlo de infeções?

Os óculos de segurança UVEX não são produtos médicos ou óculos de proteção antivírus. São um tipo de equipamento de proteção individual (EPI)para proteção da vista contra riscos mecânicos, óticos e químicos, em conformidade com a norma EN166.

Por conseguinte, não podemos garantir que proporcionem proteção contra a infeção ou limitem a propagação do vírus COVID-19. No entanto, o uso de proteção ocular pode, pelo menos, ajudar a reduzir a probabilidade de infeção.

De acordo com os estudos médicos atuais, o vírus da COVID-19 – mais conhecido como coronavírus – é transmitido principalmente por gotículas, o que significa que qualquer pessoa pode ser infetada se as gotículas que contêm o vírus atingirem áreas como as membranas mucosas do nariz, boca ou olhos.

Também é possível transmitir o vírus com as mãos através de uma infeção por esfregaço, o que significa que se tivermos gotículas contendo o vírus nas mãos e depois tocarmos na boca ou nos olhos isso pode levar à infeção.

Para evitar esta situação, as autoridades de saúde internacionais, como o Instituto Robert Koch (RKI), o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os Centros de Controlo e Prevenção das Doenças dos EUA (US CDC), recomendam a utilização de óculos de segurança com ventilação indireta para proteger contra salpicos de líquidos e gotículas ao mesmo tempo.

Estes óculos de proteção devem ter a marcação 3 na armação, em conformidade com a norma EN 166. Contrariamente aos óculos de proteção normais que não oferecem este tipo de proteção. Deve também certificar-se de que os óculos de proteção se ajustam corretamente a todo o rosto, especialmente nos lados e à volta do nariz. Tenha também em atenção que a sua entidade patronal é responsável pelo fornecimento de equipamento de proteção adequado.

Os modelos seguintes têm a marcação 3 (proteção contra líquidos, salpicos e gotículas) em conformidade com a norma EN 166:

– uvex ultravision

– uvex carbonvision

– uvex pheos cx2 sonic

Academia de Treino TECNIQUITEL

– uvex megasonic

Recomendações para a limpeza e desinfeção dos óculos de proteção UVEX após contacto com COVID-19

Limpar e cuidar dos seus óculos de segurança é sempre muito importante – no entanto, dada a situação atual e o risco de infeção pelo coronavírus, deve ter um cuidado extra ao limpar os seus óculos.

É por isso importante limpar os seus óculos de proteção depois de cada utilização, se possível, também entre utilizações. Pode fazê-lo lavando os óculos com sabão e água corrente, podendo também usar um desinfetante adicional.

Para a limpeza e desinfeção, tenha em atenção os seguintes passos:

1 – Leia as instruções fornecidas com os seus óculos de proteção.

2 – Utilize luvas de segurança descartáveis de nitrilo ou látex durante a limpeza.

3 – Enxague os óculos de proteção UVEX em água corrente.

4 – Após a limpeza, pode ser utilizado um spray ou um toalhete desinfetante adicional – se optar por este procedimento, leia e respeite as instruções do desinfetante escolhido no que diz respeito à sua compatibilidade, facilidade de utilização, procedimento de desinfeção e tempo de exposição. Normalmente, após a limpeza com um desinfetante, os óculos necessitam de ser novamente lavados com água limpa. Não submergir os óculos no desinfetante, pois isso pode provocar danos prematuros.

5 – Deixe os óculos secar ao ar num local não contaminado.

Verifique também se os óculos de segurança estão danificados antes de os utilizar. A utilização frequente de desinfetantes fortes pode danificar o revestimento das lentes e outras partes dos óculos.

A UVEX não testou quais os desinfetantes mais adequados para cada produto. Não tem a certeza de quais os desinfetantes que são eficazes contra os vírus? Pode consultar o Instituto Robert Koch ou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

 Se tiver mais alguma questão, não hesite em contactar a TECNIQUITEL!

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
5 de Abril de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND