Partilhe este artigo

EPI's adequados para Eletromobilidade na Indústria Automóvel

Com a necessidade de aumentar os níveis de produtividade, os gestores da indústria automóvel cada vez mais se preocupam com os aspetos de segurança e saúde no trabalho (SST) tornando este setor cada vez mais seguro.

Assim como a condução está a tornar-se cada vez mais segura. Ao longo dos anos, inúmeras invenções como, por exemplo, o cinto de segurança, o airbag e os modernos sistemas de assistência ao condutor baseados na inteligência artificial, desempenharam um papel importante na redução do número de acidentes graves.

Mas afinal o que dizer da segurança no domínio da produção automóvel? Felizmente o número de acidentes de trabalho também estão a diminuir neste domínio. Isto deve-se por um lado à otimização dos processos de produção e, por outro, à utilização constante de equipamentos de proteção individual (EPI) de elevada qualidade.

No entanto, a produção da indústria automóvel está a tornar-se cada vez mais complexa, em resultado das inovações técnicas, particularmente desde o advento da eletromobilidade. Por outro lado, isto também pode acarretar perigos que antes eram menos comuns e agora podem tornar-se mais frequentes.

Portanto, os requisitos para a segurança no trabalho no sector automóvel estão a aumentar e consequentemente, também os requisitos para as propriedades que os EPI devem oferecer agora.

Eletromobilidade na indústria automóvel: perigos particulares

O que o depósito de combustível é para um motor de combustão é o mesmo que uma bateria, na maioria dos casos uma potente bateria de iões de lítio, é para um veículo elétrico.

Assim, torna-se necessário ter um cuidado especial no manuseamento dos veículos elétricos por 2 razões: em primeiro lugar, as baterias contêm substâncias perigosas, tóxicas e altamente inflamáveis. Em segundo lugar, os cabos elétricos de um veículo elétrico transportam eletricidade de alta tensão até 650 volts.

Nesse sentido existem duas etapas principais que são centrais no contexto da indústria automóvel no que diz respeito ao domínio da produção de veículos elétricos: a produção de células e baterias, assim como a montagem de todo o veículo.

Além disso, os técnicos de mecatrónica de veículos em oficinas que fazem a manutenção e assistência a veículos elétricos também precisam de estar equipados com equipamento de proteção ocupacional adequado. O mesmo se aplica às equipas de salvamento que são chamadas para recuperar um veículo com motor elétrico que se tenha despistado.

Apesar de todas as medidas de precauções tomadas, não é possível erradicar completamente certos riscos residuais no fluxo de produção da indústria automóvel.

Acima de tudo, quando as principais fontes de perigo no trabalho com veículos elétricos são a formação de arcos elétricos de curto-circuito e descargas eletrostáticas. Aplicando-se o mesmo à produção da peça mais importante da eletromobilidade, que é a bateria.

Proteção contra produtos químicos na produção de células de bateria

Quando se trata de selecionar o EPI adequado é importante identificar primeiro a área exata de aplicação. Ao fabricar células de bateria individuais para o sector da eletromobilidade, o principal risco é o contacto com produtos químicos necessários que danificam a pele. Por conseguinte, as pessoas que trabalham com estes produtos necessitam de luvas de proteção química, entre outros equipamentos de proteção.

Assim sendo, as luvas de segurança descartáveis uvex u-fit são uma boa solução, oferecendo uma proteção variada. Evitam que as mãos entrem em contacto com ácidos, álcalis, sólidos ou soluções salinas aquosas, apresentando um bom nível de resistência mecânica. Por outro lado, são flexíveis e adequadas para tarefas de montagem de precisão, como as envolvidas na produção de células.

As luvas uvex rubiflex ESD NB35A também oferecem proteção contra produtos químicos e são igualmente antiestáticas. Isto é particularmente importante para o trabalho efetuado em áreas com risco de explosão. Além disso, a aderência da luva em condições de humidade é impressionante.

Do mesmo modo, as luvas de montagem mais leves da sua classe - as uvex phynomic airLite A ESD - são ideais para a montagem de precisão de componentes finos. Protegem a pele contra cortes e salvaguardam os componentes de trabalho contra cargas eletrostáticas.

Graças à tecnologia proDERM®, as luvas têm formato ergonómico garantindo uma sensação de conforto, mesmo quando usadas durante longos períodos de tempo. Isto é particularmente importante em termos de aceitação do EPI por parte dos trabalhadores. Pois só quando o equipamento de proteção ocupacional é usado é que pode servir o seu propósito.

A possibilidade de os trabalhadores utilizarem ecrãs tácteis enquanto usam luvas contribui para o seu uso. Afinal, não há nada mais incómodo durante o processo de trabalho do que ter de calçar e descalçar constantemente as luvas.

Além disso, para proteger o rosto dos eventuais salpicos dos líquidos das baterias, alguns dos quais são cáusticos, é aconselhável usar uma viseira. Os modelos como o protetor facial uvex pheos já estão pré-montados e portanto, prontos a serem utilizados de imediato.

A proteção facial em policarbonato não é apenas resistente a produtos químicos, mas também antiembaciamento e antirriscos, garantindo uma visão clara em todos os momentos. Com posições de bloqueio variáveis e uma posição central da cabeça com um amplo apoio para o pescoço, a viseira é muito confortável e o seu design aerodinâmico permite a máxima liberdade de movimentos. Afinal de contas, o EPI foi concebido principalmente para proteger e não para restringir.

Parte do processo de fabrico na indústria automóvel em relação às baterias para veículos elétricos tem lugar numa sala limpa. Isto representa outro desafio para os EPI. As salas limpas exigem que os utilizadores usem vestuário de proteção que não permita que quaisquer partículas ou líquidos entrem em contacto com o corpo e que seja livre de fiapos e antiestático para não danificar os materiais em processamento.

O fato de proteção química uvex 5/6 comfort em polipropileno fiado leve com película de polietileno é um fato de proteção descartável, adequado para utilização em salas limpas, em conformidade com a classe 8 da norma ISO 14644-1. Acima de tudo, é isento de silicone, respirável, ajusta-se perfeitamente graças ao elástico na cintura e possui presilhas para o dedo médio para evitar que as mangas deslizem pelos braços.

Proteção contra arcos elétricos e descargas eletrostáticas durante a montagem da bateria

Os arcos elétricos de curto-circuito ocorrem em várias situações, nomeadamente quando os componentes carregados eletricamente entram em curto-circuito. Isto pode acontecer quando os componentes não estão devidamente isolados ou entram acidentalmente em contacto uns com os outros.

Se os respetivos componentes funcionarem com baixa tensão, é provável que os cabos sejam danificados. Contudo, no caso de componentes de alta tensão, tais como baterias para veículos elétricos, existe uma grande probabilidade de risco para a vida e de integridade física.

Por isso, é essencial para as pessoas que montam essas baterias usem vestuário de proteção durante o trabalho, assim como viseiras para arcos elétricos de curto-circuito e luvas para aplicações de alta tensão que cumpram com os requisitos de várias normas de segurança.

Na montagem de baterias para veículos elétricos, as mãos são outro ponto central de contacto com potenciais fontes de perigo. Para trabalhar em sistemas de alta tensão, é por isso aconselhável usar luvas de eletricista uvex power protect V1000 em látex natural para propriedades de isolamento excecionais. O material é resistente ao óleo mineral e é flexível mesmo a temperaturas frias.

Além disso, as luvas de segurança uvex arc protect g1, que oferecem proteção especial contra arcos elétricos de curto-circuito e descarga térmica, são compatíveis com as luvas acima mencionadas. São feitas de uma mistura de material resistente à chama e são extremamente confortáveis de usar graças ao seu conteúdo de algodão. Em conjunto, os dois tipos de luvas oferecem uma excelente proteção, conforto e uma sensação tátil excecional.

O conceito de que uma pessoa não está totalmente protegida se não estiver salvaguardada da cabeça aos pés aplica-se a esta situação. É por isso que é crucial prestar atenção extra a estas partes do corpo quando se trata de trabalhadores envolvidos na montagem de baterias. Para além das viseiras para proteção do rosto, é essencial um capacete adequado.

O capacete de segurança uvex pheos E-WR oferece uma proteção confortável para trabalhos elétricos. É leve, ventilado e pode ser combinado com outros EPI, como óculos de proteção, abafadores de ruído ou mesmo gorros de inverno. O capacete é ideal para trabalhos elétricos graças ao seu invólucro totalmente fechado. Sempre que um capacete de segurança não seja obrigatório, os bonés de proteção, como o uvex u-cap sport, protegem a cabeça e são aconselhados.

É precisamente na produção de células e baterias que é necessária uma proteção respiratória particularmente elevada para determinadas etapas de produção. A UVEX oferece uma variedade de máscaras preformadas e dobráveis nas classes FFP1 a FFP3 para este fim. A máscara uvex silv-Air e 7233 com filtragem de partículas FFP2 convence pelo facto de ter uma baixa resistência à respiração e um ambiente respiratório ótimo graças às válvulas de expiração e inalação.

Todos os respiradores da UVEX são particularmente confortáveis de usar, mesmo durante longos períodos de tempo, uma vez que podem ser facilmente ajustados a diferentes formas faciais. Isto é verdade para a máscara de proteção respiratória uvex silv-Air e 7317 reutilizável FFP3 preformada com fixação de quatro pontos na cabeça e uma faixa de cabeça extra larga.

O conforto é também extremamente importante quando se trata da proteção dos pés, uma vez que é essencialmente a base para um trabalho ergonómico. Por este motivo, o calçado de segurança UVEX não só cumpre os requisitos de segurança, como também foi concebido para proporcionar o máximo conforto.

Além disso, os sapatos de segurança uvex 1 sport, por exemplo, apresentam um design elegante que está longe dos sapatos de segurança tradicionalmente volumosos. Leves e fabricados com materiais isentos de crómio, silicone e plastificantes, estes sapatos de segurança são o companheiro perfeito para o trabalho diário. São particularmente adequados para a indústria automóvel na produção de automóveis elétricos, uma vez que cumprem a especificação ESD com uma resistência a fugas inferior a 35 megaohms.

Para um conforto ainda maior do utilizador, os sapatos de segurança UVEX podem ser complementados com palmilhas uvex tune-up Medium. Os trabalhadores que se mantêm de pé durante longos períodos de tempo beneficiarão particularmente do apoio do arco do pé. Este tipo de apoio permite a prevenção efetiva de dores nos pés.

Uma proteção excecional que alivia a tensão do corpo durante o trabalho na indústria automóvel com a produção de veículos elétricos

As cargas e os riscos envolvidos na produção de veículos elétricos são semelhantes aos dos veículos com motores de combustão interna. Estes incluem, por exemplo, ruído, faíscas, peças metálicas com arestas vivas, etc. Há também locais de trabalho que exigem trabalho constante em pé, ajoelhado ou suspenso.

Por outro lado, na produção de automóveis elétricos, existe também o risco de componentes de alta tensão, especialmente durante a instalação da parte elétrica do veículo.

Por isso, é particularmente importante a proteção das mãos contra descargas eletrostáticas, assim as luvas ESD da UVEX oferecem uma proteção ótima num ambiente eletrificado. Não só protegem o utilizador de choques elétricos potencialmente fatais, como também evitam que as descargas elétricas danifiquem os componentes dos automóveis elétricos.

As luvas de proteção química uvex rubiflex ESD são constituídas por um revestimento especial NBR condutor com uma resistência de contacto inferior a 108 ohms. Para além da proteção inovadora em áreas ESD de acordo com a norma DIN EN 16350: 2014, a uvex phynomic airLite A ESD é adequada para trabalhos precisos nos componentes mais pequenos. Por outro lado, esta luva com a sua compatibilidade perfeita aos ecrãs tácteis e uma aderência impecável é a escolha perfeita para utilização no fabrico de automóveis elétricos.

Por todas estas razões, o EPI para os trabalhadores da montagem de veículos deve ser capaz de satisfazer uma vasta gama de requisitos. O objetivo é que o vestuário e o equipamento de proteção sejam utilizados sem interrupção. Para tal, não só têm de cumprir com as normas de segurança aplicáveis, como também não devem representar, de forma alguma, um fardo adicional para os seus utilizadores.

Vestuário de proteção para todas as aplicações

Quando se trata de proteger os trabalhadores em salas limpas, o vestuário de proteção profissional da gama uvex suXXeed é a escolha ideal. O nome representa os mais elevados padrões de segurança, juntamente com um conforto sem compromissos. Multifuncional, retardador de chamas, resistente e no entanto, suave e confortável para a pele - estas qualidades tornam a coleção uvex suXXeed indispensável para aplicações na indústria e no comércio.

Ao mesmo tempo pelo facto de muitas pessoas também optarem por usar a gama no seu tempo livre mostra que o conceito suXXeed é fiel ao seu nome. Um bónus adicional é que o vestuário suXXeed pode ser encomendado com a marca da empresa. Isto permite que os trabalhadores apresentem uma imagem consistente da empresa quando lidam com os clientes, por exemplo, quando um veículo elétrico tem de ser inspecionado numa oficina.

Com reforço nos joelhos e bolsos interiores para joelheiras, as jardineiras de trabalho uvex suXXeed são particularmente práticas para a área da produção automóvel. As inserções de estiramento mecânico significam que as jardineiras se movem consigo para um ajuste perfeito. Os bolsos laterais e os bolsos de peito oferecem espaço para uma régua dobrável, canetas, um telemóvel e outras ferramentas que precisam de estar sempre ao alcance.

A t-shirt uvex suXXeed ESD é electrostaticamente condutora e certificada em conformidade com a norma IEC 61340. Com um design sem costuras e TENCEL® que absorve a humidade, a T-shirt é também muito confortável de usar.

Num tecido misto durável, os casacos Realworker para homens e mulheres mostram que os pormenores fazem uma grande diferença: os casacos permanecem no lugar mesmo quando os braços estão levantados. Esta é uma vantagem decisiva quando os trabalhadores repetem um movimento frequentemente, como quando trabalham numa linha de produção.

Proteção auditiva e maior segurança no trabalho

E por último, mas não menos importante, o trabalho na produção automóvel envolve um elevado nível de ruído. No entanto, o ruído contínuo é um grande perigo para a saúde. Não é só o ouvido que sofre com o stress extremo, mas também o resto do corpo, uma vez que o ruído pode ter um impacto negativo no sistema cardiovascular.

Por conseguinte, é essencial uma boa proteção auditiva para os trabalhadores da indústria automóvel. Mas o cerne da questão é que os empregados ainda precisam de ser capazes de ouvir instruções ou sinais de aviso, a fim de evitar situações perigosas. Por esta razão, uma proteção auditiva bem pensada não só protege o tímpano, como também desempenha um papel na segurança geral do trabalho.

Os tampões auditivos reutilizáveis uvex whisper+ são fáceis de limpar, o que os torna ideais para ambientes de trabalho com muito pó e sujidade. Isto é um dado adquirido na produção de veículos, bem como em oficinas de reparação. Os tampões para os ouvidos reduzem o nível de ruído até 27 decibéis e cumprem a norma EN 352-2, bem como os requisitos adicionais para a audição de sinais. Com um acolchoamento extra-suave para os ouvidos, os protetores auriculares de capacete com íman uvex pheos K2P são compatíveis com o sistema de capacete uvex pheos.

Além disso, a uvex oferece proteção auditiva otoplástica individualmente ajustável, especialmente para ruído contínuo ou ruído de impulso até 112 decibéis, para garantir uma audição direcional e ambiente ótima. Esta proteção também pode ser combinada com aparelhos auditivos e é a solução ideal para a proteção auditiva em locais de trabalho industriais que requerem muita comunicação.

Com as suas gamas de equipamentos de proteção individual concebidos especialmente para o sector dos veículos elétricos, a UVEX pretende minimizar os riscos a que os trabalhadores estão expostos. Para que o EPI possa proteger as mãos, a cabeça e o corpo da melhor forma possível, os elementos individuais devem ser concebidos de modo a serem compatíveis entre si. É por isso que a TECNIQUITEL oferece aconselhamento especializado adaptado aos requisitos individuais no sector da eletromobilidade.

Saiba mais sobre o equipamento de segurança no trabalho para o sector da eletromobilidade subscrevendo a nossa Newsletter.

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
20 de Março de 2024

Deixe um comentário

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND