Como devemos usar os extintores em caso de fogo.

Partilhe este artigo

YouTube TECNIQUITEL

Não sabe como usar Extintores de Incêndio em caso de fogo?

Como deve usar extintores de incêndio perante um fogo na fase inicial, sendo estes o meio mais eficaz para combater as chamas? A resposta a esta pergunta, apesar de parecer fácil e simples, nem sempre é correta e está na origem de muitos pequenos incêndios que se transformam em grandes catástrofes para empresas e trabalhadores.

Contudo, a lei obriga e as entidades patronais têm de cumprir com uma série de requisitos de proteção contra incêndios que devem existir nas empresas. O problema é que não basta possuir os equipamentos de proteção contra incêndios se as pessoas com mais probabilidade de atuar num pequeno foco de incêndio não conseguirem extinguir o fogo de maneira eficaz.

Por essa razão é muito importante a maioria das pessoas saber como utilizar um extintor para o combate a incêndios. Se já lhe surgiu a ideia de que poderá não ser capaz de utilizar um extintor em caso de incêndio, então este artigo é dirigido a si. Entenda como deve usar em segurança os extintores de incêndio e fique protegido.

A importância dos extintores de incêndio

Quão críticos são os extintores de incêndio para a sociedade em geral? Os extintores de incêndio são extremamente importantes, uma vez que são os mais utilizados para a proteção contra incêndios.

Em muitos casos são uma primeira linha de defesa e muitas vezes contêm ou extinguem um incêndio, evitando danos dispendiosos. Estes dispositivos frequentemente ignorados podem ser um componente chave para manter a sua segurança durante uma situação de emergência de incêndio.

Os proprietários de empresas veem por vezes os extintores de incêndio como latas vermelhas simplesmente penduradas na parede, e despesas de gestão do seu negócio. Mas estas latas vermelhas servem um propósito muito útil. O facto é que em milhões de empresas e estruturas não residenciais em todo o Mundo, os extintores de incêndio são a diferença entre um problema de incêndio menor e a destruição.

É importante referir que estes equipamentos podem suprimir um pequeno fogo ou controlá-lo até à chegada dos bombeiros, conforme já mencionamos em cima, mas o mais importante é poderem salvar vidas humanas.

Contudo, nunca é demais realçar que os extintores só são eficientes quando utilizados devidamente e em condições específicas. Por esse motivo torna-se extremamente importante saber utilizá-los corretamente, assim como conhecer os agentes extintores aplicáveis a diferentes cenários.

Quantos de nós conseguem lembrar-se dos exercícios de incêndio regulares na escola? Contudo, lembram-se também de aprender a usar um extintor de incêndios? Conhecer a forma correta de manusear extintores de incêndio é necessário se queremos permanecer seguros em qualquer situação de emergência de incêndio.

Em aproximadamente 80% de todos os incidentes de incêndio, um simples extintor portátil é tudo o que é necessário para apagar o fogo. Os estudos demonstraram também que 60% dos incêndios não são reportados oficialmente, pois correspondem a incêndios não graves que forem resolvidos facilmente com um extintor de incêndio.

Os extintores de incêndio desempenham um papel vital em qualquer plano de proteção contra incêndios em qualquer ambiente. São uma resposta de primeiros socorros ao fogo e podem ajudar a prevenir danos catastróficos à propriedade e mesmo a perda de vidas.

Se for proprietário de uma empresa ou propriedade, a legislação responsabiliza-o pelo fornecimento de equipamento adequado de combate a incêndios nas instalações – e a legislação estabelece que assegura a manutenção e inspeções regulares dos extintores de incêndio.

Conheça qual é o agente extintor mais adequado para cada situação

A classificação dos extintores de incêndio está sempre de acordo com o agente extintor que este contém. Como é natural, isto indica que cada incêndio deve ser combatido com o agente extintor apropriado à sua classe.

Deste modo, a proteção contra incêndios pode ser feita com extintores de água, extintores de dióxido de carbono, extintores de espuma ou extintores de pó químico.

O agente extintor atua de acordo com determinado comportamento, podendo agir sobre o fogo por arrefecimento, abafamento, inibição de reações químicas ou uma combinação destes fatores de atuação.

Veja em baixo nesta tabela, qual a classificação dos extintores de incêndio adequada para cada situação.

Adquira os seus extintores de acordo com os materiais que pretende proteger

O tipo de materiais e produtos a proteger deverá determinar a escolha correta dos extintores a comprar. O extintor de incêndio mais usual é o extintor ABC, pois são de utilização geral. Podem ser encontrados na maioria das instalações industriais ou edifícios.

Contudo, quando o perigo atinge equipamentos elétricos são aconselhados outros extintores com outro tipo de agentes extintores mais adequados, conforme já referimos.

Distribua e localize corretamente os seus extintores

Averiguar quais são os materiais e locais que devem ser protegidos, além de assegurar que as pessoas presentes em caso de incêndio não constituem um risco adicional na utilização de um determinado extintor são fatores críticos na prevenção e extinção de incêndios.

Existem sempre fatores adicionais a ter em conta. Se os extintores a utilizar forem de pó químico, em caso de uso, a visibilidade fica limitada. No caso da utilização de dióxido de carbono existe a possibilidade de asfixia por parte dos utilizadores se o espaço for fechado e reduzido. Existem ainda alguns agentes de extinção que podem estragar os materiais armazenados, tais como, aparelhos elétricos ou outros.

Depois de selecionar os extintores mais apropriados às necessidades, deve colocá-los em suportes de parede, podendo ainda colocar em suportes de chão para inserir os extintores. No entanto estes devem ficar em locais de fácil acesso, devidamente sinalizados e ao longo dos percursos normais, incluindo saídas.

Verificar se os extintores estão a uma altura de 1,2 m relativamente ao chão é também fundamental.

Veja como usar extintores corretamente

Se já conhece alguns dos nossos artigos sobre extintores de incêndio sabe que existem diversos agentes extintores. Se o seu extintor for de água, quando o utilizar é necessário ter a certeza de que não há qualquer equipamento elétrico sob tensão.

Se for o caso de existirem líquidos combustíveis, também não direcione o extintor de água na sua direção. É muito importante evitar que o jato de água disperse o combustível. O resultado seria propagar ainda mais o incêndio.

Deixamos aqui este vídeo da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) que ensina a utilizar um extintor corretamente:

Em caso de incêndio deve utilizar o extintor do seguinte modo:

Deve transportar o extintor na vertical

Segurar o manípulo do extintor

Remover o selo ou cavilha de segurança

Academia de Treino TECNIQUITEL

Apertar a alavanca

Chegar-se gradualmente ao foco de incêndio, mas não em demasia

Assegurar que as chamas não o surpreendem pelas costas

Dirigir o jato do extintor para a base das chamas

Caso esteja no exterior, deve atuar sempre no sentido do vento, nunca ao contrário

Cobrir toda a superfície das chamas, sempre a partir da base

Veja como deve proceder na utilização de outros tipos de extintores

Se utilizar extintores de água pressurizada, proceda da seguinte forma:

Retire a cavilha de segurança, caso o extintor seja de pressão permanente;

Levante a mangueira e pressione o gatilho;

Oriente o jato do extintor para a base do fogo;

Utilize este tipo de extintor apenas em fogos de classe A;

Não utilize este extintor em equipamentos elétricos.

Se utilizar extintores de espuma química, proceda da seguinte forma:

Virar o extintor ao contrário;

O jato dispara automaticamente e só finaliza quando a carga se esgotar;

Não utilizar este tipo de extintor em equipamentos elétricos.

Se utilizar extintores de dióxido de carbono (CO2), proceda da seguinte forma:

Remover a cavilha de segurança, caso o extintor esteja sob pressão continua;

Levante a mangueira;

Abra a válvula e aponte o difusor para a base do fogo;

Podem ser utilizados em todo tipo de incêndios.

Se os extintores de incêndio que usar forem extintores de pó seco, proceda do modo seguinte:

Remover a cavilha de segurança;

Levante a pistola difusora;

Carregue no gatilho;

Pode ser utilizado em todo tipo de incêndios;

Não deve utilizar este tipo de extintor em materiais eletrónicos, pois este causa danos neste tipo de equipamentos.

Depois destas orientações, sinta-se mais seguro para usar os extintores de incêndio. No nosso artigo “Perceba por que o extintor de pó químico ABC é o mais utilizado” indicamos conselhos que pode seguir para saber mais sobre como utilizar extintores em caso de incêndio.

Saúde Ocupacional TECNIQUITEL

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
30 de Janeiro de 2023

Deixe um comentário

NEWSLETTER TECNIQUITEL

Registe-se para receber informação relevante sobre as nossas Soluções de Segurança.

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND