UVEX 3 o melhor calçado de segurança para a construção civil.

Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

uvex 3 – o melhor calçado de segurança para a construção civil

Todos os anos, existem mais de 25.000 acidentes de trabalho em estaleiros da construção civil em Portugal. Isto representa mais cerca de 8% das pessoas que trabalham neste sector em todo o país! O risco de ferimentos num estaleiro de construção, como se pode deduzir destes números, é extremamente elevado.

O equipamento de proteção individual (EPI) que responde às exigências da indústria da construção é, portanto, essencial.

A estabilidade dos nossos pés é crucial quando se trabalha em estaleiros da construção civil, quer o solo esteja molhado, irregular ou seco. Por isso alargamos a nossa gama para incluir o calçado de segurança uvex 3 para o sector da construção.

Tal como todos os nossos produtos de segurança para o sector da construção civil, este novo grupo de produtos oferece a durabilidade e estabilidade necessárias, bem como o máximo conforto.

Neste artigo do blog irá descobrir todas as características especiais do uvex 3 e porque é que este equipamento de proteção ocupacional para proteção dos pés é a solução perfeita para o sector da construção civil.

1. uvex bionom x: guiado pela biomecânica

As aplicações pesadas envolvem influências externas que colocam grandes exigências ao calçado, à sua durabilidade e estabilidade. Assim, os trabalhadores do sector da engenharia de equipamento pesado, em estaleiros de construção civil ou em engenharia estrutural, por exemplo, exigem uma maior proteção dos pés.

No entanto, queixam-se frequentemente e sentem de que os seus pés têm de “trabalhar contra” o calçado em cada passo que dão. Palavras como “pesado”, “desajeitado” e “rígido” são frequentemente utilizadas. A razão pela qual os sapatos de segurança têm esta sensação deve-se ao facto de, durante o processo de conceção, os fabricantes se concentrarem principalmente na função de proteção do calçado e não no movimento natural dos pés de uma pessoa ao caminhar.

O resultado: os utilizadores sentem rapidamente fadiga e até mesmo dor como resultado da sobrecarga e da carga inadequada dos seus pés. No entanto, os pés – e por conseguinte, todo o corpo – só podem ter o seu melhor desempenho se a funcionalidade biomecânica essencial do corpo estiver alinhada com a funcionalidade do calçado.

O princípio uvex bionom x encarrega-se disso, tornando-o mais do que um simples princípio – poder-se-ia mesmo chamar-lhe uma filosofia de design. Foi desenvolvido pelo grupo de segurança UVEX sob a direção do especialista australiano em biomecânica, Dr. Caleb Wegener.

O novo modelo de calçado uvex 3 é um exemplo impressionante de como o corpo, o calçado e o ambiente se podem combinar para formar um todo harmonioso. Por exemplo, a sola deste sapato de segurança tem ranhuras ergonómicas, que se adaptam à estrutura anatómica do pé. Estas ranhuras funcionais garantem que a sola é extremamente flexível e antiderrapante.

Existem também várias aplicações na parte superior que têm em conta as características ergonómicas do pé: as costuras são minimizadas e posicionadas de forma a não pressionarem os tendões ou os nervos, enquanto as zonas específicas de compressão e expansão garantem um maior conforto desde o calcanhar até à biqueira.

Ao mesmo tempo, o sapato é particularmente robusto e oferece uma excelente proteção contra as exigências extremas de aplicações pesadas. Por exemplo, o piso do sapato de segurança antiderrapante tem sulcos profundos que garantem uma boa aderência mesmo em superfícies molhadas e escorregadias.

Para garantir que esta aderência se mantém durante todo o dia de trabalho, a forma única das ranhuras do piso impede a acumulação de sujidade nas solas. As solas dos sapatos sujas podem comprometer seriamente a segurança.

2. uvex i-PUREnrj: estabilização da absorção do choque com retorno de energia

Os pés têm de dar o seu melhor em cada passo, porque o peso do corpo que transportam é multiplicado pela energia cinética gerada ao caminhar. Se o trabalho de uma pessoa também envolve levantar e carregar pesos, a dor pode ser sentida não só nos pés, mas também ao longo da cadeia cinética – nos joelhos, nas ancas e nas costas, para dar apenas alguns exemplos. Isto ilustra a importância de um bom calçado como base para a saúde e para todo o sistema músculo-esquelético.

Academia de Treino TECNIQUITEL

É por isso que o calçado de segurança precisa de amortecimento. No sapato de trabalho uvex 3, a inovadora sola de poliuretano com tecnologia uvex i-PUREnrj pode absorver até 44 joules de energia de impacto no calcanhar, 2,8 vezes mais do que as solas de poliuretano convencionais e 2,2 vezes mais do que o exigido pela norma EN ISO 20345:2011.

Uma caraterística especial do uvex 3 é o retorno de energia em toda a sola. Suporta o movimento de marcha do pé com até 65% de retorno de energia na zona do calcanhar e até 68% de retorno de energia na zona do antepé. Isto dá impulso a cada passo e evita a fadiga prematura do pé. “Devagar” em vez de “trabalho duro” – a longo prazo.

A entressola uvex i-PUREnrj com maior absorção de choque já provou nos modelos da série uvex 1 G2 que, mesmo após 1.000 quilómetros percorridos, é pelo menos 29% melhor do que as solas de poliuretano padrão.

No entanto, os sapatos com um bom retorno de energia são muitas vezes um pouco instáveis porque as solas são relativamente macias para permitir amortecer os pés do utilizador. Para ajudar a estabilizar o pé, o uvex 3 tem um revestimento de espuma no calcanhar. Isto, por sua vez, reduz o risco de lesões, por exemplo, torção do tornozelo.

3. uvex waterstop e uvex climazone: manter os pés secos

Poucas coisas são tão desagradáveis como ter os pés molhados. Se os sapatos se encharcam facilmente e o material absorve a humidade, começam a pesar. É por isso que, ao trabalhar em ambientes húmidos, o calçado de segurança deve estar protegido contra a entrada de água. É aqui que a tecnologia uvex waterstop faz uma verdadeira diferença: o couro especialmente curtido do uvex 3 mantém os pés secos durante quatro vezes mais tempo do que o exigido pela norma para calçado de segurança.

Uma sensação desconfortável de humidade pode também resultar da transpiração excessiva dos pés em calçado de segurança que não seja suficientemente respirável. Durante um dia de trabalho ativo, como por exemplo no setor da construção civil, pode acumular-se uma quantidade de humidade equivalente a um copo de água inteiro! Não com o uvex 3: o inovador sistema de gestão climática do pé uvex climazone afasta a transpiração para o exterior, garantindo o máximo conforto e calçado de segurança que é sempre agradável de usar.

26 Perfurações na zona do tornozelo, no exterior e no interior do sapato, também apoiam a ventilação do pé, um elemento de design inteligente e uma referência ao ano em que a UVEX foi fundada – 1926.

4. uvex lacelock e uvex anklepro: estabilidade e proteção do tornozelo

Um sistema de atacadores inteligentes também desempenha um papel importante na garantia de que o pé permanece estável mesmo sob uma carga pesada.

É por isso que a uvex safety desenvolveu os ilhós especiais uvex lacelock. Estes são fixados lateralmente, de modo que a sua atadura proporciona um efeito estabilizador adicional para o tornozelo. Além disso, bloqueiam os atacadores de forma segura. Deste modo, elimina-se efetivamente o risco de tropeçar devido a atacadores abertos.

A seguir aos dedos, o tornozelo é provavelmente a zona do pé mais suscetível de sofrer choques. A pele é muito fina – e o impacto da força é particularmente doloroso. É aqui que se pode confiar no uvex anklepro. A proteção do tornozelo da uvex 3 absorve os choques com a ajuda de uma espuma particularmente absorvente de energia e ao mesmo tempo, garante uma ótima liberdade de movimentos na região do tornozelo.

5. Calçado de segurança sustentável: substâncias perigosas, não obrigado – reciclagem, sim, por favor

Outra caraterística da boa proteção dos pés: calçado de segurança isento de substâncias perigosas. As substâncias que constam da lista de substâncias perigosas proibidas pela UVEX também não são encontradas no fabrico do uvex 3.

No entanto, a uvex safety leva a sua missão de “proteger as pessoas” um passo crucial mais além. Uma vez que esta missão envolve responsabilidade não só para com o indivíduo, mas também para com a sociedade e especialmente para com o ambiente, a uvex safety coloca grande ênfase na sustentabilidade ao desenvolver todos os seus produtos.

No uvex 3, a palmilha é feita de fibras e espuma 100 por cento recicladas. Esta é uma boa ideia porque este componente do sapato de segurança está constantemente em contacto direto com o pé e sujeito a elevados níveis de desgaste. Por conseguinte, as palmilhas devem ser substituídas regularmente. Se forem feitas de material reciclado, tornam-se uma parte importante da luta para reduzir os resíduos de forma mais eficaz.

Interessado numa proteção para os pés que seja segura, leve e confortável e que tenha um design desportivo fantástico? Saiba mais sobre o novo sapato de segurança uvex 3.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
8 de Março de 2024

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND