detetores de monóxido carbono

Partilhe este artigo

Detetores de monóxido de carbono podem salvar vidas no trabalho

O monóxido de carbono é um gás inodoro e incolor que pode ser mortal em altas concentrações. Por conseguinte para proteger os funcionários no ambiente laboral em determinadas indústrias é importante instalar detetores de monóxido de carbono nas instalações de trabalho.

Não subestime os riscos do monóxido de carbono. Saiba mais sobre como estes dispositivos de deteção de gases funcionam e como podem ajudar a prevenir acidentes de trabalho e salvar vidas.

detetores de monóxido de carbono

O que é monóxido de carbono e como ele é perigoso?

O monóxido de carbono é um gás tóxico que pode ser produzido por aparelhos que queimam combustíveis como gás, óleo, carvão e madeira. Quando inalado, ele liga-se à hemoglobina no sangue, impedindo que o oxigénio seja transportado para as células do corpo. Esta situação pode levar a sintomas como dor de cabeça, náuseas e tonturas. Em casos graves, pode ser fatal.

É importante estar ciente dos riscos do monóxido de carbono e tomar medidas para proteger os funcionários, incluindo soluções de engenharia de segurança que envolvem a instalação detetores de monóxido de carbono no seu local de trabalho.

Como funcionam os detetores de monóxido de carbono?

Os detetores de monóxido de carbono funcionam detetando a presença do gás no ar. Quando o nível de monóxido de carbono atinge um nível perigoso, o detetor emite um alarme sonoro para alertar as pessoas na área. É importante instalar detetores de monóxido de carbono em zonas onde os aparelhos que queimam combustíveis são usados, como é o caso das salas de máquinas, zonas de produção industriais, assim como cozinhas e a garagens.

Além disso é fundamental testar regularmente os detetores para garantir que eles estão a funcionando corretamente e substituí-los a cada cinco a sete anos. Lembre-se, os detetores de monóxido de carbono podem salvar vidas.

Onde devem ser instalados os detetores?

É importante instalar detetores de monóxido de carbono, seja em casa ou no local de trabalho, em áreas onde os aparelhos que queimam combustíveis são usados, como por exemplo cozinhas, sistemas de aquecimento, garagens ou parqueamentos em ambientes fechados, especialmente quando existe pouca ventilação.

Além disso, deve certificar-se de instalar os detetores em locais onde possam ser facilmente ouvidos em caso de alarme. Lembre-se, que os detetores de monóxido de carbono podem salvar vidas, então não subestime os riscos e instale-os hoje mesmo.

A segurança no trabalho é o princípio fundamental para que todas as atividades decorram sem imprevistos. Para quem trabalha em espaços confinados, a segurança requer medidas muito rígidas e deve ser preocupação diária de todos os membros das equipas implícitas.

Se trabalha neste tipo de cenários continue a ler de modo a entender porque deve usar estes dispositivos de deteção de gases em espaços confinados.

A principal causa de acidentes em espaços confinados, segundo a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) são os riscos atmosféricos e devem ser preferencialmente eliminados antes da entrada e mantidos sob controlo durante a permanência dos trabalhadores no interior dos espaços confinados.

Além do monóxido de carbono a concentração de outros contaminantes, a presença de inflamáveis e a percentagem inadequado de oxigénio, seja por deficiência ou enriquecimento, são riscos atmosféricos que podem provocar intoxicação e asfixia dos trabalhadores ou a formação de uma atmosfera inflamável/explosiva.

Quais são os sinais de alerta de envenenamento por monóxido de carbono?

Os sinais de alerta de envenenamento por monóxido de carbono incluem dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão, fraqueza e falta de ar.

Se você ou alguém apresentar esses sintomas no ambiente em que se encontra, então deve sair imediatamente para um local ao ar livre e chamar os serviços de emergência. Não volte a entrar no local em causa até que um profissional tenha verificado que é seguro fazê-lo.

Lembre-se, que o monóxido de carbono é um gás inodoro e invisível, então é importante existirem detetores de monóxido de carbono instalados sejam eles fixos ou portáteis para alertá-lo caso haja contaminação do ar que respira.

O que fazer se o detetor disparar?

Se o detetor de monóxido de carbono disparar, saia imediatamente para um local ao ar livre e chame os serviços de emergência. Mais uma vez alertamos que não volte a entrar até que um profissional tenha verificado que é seguro fazê-lo.

Não é demais repetir também como é importante testar regularmente os detetores de monóxido de carbono para garantir que eles estejam a funcionar corretamente e substituí-los a cada cinco a sete anos, de acordo com as instruções do fabricante.

Lembre-se, a prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes com monóxido de carbono, então certifique-se de ter os detetores montados nas instalações em causa e mantenha todos os aparelhos a gás em bom estado de funcionamento.

Se pretende saber mais sobre detetores de gases e como escolher o melhor para as suas necessidades então leia o nosso artigo Escolha um Detetor de Gases adequado às suas necessidades.

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
28 de Julho de 2023

Deixe um comentário

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND