Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Como funciona e quais as vantagens da Estação Meteorológica?

A estação meteorológica é um equipamento essencial para realizar o registo dos fenómenos climáticos. Estas estações coletam e analisam os dados e, desse modo, permitem a avaliação do clima local ou da região que é definida.

Este artigo esclarece os principais aspetos relacionados com este equipamento para auxiliar quem está à procura de entender melhor o seu funcionamento.

Algumas áreas de negócios dependem de uma boa condição climática para obterem êxito. Por conseguinte podemos mencionar o ramo da agricultura, construção civil e aviação.

Quando acontece uma mudança acentuada do tempo, por exemplo, a vida das pessoas que estão envolvidas na execução do trabalho dessas áreas pode inclusivamente ser colocada em risco ou mesmo a perda de uma safra inteira na agricultura. Este tipo de equipamentos é também bastante útil na prevenção e combate a incêndios rurais e florestais.

Estação Meteorológica

O que é uma estação meteorológica?

estação meteorológica é uma ferramenta que possui sensores capazes de medir as variáveis climáticas. Através destes sensores estas estações informam aos utilizadores as variáveis meteorológicas em tempo real. Assim sendo as estações meteorológicas são práticas e eficazes para realizar trabalho de campo.

Entre as diversas informações geradas com os registos destas estações estão a velocidade média de vento, temperaturas médias e máximas diárias, direção do vento, humidade relativa do ar e volume de chuva.

Contudo devemos destacar que a finalidade de uma estação meteorológica não é fazer uma previsão do tempo (apesar de algumas fazerem), mas sim possibilitar uma monitorização das variáveis climáticas.

De salientar ainda que estes dispositivos podem apresentar-se no formato portátil.

Esta instrumentação portátil também é projetada para ser capaz de recolher dados em momentos muito específicos e regra geral estão relacionados ao desempenho de atividades ao ar livre.

Muitos planos são interrompidos devido às condições meteorológicas. Graças a este tipo de estação, podemos conhecer as variáveis ​​atmosféricas para saber a previsão de chuva ou clima adverso.

Estes dispositivos não têm a mesma precisão de uma estação maior, mas são bastante úteis.

Está curioso para saber como funciona a estação meteorológica? Continue a ler o nosso post e tire todas as suas dúvidas!

Como funciona e que instrumentos tem uma estação meteorológica?

O objetivo principal de uma estação meteorológica é efetuar a recolha e a medição de dados climáticos. Recorrendo à utilização de instrumentos adequados é possível realizar uma análise que resultará numa monitorização de variáveis climáticas. Alguns desses instrumentos são:

Heliómetro – duração da ação do sol;

Barómetro – pressão atmosférica;

Anemómetro – velocidade e direção do vento;

Termómetro – temperatura do ar;

Piranómetro – radiação solar

Higrómetro – humidade relativa do ar;

Que tipos de Estações Meteorológicas existem?

Na generalidade, existem dois tipos de estações meteorológicas. Veja abaixo.

Academia de Treino TECNIQUITEL

Estação Meteorológica Automática

Estes modelos utilizam sensores digitais para a mediação de inúmeras variáveis, entre os quais, o vento, pressão atmosférica, temperatura, humidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, altura de nuvens até aos 1500 metros, entre outras.

Todos os dados são enviados para uma central, onde programas informáticos incluem todas as informações permitindo assim uma análise das condições climáticas.

As informações climáticas, no caso, das estações meteorológicas automáticas são recolhidas de minuto a minuto, a cada hora, estes dados são integrados e disponibilizados para serem transmitidos para uma central de meteorologia, via wireless, satélite ou GPRS.

Estação Meteorológica Convencional

A monitorização nesta situação é feita pessoalmente e com frequência por técnicos que recolhem os dados, por meio de instrumentos colocados numa determinada área, sistematizando estas informações e criando um banco de dados, onde incluem, temperatura, volume de chuva, tempo de insolação, pressão, evaporação, entre outras variáveis.

Estas medições são efetuadas quatro vezes por dia, rigorosamente às 00, 06, 12 e 18 UTC+00. Nas estações meteorológicas deste tipo, as monitorizações também são visuais, como o tipo de nuvem e a visibilidade. Ou seja, nos horários de observação à uma avaliação no que diz respeito à quantificação e classificação das nuvens naquele momento.

Vantagens em utilizar uma Estação Meteorológica

As informações transmitidas pelas estações meteorológicas são utilizadas para vários fins, o seu uso, é essencial para o sucesso e desempenho de atividades que dependem desses dados. Deixamos em baixo alguns exemplos.

Prevenção e Combate a Incêndios

As observações meteorológicas exatas são essenciais para a gestão segura tanto de fogos prescritos como de fogos que beneficiam dos recursos naturais.

Através da medição precisa de parâmetros tais como velocidade do vento, direção do vento, temperatura, humidade relativa, ponto de orvalho e precipitação, os bombeiros no terreno recebem avaliações fiáveis das condições atuais e melhores previsões meteorológicas. Tudo isto resulta em melhores previsões do comportamento do fogo.

A importância de medições oportunas e precisas não pode ser exagerada, uma vez que as condições meteorológicas afetam diretamente o comportamento do fogo e do fumo, o estado do combustível e a inflamabilidade e, em última análise, a segurança dos bombeiros e do público.

Pesca

Em cenários desfavoráveis ou que apresentem perigos ter informações sobre as condições meteorológicas pode proporcionar segurança aos trabalhadores do mar. Isto é, para barcos de menor dimensão é preciso verificar a velocidade do vento e a ocorrência de chuvas, uma vez que em mar aberto a navegação pode correr grandes riscos.

Além de que, muitas espécies de peixes estão sujeitas a determinadas condições climáticas, logo ajuda o pescador a verificar tais informações através das previsões meteorológicas.

Agricultura

Para o agricultor, analisar e acompanhar os dados climáticos permitem o planeamento das épocas de plantação, assim como, da colheita e produtividade de forma que nas épocas de maior chuva ou de extremo calor não prejudiquem a atividade.

Aeronáutica

No que diz respeito à aeronáutica, a previsão de tempo é extremamente importante porque possibilita conhecer em que condições as zonas de aterragem e descolagem se encontram e assim precaver situações inesperadas ou que coloquem em risco as operações.

Além disso, é possível efetuar um planeamento antecipado de rotas para o caso de existirem condições impróprias para efetuar o voo em segurança.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
7 de Março de 2023

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND