extintor de co2

Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Entenda o funcionamento do extintor de CO2 e para que serve

O extintor de CO2 deve ser um equipamento padrão para instalações com risco de incêndio elétrico, tais como Escritórios, Lojas, Escolas e Hospitais. Este tipo de meio de combate a incêndios é frequentemente utilizado em conjunto com extintores de espuma, uma vez que cobrem a grande maioria dos riscos de incêndio suscetíveis de serem encontrados em ambientes internos.

O extintor CO2 é um dispositivo que está sob pressão permanente, mas trata-se apenas de uma particularidade. Devido às suas características físicas, assim como, a pressão entre 50 kg a 60 kg/cm2, quando este extintor se encontra à temperatura ambiente o agente de extinção dióxido de carbono (CO2) permanece em dois estados (líquido e gasoso).

Quando o extintor de CO2 é utilizado ocorre a vaporização, ou seja a (transformação deste agente extintor do estado líquido para gasoso) produzindo assim uma temperatura negativa de aproximadamente -78º C.

Neste artigo vamos entender melhor o extintor CO2 e qual a sua mais-valia. Leia agora e comente!

Perceba como funciona o gás pressurizado do extintor de CO2

Se verificar atentamente, o extintor de CO2 não dispõe de manómetro. Ele é composto por um tubo sifão, uma válvula de controlo de descarga e uma agulheta ou difusor. Nos extintores de CO2 de maior dimensão, existe ainda uma mangueira ligada à válvula.

Por sua vez, o difusor é multifuncional: assegura as condições perfeitas para a expansão do dióxido de carbono e garante ainda uma pulverização eficiente e segura orientada para as chamas.

O extintor de CO2 no seu interior tem uma garrafinha com gás inerte. Este componente garante a propulsão do agente extintor CO2, ocupando uma parte do volume interno do corpo do extintor. Em alguns extintores de CO2, principalmente os de maior dimensão, esta garrafinha é substituída por uma garrafa externa.

No extintor de CO2 existe ainda um manípulo. Quando é retirada a cavilha de segurança e se pressiona a alavanca do extintor de CO2, o disco que veda a garrafinha é perfurado libertando o gás propulsor para o interior do corpo do extintor.

No caso do extintor de CO2 com garrafa externa, esta dispõe de um pequeno volante na entrada. Ao rodar este volante a garrafa é aberta, libertando assim o gás propulsor para o interior do tubo de descarga.

Após este processo se concluir, o gás expande-se no interior do corpo extintor, pressurizando-o e misturando-se com o agente extintor. Este é projetado e dirigido para as chamas, através de uma mangueira ligada ao extintor. A descarga pode ser controlada por meio de uma pistola difusora ou agulheta.

O dióxido de carbono do extintor de CO2 atinge os -78ºC

O agente extintor CO2 encontra-se armazenado sobre pressão, em estado liquefeito, à temperatura ambiente. Por isso mesmo, o CO2 ao vaporizar-se sob a forma de neve carbónica pode atingir temperaturas negativas na ordem dos -78ºC, sendo normal existir formação de gelo no difusor.

Academia de Treino TECNIQUITEL

Devido a este fator é preciso ter especial atenção ao usar os extintores CO2, de modo a nunca orientar o agente extintor para pessoas ou animais.

A propagação do CO2 é gerada pela pressão existente no interior do extintor, devido à tensão do vapor do próprio agente extintor.

Como deve usar os extintores de CO2 em segurança?

Deve utilizar o extintor de CO2 apenas para combate a incêndios de pequena dimensão.

O extintor de CO2 deve estar visível e de fácil acesso. Nunca deve estar tapado de forma a dificultar a sua acessibilidade.

É recomendado que o nível da pressão do extintor de CO2 seja o correto.

Antes de utilizar o extintor deve verificar se existe alguma obstrução do agente extintor ao nível da mangueira.

Deve ter atenção aos sinais de deterioração do extintor e verificar se existem fugas, ferrugem, cavilha de segurança danificada, assim como outros sinais evidentes de desgaste.

No interior das salas, verificar se o extintor de CO2 está instalado perto das saídas.

O que deve fazer sempre quando utiliza extintores de CO2

Antes de utilizar um extintor de CO2 deve verificar se existe atrás de si um caminho livre para uma eventual fuga, caso exista algum descontrolo das chamas. É importante frisar que o extintor de CO2 tem uma segurança limitada, pois não foi concebido para fogos de grandes dimensões.

Nota: No caso de um incêndio assumir dimensões preocupantes deve afastar-se imediatamente e possibilitar a chegada de equipas de socorro externo, como os bombeiros.

Se leu este artigo até ao seu final e pretende saber mais sobre extintores de CO2 então confira o nosso post Saiba quais as vantagens e desvantagens dos extintores de CO2

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
8 de Maio de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND