A resposta ao título deste artigo é sim! O calçado de segurança é extremamente importante nos canteiros de obras para proteger os trabalhadores de perigos como queda de objetos, bordas afiadas, pregos pontiagudos e superfícies escorregadias.
Os sapatos de segurança apropriados para canteiros de obras fornecem a proteção necessária do pé, aumentando o conforto para facilitar o trabalho diário.
Tendo em vista as condições desfavoráveis normalmente encontradas nos canteiros de obras, o calçado de segurança utilizado nesses ambientes deve satisfazer determinados critérios, como a impermeabilidade à água, a resistência à perfuração e a presença de solas antiderrapantes.
A UVEX oferece equipamentos de proteção individual (EPI) de alta qualidade e ergonomia, concebidos para minimizar os riscos de acidentes de trabalho.
Este post destina-se aos empregadores que equipam os seus funcionários com calçado de segurança e exigem informações sobre orientações e classes de proteção.
Sapatos de trabalho para canteiros de obras fazem parte dos EPIs e devem atender a uma variedade de requisitos para garantir a proteção e o conforto dos funcionários. As funções básicas de proteção incluem:
Proteção do dedo do pé
Proteção de punção
Solas resistentes a deslizamentos
Estas características protegem contra riscos mecânicos. As classes de segurança para sapatos de proteção (S1, S2, S3) e a norma EN ISO 20345 definem os requisitos mínimos que um calçado de segurança deve cumprir.
Os sapatos com classe de proteção S3 são geralmente necessários em canteiros de obras, pois oferecem proteção abrangente, atendem às funções de segurança necessárias e também são adequados para uso externo em condições húmidas.
Sapatos de segurança no estaleiro de obras: O tipo apropriado de calçado de segurança a ser utilizado num canteiro de obras é determinado pelos riscos e exigências particulares inerentes ao projeto de construção em curso.
Por exemplo, os trabalhadores da construção civil que trabalham em ambientes húmidos ou operam máquinas perigosas podem beneficiar de um calçado de segurança da classe S3, enquanto os trabalhadores da construção civil em áreas menos perigosas podem estar bem equipados com o calçado de classe S1 ou S2.
Caso subsistam dúvidas quanto à seleção do calçado de segurança mais adequado para as atividades laborais em questão, recomenda-se a consulta de um especialista em produtos de calçado de segurança, a fim de auxiliar na escolha do equipamento apropriado.
As diferentes classes de proteção estipulam que o calçado de segurança para o estaleiro de construção deve cumprir determinados requisitos. Para as classes de proteção individuais, isto significa
Calçado de segurança S1:
Biqueira de proteção capaz de resistir a uma energia de, pelo menos, 200 joules
Propriedades antiestáticas
Absorção energética na área do calcanhar
Sola antiderrapante
Não repelente à água
Não é resistente a perfurações
Calçado de segurança S2:
Todas as funções do S1
Repelente de água
Proteção adicional em condições húmidas (para trabalhos ao ar livre)
Calçado de segurança S3:
Todas as funções de S2
Proteção contra a penetração
Resistente à água
Resistente ao combustível: Estes sapatos de segurança são resistentes a óleo, produtos químicos e substâncias industriais.
Sim, o calçado de segurança é obrigatório em canteiros de obras. Na Alemanha, eles são obrigados por lei a garantir a segurança dos funcionários. A obrigação decorre da Lei de Saúde e Segurança Ocupacional e dos regulamentos de saúde e segurança ocupacional, como a Portaria do Local de Construção e o Regulamento Geral de Prevenção de Acidentes.
Em Portugal, a obrigação de usar calçado de segurança em estaleiros de obra é regulada principalmente pelo Decreto-Lei n.º 348/93, de 1 de outubro, que estabelece as prescrições mínimas de segurança e saúde para a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) no trabalho. Este decreto, em conjunto com a Portaria n.º 988/93, de 6 de outubro, define as características e a utilização de calçado de proteção, incluindo calçado com biqueira de proteção para trabalhos em estaleiros.
Na Alemanha, a Associação de Seguro de Responsabilidade Civil do Empregador para a Indústria da Construção (BG BAU) estipula que os trabalhadores da construção civil em canteiros de obras devem usar pelo menos sapatos de segurança S3 de classe se entrarem em contato com perigos potenciais, como objetos afiados, cargas pesadas ou substâncias químicas.
O ambiente de trabalho duro nos canteiros de obras exige muito do calçado, uma vez que os trabalhadores da construção estão expostos a inúmeros riscos durante o seu trabalho.
Estes riscos exigem que o calçado de segurança para estaleiros de construção tenha caraterísticas e funções especiais para garantir a segurança e o conforto. Os requisitos mais importantes para o calçado de segurança em estaleiros de construção são
Proteção contra os perigos mecânicos
Sola resistente a deslizamentos
Resistência da água
Conforto e ergonomia
Estabilidade e proteção na área do calcanhar
Resistência química
Flexibilidade e liberdade de movimento
Resistência à durabilidade e à abrasão
Mecanismo de fecho e adaptabilidade
Inovações
O último ponto inclui requisitos adicionais, tais como almofadas antiderrapantes, materiais respiráveis e a classe de peso do calçado.
O calçado de segurança para estaleiros de construção não só é obrigatório, como também contribui eficazmente para a segurança no trabalho.
Existem muitos perigos nos canteiros de obras, como a queda de objetos, o aprisionamento ou esmagamento dos pés por máquinas, veículos ou andaimes.
Também é frequente haver objetos afiados ou pontiagudos no chão, como pregos, parafusos ou lâminas de facas de corte, que podem penetrar no pé. As lesões nos pés também podem ser causadas por cargas que rolam ou tombam.
Não é raro que o chão seja irregular ou mesmo escorregadio ou que cabos, tubos ou ferramentas constituam um verdadeiro perigo de tropeçar. Existe também o risco de queda de escadas ou andaimes. Além disso, existem outros riscos potenciais:
Produtos químicos: substâncias tóxicas ou corrosivas, como concreto, cimento, tintas, solventes ou adesivos.
Térmico: superfícies quentes ou líquidos, como na construção do asfalto e condições meteorológicas extremas.
Movimento da máquina: Veículos de estaleiros como escavadeiras, guindastes e caminhões.
Ao usar sapatos de trabalho, você minimiza possíveis lesões no pé. As lesões mais comuns relacionadas ao calçado de segurança para construção são muitas e variadas. Estes incluem lesões por esmagamento, lesões por punção, entorses e fraturas, queimaduras e queimaduras químicas, choque elétrico e problemas de pé a longo prazo devido à fadiga e desalinhamento.
A fim de assegurar a prevenção de tais lesões, é imperativo considerar as classes de proteção pertinentes ao adquirir calçado de segurança para uso na construção civil.
Veja também o nosso artigo sobre “Por que razão o Calçado de Proteção adequado é tão importante?”
Bons sapatos de segurança para o canteiro de obras devem cumprir uma série de funções, a fim de proporcionar uma proteção ideal para os pés e, ao mesmo tempo, oferecer um alto nível de conforto.
As funções de proteção:
A biqueira de proteção pode ser feita em aço ou em compósito
Proteção contra a penetração
Resistência ao deslizamento
Absorção de choque para aliviar as articulações e reduzir a fadiga.
Resistência térmica para trabalhar em temperaturas extremas
Resistência a influências externas:
Proteção contra a humidade
Resistência ao óleo, gasolina e produtos químicos
Isolamento contra o frio
Materiais resistentes à abrasão para maior durabilidade
Conforto e ergonomia:
Materiais respiráveis
Baixo peso por menos fadiga
Ajuste e amortecimento otimizados
Sola flexível para ajoelhamento mais fácil
Sola intermédia com amortecimento de choques para maior conforto
Funções adicionais práticas:
Laços: Sistema de ajuste BOA e sistema de fecho rápido
Proteção ESD (descarga eletrostática)
Elementos reflexivos para melhor visibilidade no escuro
Interior antibacteriano para melhor higiene
Veja o nosso artigo sobre “O Calçado de Segurança UVEX minimiza os acidentes laborais”
A UVEX oferece uma gama de botas de segurança para homens e mulheres que trabalham em estaleiros de construção ou em terrenos acidentados. Eis alguns modelos com as suas principais caraterísticas:
UVEX 3 MACSOLE
Este sapato de segurança está equipado com uma sola MACSOLE robusta que oferece excelente resistência ao deslizamento e abrasão. A parte superior é feita de couro de alta qualidade, o que garante durabilidade e proteção.
O sapato está em conformidade com a classe de proteção S3. É antiestático, tem uma sola resistente à perfuração, biqueira protetora e é repelente à água.
O design ergonómico também garante um alto nível de conforto, mesmo durante longos dias de trabalho no canteiro de obras. O UVEX 3 MACSOLE também está disponível com o prático Boa® Fit System. O fecho de torção assegura que o ajuste pode ser efetuado rapidamente e sem esforço.
UVEX 2 CONSTRUÇÃO
Especialmente desenvolvido para as exigências nos canteiros de obras, esta bota de proteção oferece uma combinação de segurança e conforto.
A sua parte superior é particularmente resistente às influências externas e a sola garante uma excelente resistência ao deslizamento em várias superfícies.
A UVEX 2 CONSTRUÇÃO cumpre todos os requisitos da classe de proteção S3 e é, por isso, ideal para a utilização na indústria da construção. Uma caraterística especial é o amortecimento otimizado na zona do calcanhar, que aumenta o conforto do utilizador e evita sinais de fadiga.
O calçado UVEX 2 CONSTRUÇÃO atende integralmente aos critérios da classe de proteção S3, sendo, portanto, adequado para utilização na indústria da construção. Uma particularidade notável reside na otimização do amortecimento na região do calcanhar, o que contribui para o conforto do utilizador e minimiza indícios de fadiga.
UVEX 3 ASPHALTPRO
Este modelo é especialmente concebido para utilização na construção de estradas e asfalto. A bota tem uma sola resistente ao calor que pode suportar temperaturas de até 300ºC e uma parte superior resistente que protege contra materiais quentes.
A categoria de proteção S3 garante uma proteção completa, incluindo a proteção contra os furos e a proteção dos dedos dos pés. Além disso, a sola foi concebida de modo a não deixar marcas no asfalto fresco, o que é particularmente vantajoso na construção de estradas.
UVEX 3 QUATRO
A UVEX 3 QUATRO é uma bota de segurança robusta que foi desenvolvida para aplicações exigentes em locais de construção difíceis e em ambientes industriais adversos.
O material da parte superior é feito em couro de grão integral resistente, reforçado com uma camada adicional de PU no calcanhar e na biqueira de GRP.
A tecnologia de alta qualidade da sola garante uma resistência segura à penetração do aço e uma absorção de choque confortável, que oferece um melhor retorno de energia.
A bota está em conformidade com a classe de proteção S3. Graças a uma tecnologia inovadora e a um design otimizado, a UVEX 3 QUATRO garante o máximo conforto, mesmo em longos dias de trabalho.
As costuras estão equipadas com detalhes refletores que aumentam a visibilidade e contribuem assim para a segurança.
A UVEX 3 QUATRO estará disponível a partir de maio 2025
Se estiver interessado numa das botas de segurança mais recentes, contacte o departamento comercial da TECNIQUITEL para mais informações. Pode ter a certeza de que os modelos cumprem plenamente os elevados requisitos nos estaleiros de construção.