Equipamento de proteção para crianças

Partilhe este artigo

Saiba como proteger os seus filhos com equipamento de proteção em atividades que envolvam alguns cuidados.

É sabido que o verão é a melhor altura para projetos de construção, mas é também tempo de férias - e os infantários e escolas fecham frequentemente durante várias semanas para as férias de verão.

Por outro lado, isto significa que os pais que estão a construir uma casa nova, a renovar uma já existente ou a trabalhar num grande projeto de bricolage têm de tomar conta dos seus filhos durante todo o dia. Mas como é que as crianças podem ser mantidas em segurança quando estão com os pais no “estaleiro de construção”?

Nesta publicação do blog, leia sobre o equipamento de proteção para crianças que as acompanhará durante o verão na construção, bem como na jardinagem e noutras atividades de lazer de verão.

Um fascínio pela construção

Não há dúvida de que os estaleiros de construção são locais muito interessantes para as crianças, sobretudo porque há muitas ferramentas e máquinas diferentes para ver! Quem é que nunca viu gruas e escavadoras a trabalhar quando era criança?

E mesmo que se trate apenas de um pequeno estaleiro que não necessite de equipamento tão grande - por exemplo, se estiver a ser construída uma nova casa de verão ou a ser criado um novo caminho ou um pequeno lago - continua a ser extremamente fascinante ver algo novo a nascer, um grande poço de escavação a ser escavado, paredes a serem erguidas tijolo a tijolo, etc.

E, claro, as crianças interessar-se-ão automaticamente se o estaleiro de construção for na sua própria casa. Muitas adoram fingir que são construtores e brincar com blocos de construção e brinquedos para construir estruturas imaginativas. Quando veem ferramentas reais a serem utilizadas num estaleiro de construção real, querem naturalmente participar na ação.

Mas as crianças não querem apenas ver os pais a trabalhar, também querem dar-lhes uma ajuda! Se lhes for permitido assumir certas tarefas, isso não só ajuda a evitar o tédio durante as férias, como também dá um impulso significativo à sua confiança.

Além disso, cria as bases para um interesse na aquisição de competências artesanais e técnicas quando forem mais velhos, algo de que as crianças podem beneficiar mais tarde na vida.

Fazer as coisas com segurança: trabalhar em projetos familiares com crianças

Um projeto de construção pode ser uma excelente oportunidade para os pais trabalharem num projeto empolgante em conjunto com os filhos. Para que as crianças tenham um sentimento de realização e orgulho, as tarefas que realizam devem ser adequadas à sua idade. Por exemplo, as crianças mais pequenas, cujas capacidades motoras ainda não estão muito desenvolvidas, não devem utilizar ferramentas com as quais se possam magoar. Por outro lado, uma criança mais velha pode martelar um prego com um martelo ou serrar um pedaço de madeira à medida, lixá-lo, etc., tudo sob supervisão, claro.

Dica: Não há limites de idade gerais para quando e em que medida as crianças podem brincar aos construtores num estaleiro de construção ou noutro projeto de bricolage que possa ser realizado na sala de passatempos, por exemplo. Os pais devem, por isso, confiar no seu próprio julgamento quanto ao que os seus filhos serão capazes de fazer sem problemas e atribuir-lhes pequenos "trabalhos" em conformidade.

A segurança está sempre em primeiro lugar. É por isso que as crianças nunca devem ser deixadas sem supervisão quando estão num estaleiro de construção. Afinal de contas, não se trata de um local para brincar e aprender, mas sim de um sítio onde existem muitas fontes de perigo.

Especialmente quando estão a ser realizados trabalhos críticos que são potencialmente muito perigosos para todos e não apenas para as crianças, deve ter-se o maior cuidado para garantir que as crianças se mantêm a uma distância suficientemente segura. As crianças também devem ser mantidas sempre afastadas de cantos de edifícios não seguros.

Além disso, o equipamento de proteção para crianças é um componente importante que - tal como o vestuário de proteção para adultos - ajuda a proteger de ferimentos partes do corpo particularmente expostas, como as mãos ou os joelhos. Reforços especiais incorporados em peças de vestuário, como calças ou tops, evitam ferimentos mais graves em caso de contacto com objetos pontiagudos ou afiados (que estão frequentemente presentes nos estaleiros de construção).

É por isso que as crianças devem receber vestuário de proteção do seu tamanho - e não usar as luvas de proteção do pai, que serão demasiado grandes para elas, por exemplo. É verdade que as crianças adoram vestir-se como adultos. Mas, especialmente no que diz respeito ao equipamento de proteção pessoal, é importante certificar-se de que este lhes serve realmente.

Tal como acontece com o vestuário de proteção normal usado no comércio e na indústria, é muito importante que o equipamento de proteção individual usado durante os tempos livres se ajuste corretamente. Só quando os dispositivos protetores são usados corretamente é que podem proporcionar todo o seu efeito protetor.

Equipamento de proteção para crianças: luvas de segurança para crianças

Os pais devem, por isso, estar atentos ao vestuário de proteção em tamanhos mais pequenos, por exemplo, luvas de segurança para mãos pequenas que querem ajudar. Recomendamos as luvas uvex phynomic XG para crianças. Estão disponíveis a partir do tamanho de mão 3. Isto corresponde a uma circunferência da mão de 144 milímetros e um comprimento de 118 milímetros. O tamanho de mão 4, com dimensões de 156 e 133 milímetros, também está disponível para crianças mais velhas. As luvas robustas e resistentes à abrasão são perfeitas para todos os tipos de trabalho e oferecem proteção mecânica quando se realizam trabalhos que exigem destreza. São revestidas com espuma de polímero aquoso Xtra-Grip, que garante uma aderência segura mesmo em superfícies escorregadias ou oleosas.

Tal como os adultos, é mais provável que as crianças usem luvas de segurança que sejam agradáveis contra a pele. As mãos não devem transpirar e as luvas devem restringir a mobilidade o menos possível.

As uvex phynomic XG kids, por exemplo, garantem estes dois aspetos. Cumprem os requisitos da norma OEKO-TEX® Standard 100 e a compatibilidade com a pele, mesmo após um uso prolongado, foi confirmada dermatologicamente pelo Instituto proDERM de Investigação Dermatológica Aplicada. Isto garante uma proteção total das mãos das crianças durante os trabalhos manuais.

Calças de trabalho robustas para joelhos saudáveis - equipamento de proteção para crianças

Para os trabalhos no solo, os profissionais apostam em calças de trabalho com joelhos reforçados. Isto não só protege a pele na zona dos joelhos de abrasões desagradáveis, como também torna as próprias calças muito mais duráveis. Esta é também uma grande vantagem para o vestuário infantil, uma vez que as crianças gostam de deslizar sobre os joelhos quando brincam no interior e no exterior.

No entanto, as calças normais normalmente não sobrevivem incólumes durante muito tempo quando tratadas desta forma. Com calças de trabalho reforçadas nos joelhos, como as uvex tune-up para crianças, os pais podem matar dois coelhos com uma cajadada só, por assim dizer, porque também são ótimas para idas ao parque infantil, etc.

Já populares entre os artesãos, estas calças estão agora disponíveis numa versão para crianças, para raparigas e rapazes, e oferecem as mesmas características que as originais, incluindo as inserções CORDURA® nos joelhos e os práticos bolsos laterais e traseiros. Estes são também reforçados no interior com o material extremamente robusto, o que torna o revestimento interior do bolso muito durável - independentemente do que é colocado lá dentro.

Além disso, nos bolsos estão fixadas presilhas especiais para ferramentas, para que as crianças tenham sempre à mão todas as ferramentas de que necessitam para os seus pequenos projetos de artesanato. As crianças adoram vestir-se como os pais - isso também torna ainda mais divertido o trabalho com elas!

Os adultos também apreciam o conforto destas calças de trabalho com reforço nos joelhos. A mistura de material com 35% de algodão e as fendas de ventilação integradas evitam a acumulação de calor na pele - mesmo em temperaturas quentes ou durante atividades com suor. Como também têm um corte elegante, muitas pessoas também gostam de as usar mesmo quando não estão a fazer bricolage - e as crianças estarão sempre bem vestidas para as suas aventuras emocionantes.

Equipamento de proteção para crianças: Proteção para os ouvidos sensíveis das crianças

Por vezes, o barulho pode ser muito elevado num estaleiro de construção, por exemplo, quando a serra circular ou o martelo pneumático estão a ser utilizados. No entanto, a audição das crianças é particularmente sensível e pode ser gravemente afetada pela exposição prolongada a ruídos fortes. Os pais devem, por isso, certificar-se de que os seus filhos dispõem de uma proteção auditiva de elevada qualidade. E o mesmo se aplica aqui: deve ajustar-se corretamente à criança para garantir o efeito protetor total.

É por isso que a proteção auditiva para adultos só é adequada para crianças até um limite muito limitado. Por exemplo, os tampões para os ouvidos que têm de ser inseridos no canal auditivo não devem ser utilizados de todo. Os tampões são simplesmente demasiado grandes para os canais auditivos das crianças e é difícil verificar do exterior se a proteção auditiva está a ser usada corretamente. Os protetores auriculares especialmente concebidos para a largura da cabeça das crianças são, por isso, mais úteis.

Por exemplo, os protetores de ouvido uvex k junior são adequados para crianças dos três aos doze anos. O comprimento da bandolete pode ser ajustado individualmente à forma da cabeça da criança e, graças ao acolchoamento macio e ao peso reduzido de apenas 167 gramas, não é desconfortável mesmo quando usado durante longos períodos.

As almofadas grossas absorvem até 29 decibéis de som. E quando o projeto de construção em casa estiver concluído, os protetores auriculares, que estão disponíveis em quatro cores fantásticas, também podem ser utilizados em eventos musicais, por exemplo, e ainda por cima têm um aspeto muito giro.

Características de qualidade do vestuário de proteção para crianças

A seleção de vestuário de proteção em tamanhos para crianças está em constante crescimento. No entanto, isto também torna mais difícil escolher o vestuário adequado para os seus filhos. Os equipamentos de proteção de que os seus filhos necessitam dependem da utilização que lhes será dada. Por exemplo, recomenda-se a compra de capacetes para pequenas obras, calçado de segurança, óculos de proteção e muito mais.

Além disso, os pais devem prestar especial atenção aos seguintes pontos quando compram produtos de proteção para os seus filhos em geral:

Propriedades de proteção: O equipamento de proteção individual (EPI) para crianças oferece propriedades de proteção tão boas ou até melhores do que o equipamento para adultos?

Substâncias nocivas: O vestuário de proteção para crianças está etiquetado com marcas de qualidade têxtil adequadas?

Conforto do utilizador: As crianças sentem-se confortáveis com o vestuário de proteção?

Adequação ao uso quotidiano: O vestuário de proteção também pode ser utilizado no parque infantil, etc.?

Tanto para as crianças como para os adultos, com o equipamento de proteção adequado, nada impedirá um verão de construção bem-sucedido e seguro. É por isso que os adultos devem dar um bom exemplo aos seus filhos e lembrarem-se sempre de usar corretamente o seu vestuário de proteção.

Gostaríamos que nos falassem sobre os projetos em que estão a trabalhar atualmente ou que planeiam realizar e que envolvem ativamente os seus filhos? Estamos ansiosos por ler os vossos comentários!

Precisa de informações sobre os equipamentos de proteção UVEX disponíveis em tamanhos para crianças? A TECNIQUITELestá à sua disposição para o aconselhar e indicar qual o EPI mais adequado para si, enquanto adulto, para trabalhar em projetos de construção em casa ou no jardim no nosso artigo "Vestuário de proteção para jardinagem e paisagismo - EPI para a primavera".

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
26 de Março de 2024

Deixe um comentário

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND